segunda-feira, 28 de maio de 2012

Refúgio - Estratégia de Sobrevivência


Página Digitalizada de Portefólio de Aluno Muito Criativo

Refúgio - Estratégia de Sobrevivência

Uma das minhas estratégias de sobrevivência neste mundo cão, que não vai chegar apenas porque já chegou, é o refúgio no meu dever sagrado de trabalho para com os meus alunos.
Por eles procuro fazer o melhor que posso e sei, procuro dar o litro, trabalho que nem uma doida e, espanto dos espantos!, amo o que faço.
Estou na fase de correcção dos seus portefólios, para além dos testes, claro está!, que a avaliação dos alunos é complexa e exige muito trabalho. Um dos maiores, em tempo exigido para o seu cumprimento, é, sem dúvida esta da correcção dos portefólios, de fio a pavio, que eu não sei fazer de outra forma. Os portefólios valem 10% das avaliações de todos os alunos de História do 3º Ciclo da EB 2/3, os critérios de avaliação são públicos e podem ser consultados por quem o entender fazer e por mim são cumpridos escrupulosamente não conseguindo eu olhar para eles, para os portefólios, e atribuir uma nota assim a olhómetro... muito embora o meu olhómetro até funcione bem.
Pois ando na correcção dos portefólios e de novo deliciada com o que os meus alunos escrevem e, espanto dos espantos! muitos fazem questão de cumprir!
Neste mundo cão em que nos movemos, entre adultos baralhados, confusos, maldosos, desonestos, nojentos mesmo... basta escutar um noticiário qualquer, num qualquer dia da semana, em notícias que nos chegam daqui e do Mundo, para nos apercebermos que a palavra dita não tem qualquer valor e que já é considerado normal, por muitos, o desfasamentos entre o Verbo e a Acção, para estar consciente que trabalhar com os meus alunos, nas idades em que eles estão, é para mim uma bênção.
Pegar num portefólio e ter a oportunidade de ler isto e isto e isto é para mim tão mas tão gratificante no contexto em que hoje me movo que gostaria de aqui lhes deixar o meu agradecimento.
E é certo que, sem eles, eu não existiria profissionalmente falando...
Agradeço-vos a autorização para publicar os vossos textos no nosso blogue de trabalho, no História 7º Ano.
Obrigada, alunos meus! Estamos a crescer juntos. E daremos o máximo. Porque o mínimo é para os cobardes.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.