sábado, 23 de junho de 2012

Novidades para o 1º e 2º Ciclos

Novidades para o 1º e 2º Ciclos
Capitulo II
Art. 4º
Medidas no ensino básico

1 – Sempre que forem detetadas dificuldades na aprendizagem do aluno, são obrigatoriamente tomadas medidas que permitam prevenir o insucesso e o abandono escolares, nomeadamente:
a) No 1.º ciclo, através do reforço das medidas de apoio ao estudo, que garantam um acompanhamento mais eficaz do aluno face às primeiras dificuldades detetadas;
b) Nos 1.º e 2.º ciclos, através do prolongamento do calendário escolar, salvaguardando um número de dias de descanso, nomeadamente cinco dias úteis nas interrupções do Natal e da Páscoa e 30 dias úteis no período de férias de verão;
Não me parece que estas medidas, agora tomadas para o 1º e 2º ciclos do ensino básico e um dia destes alargadas ao 3º ciclo, surtam qualquer espécie de efeito positivo no percurso escolar dos alunos com dificuldades.
Porque estou mais do que cansada de ver serem dadas oportunidades atrás de oportunidades a alunos com dificuldades, inclusivé aulas de apoio onde muitos destes alunos não se digna nunca colocar os pés. Mas não só... também consultas de psicologia e tutorias e o que mais calha que todos nós pagamos e que eles não querem e ponto final e por isso nem se dignam comparecer.
Mais quantidade de aulas para estes alunos? Com os coleguinhas todos em férias no bem bom?
Huuuummm... não me parece que o êxito desta medida seja uma variável a equacionar...  

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.