sábado, 9 de junho de 2012

Amarantela - Oferenda

EB 2/3 de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
By Flávio Monte/Luís Costa 

Amarantela - Oferenda

A oferenda chegou-me via facebook e via blogue DaNação, do Flávio Monte. É a representação da escola onde trabalho, vista pela pena sensível de um artista que também é poeta ou de um poeta que também é artista.
Assim a viu ele - o verde omnipresente, a minha escola parece uma extensão do Parque Florestal de Amarante tal a quantidade de árvores presentes no seu espaço exterior, envolve o corpo da esquerda, amparando-o, abraçando-o e, neste abraço, abarca toda a Escola, o corpo central com o zimbório da Igreja de S. Gonçalo, S. Gonçalo é o umbigo de todos os amarantinos dignos desse nome, e o corpo da direita, ocupado pela nossa Biblioteca Maria Eulália Macedo, agora transformado em espaço de música, de notas e de letras que também o é e se soltam e espalham pelo ar, pelas "pontes".
E, pairando sobre a Escola, a ave em voo livre que voa sem parar e se eleva a partir da EB, a partir do zimbório alto de S. Gonçalo, a partir de Amarante, é tão só a "alma do poeta".
Obrigada pelas tuas interpretações, Flávio Monte!
Todas as escolas deviam ser o que este desenho representa. Infelizmente vivemos num outro paradigma faz tempo... e a realidade é bastante mais cruel...

4 comentários:

Maria de Lourdes Valbom disse...

Bonito!

Bom fim de semana, Anabela.

Luís Costa disse...

Um chi-coração!

Anabela Magalhães disse...

Liiiindo! Também acho...
Bom fim-de-semana, Maria de Lourdes!

Anabela Magalhães disse...

Xi-coração apertadinho cheio de carinho e admiração por ti!
Agradecida, muito, pela oferta que amei...
Excelente fim-de-semana!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.