sábado, 12 de maio de 2012

A Melga... Mas Também Podia Ser a Chata das Fotografias

Deserto - Península Arábica - Yemén
Fotografia de Hélder Colmonero

A Melga... Mas Também Podia Ser a Chata das Fotografias

Sou eu... eheheh... que melgo e chago os meus amigos mais viajados com pedidos e mais pedidos de sítios onde ainda não estive e queria muito estar.
Bem sei que desde que possuo a praticamente minha Canon 350, a esta hora já velhinha de tanto uso, e desde que comecei a construir apresentações em PowerPoint para as minhas aulas e a construir este blogue, a câmara fotográfica acompanha-me os dias e faz-me disparar sobre quase tudo o que se move e sobre quase tudo o que permanece quieto também. Porque não consigo evitar pensar... um dia esta foto pode dar-me um jeitaço... e frequentemente tenho verificado que dá!
As fotografias que uso neste blogue e nas apresentações em PowerPoint que construo são praticamente todas da minha autoria, que eu visito os sítios, os lugares, os monumentos olhando para eles, vendo-os e disparando a torto e a direito porque isto de ter máquina digital é deveras agradável e tentador e mais vale tirar a mais do que perder "aquela" fotografia que fará toda a diferença no conjunto.Valha-me que o meu sonho de férias nunca foi permanecer em resorts xpto, permanecendo estática dias a fio, repetindo rotinas entre hotel e praia, entre terra e mar.
Mas nem todas as fotografias que uso são da minha autoria porque há sítios que eu não visitei de todo, porque já visitei mas à época as fotografias que se captavam para a posteridade eram mais familiares do que outra coisa qualquer e, a cada passo, lá ando eu transformada em melga das fotografias a melgar amigos que eu sei possuírem as fotos de que necessito.
Não raro estão os alunos a perguntarem-me quem é o Renato Pinto, o Aviador, quem é o Hélder Colmonero, o Arquitecto Motar Aventureiro... e eu lá os informo do quanto é importante manter este gosto pelo diferente, pela aventura mais ou menos controlada, pelo sacrifício e até pelo despojamento da viagem... pelo desconhecido que se torna, mais ou menos, conhecido, pelo contacto que se estabelece com os "outros"...
Pois foi o que me aconteceu um dia destes... Hélder, Hélder... agora pelo facebook que substituiu maravilhosamente o telemóvel... preciso de uma foto de um oásis da Península Arábica, de deserto e já agora, não se arranjará tambémuma caravana da mesma região?
Possuidora duma maravilhosa colecção de fotos do deserto, de caravanas, de oásis... mas captadas noutros lugares que não a Península Arábica e era aqui que eu os queria fotografados para ilustrar convenientemente o meu PowerPoint T - O novo mapa das invasões e para contextualizar os árabes na região de onde são originários e de onde partiram à conquista de outros mundos, até da nossa mui querida Península Ibérica, as minhas só serviriam em último caso, já em desespero de causa..
Pois foi meu dito, meu feito. As fotos já cá cantam no meu PPT.
Gosto de gente assim que não engronha nem faz os outros engronhar!
Thanks, Hélder Colmonero!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.