quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cursos de Educação e Formação


Cursos de Educação e Formação

Os CEF funcionam de forma diferente do restante ensino básico em muitos aspectos, nomeadamente no cumprimento das horas lectivas, exigido a 100%. Nós, professores, temos x horas para cumprir no ano lectivo e, nem que a vaca tussa, temos de as leccionar, sem mas... nem meio mas... e ponto final.
E isto para o bem e para o mal. A disciplina que lecciono, Cidadania e Mundo Actual, está, no primeiro ano, mal ajustada entre os tempos semanais atribuídos e a totalidade de horas que deverá ser cumprida o mais tardar até acabar o transporte dos alunos, lá para meados de Junho. Já me aconteceu nunca ter faltado e, porque não consegui adiantar horas durante o ano lectivo por incompatibilidade de horário assegurando aulas em caso de faltas de colegas, ficar a leccionar na ESA durante a paragem da Páscoa, isto porque não estava nadinha interessada em prolongar o meu martírio até finais de Julho com os calores de esborrachar que por aqui se costumam fazer sentir, frequentemente, a partir de Maio.
Não foi o caso deste ano. Formiguinha como eu sou, aproveitei todas as aulas de pastelaria e padaria que pude enquanto os professores das práticas não foram seleccionados e contratados, evitando assim furos nos horários dos alunos e adiantando o meu serviço por forma a acabar dentro do esperado e sem ter de ir leccionar durante as paragens lectivas. E como vivo a dois passinhos da escola, e o meu horário se revelou espectacular para o fazer, porque encaixou tudinho como uma luva, aproveitei para ocupar os tempos surgidos em virtude das faltas dos outros professores e adiantei serviço também por esta via. Bem sei, tive semanas pesadíssimas em termos de horário, mas agora vejo o fruto deste trabalho certinho que me beneficia agora e que beneficiou alunos e professores pois, ao longo do ano, evitei substituições que não seriam contabilizadas para o somatório de aulas total, obrigatório de cumprir, e evitei complicações pois, libertando as minhas horas, permito agora que quem tem disponibilidade de encaixar no meu horário possa acelerar um pouco, mantendo sempre que possível o horário pleno dos alunos. Todos ficamos a ganhar.
Tudo isto para dizer que hoje cumpri a minha última aula numa das turmas do Curso de Pastelaria/Panificação e, por isso, foi dia de discursos de despedida personalizados. Palavras para cada um deles e delas, que alguns deles bem precisam, transmissão de desejos de crescimento mental durante o tempo que ficarei sem eles... em Setembro cá estaremos para trabalhar, se tudo correr segundo o previsto para cada um de nós. Também tive direito a discursos carinhosos por parte de alguns alunos e palavras de agradecimento de todos.
Para o ano há mais chás... eheheh... dos meus... e bolos... eheheh... dos deles.
E por falar em bolos...os meus alunos realizaram dois bolos lindos de chocolate que constituíram o nosso lanche carinhosamente feito por eles e agendamos um almoço na cantina, lá mais para o final do ano, que contará, por certo com a presença de todos os alunos e professores.
Assim será feito. A aprendizagem é constante. Sei que muitos deles a aproveitam. Espero que a totalidade beneficie do esforço colectivo e da energia que despendemos com estes alunos.
Beijinhos a todos e continuaremos a ver-nos por aí, alunos meus!
E R., a tua opção de gastar a tua excessiva energia em tarefas positivas... foi também a minha... não te esqueças disso! Eu também sou hiperactiva... eheheh...

Nota - Como não tenho fotos dos bolos posto-os a eles, e aos outros que ainda não se livraram de mim mas livrarão não tarda nada, durante a visita de estudo ao Media Lab do Jornal de Notícias.

2 comentários:

Maria de Lourdes Valbom disse...

Admiro imenso o seu amor pelos alunos e pelo ensino. Para além disso, a sua devoção completa à profissão. Percebe-se que esta faz parte da sua vida. Não a dominando , com ela coexiste em plena harmonia.

É bom de ver. pena que profs como a Anabela não multipliquem este conhecimento, este saber fazer, na orientação de colegas, na sua formação ...Pena!

Anabela Magalhães disse...

Tenho a sorte de continuar a exercer a profissão que escolhi ter e de continuar a fazer exactamente aquilo que gosto. tenho essa imensa sorte, não me esqueço disso. Nunca ocupei cargos, nem mesmo quando eles não davam especialmente trabalho e davam horas de redução lectiva para cá e para lá. O trabalho com e para os alunos é a minha praia. Quero reduções do resto, não destas. Tenho a consciência plena de que sou uma sortuda e vai daí resta-me retribuir como posso e como sei. É apenas isso. Os alunos percepcionam a atitude e, na esmagadora maioria dos casos, fazem o favor de me retribuir... também não me esqueço disto. E tenho a consciência de que se nos ajudarmos ficamos mais fortes.
No entanto esta minha atitude provoca muiiiitas alergias... ui ui se provoca...
Tristezas. XÔoooooooooooooo!
Agradeço-te as palavras carinhosas, Maria de Lourdes. Sem te conhecer sei-te também Professora.
Beijinhos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.