domingo, 29 de abril de 2012

Trabalho/Partilha

Caligrafia Árabe - A Bela - Alhambra - Granada - Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Trabalho/Partilha

A preparação das minhas aulas faz-se de um trabalho árduo nunca por mim considerado acabado, porque há viagens e visitas que faço que me permitem acrescentar esta ou aquela informação, esta ou aquela fotografia, porque decido acrescentar este ou aquele documento, ou retirar, ou substituir, ou apenas dar novo arranjo gráfico às minhas organizadíssimas apresentações em PowerPoint, aquelas que eu melhoro a cada ano que passa desde o longínquo ano de 2005 e que me permitem cumprir um programa completamente desadequado e desajustado à carga horária destinada à sua leccionação "apenas" porque não me deixam o tempo que eu gostaria, e que eu considero necessário, para a consolidação das matérias exploradas em contexto de sala de aula. O meu objectivo último é captar o interesse e a atenção dos meus alunos e sei que tenho bastante êxito nesta missão uma vez que estes permanecem, na generalidade, durante os noventa minutos da única aula semanal de História, atentos, interessados, participativos. E vai daí continuo a entrar na sala de aulas com prazer. Com muito prazer.
É certo que dou muito de mim, mas é igualmente certo que muitos alunos me correspondem com igual esforço e trabalho até porque convém, de pequenino, aprender que na vida nada nos cai do céu aos trambolhões e que, para construirmos algo nosso e original, temos de soltar suor, quer esse suor seja no sentido literal ou mera figuração.
A primeira fase do meu trabalho actual é pois a reformulação das apresentações em PowerPoint de História, que foi o que fiz durante parte desta tarde chuvosa e fria, depois de uma manhã e começo de tarde radiosos de sol que eu aproveitei para dar ao lamiré enquanto saboreava os meus cafés bem curtos e sem açúcar.
Lá para o fim da semana seguir-se-á a segunda parte do meu trabalho no blogue História 7º Ano, que me "obrigará" a escrever um texto com o apanhado da matéria das aulas da semana e me porá a pesquisar no Youtube filmes adequados para os meus alunos visionarem, apenas porque sei que eles gostam, derretendo, assim, umas boas e valentes horas do meu tempo para o trabalho semanal.
Como explicar o gozo que me dá este meu trabalho? Como explicar que trabalhar para os meus alunos é para mim tão gostoso como saborear um belíssimo café... no café?
Como explicar o meu gosto por esta partilha, por muitos tão mal considerada, e que não tem outros objectivos para além da partilha, ela mesma? Como explicar que esta partilha, que não visa qualquer interesse material ou outro é para mim como ser a dadora de sangue que sou?
Será isto assim tão esquisito? Ou esquisito será quem procura à viva força encontrar interesses ocultos por detrás desta minha atitude absolutamente desprendida, solidária e generosa?
É certo que eu podia guardar o meu trabalho todo a sete chaves, guardá-lo unicamente para os meus alunos e a coisa ficava somente entre mim e eles... mas depois de tanto trabalho meu... por que não ajudar outros se outros me ajudam também a mim? Basta pensar nos vídeos generosamente
partilhados no Youtube dos quais eu e os meus alunos também somos usufrutuários...
Afinal a vida não é um toma lá dá cá?
Sim, eu sei... há muito quem pense que a vida é somente um dá cá mas não são esses que me interessam, não são esses que me acompanham no meu percurso profissional, não é com esses que eu aprendo, esses não são, de todo, os meus modelos.

E por último... como explicar o meu não gosto pela parte burrocrática da minha profissão?
Como explicar o meu não gosto por um trabalho em que me sinto, frequentemente, a chover no molhado?

14 comentários:

Bea disse...

Eu comento amiga!sempre atenta aos teus comentários e trabalhos retirando deles toda a informação que me acrescento e com a consciência de que sou muito mais dá cá que toma lá... por estes dias.
bjs

Anabela Magalhães disse...

Eheheh... porque também há dias assim, Tiza! Um dia destes regressas, não?
Obrigada por ainda me leres ao fim de todos estes anos...
Beijinhos!

Maria de Lourdes Valbom disse...

também leio sempre que posso.Extraordinário trabalho o seu, Anabela! Só espero que o sr ministro tenha conhecimento destes casos de trabalho, empenho , dedicação, sei lá ....
Um caso exemplar que espero que os colegas da sua escola aproveitem.
Bjs para si

Maria de Lourdes Valbom disse...

E digo-lhe ainda ... Muito mérito há nesta partilha de saberes e materiais que disponibiliza a todos.

É fantástico e digno de enorme admiração. Inveja !? Tenho de não ser capaz de fazer o mesmo.

Continue Anabela .É o exemplo de uma profissional competente, empenhada e com brio. Coisas que fazem muita falta a tantos colegas nossos.

Anabela Magalhães disse...

Muitíssimo abrigada, Maria de Lourdes, pelos comentários que aqui me deixa e que me deixam ainda com mais responsabilidade perante o trabalho que desenvolvo.
Este post é exactamente dirigido aos que me olham de ladex, aos que nunca deram uma linha de si próprios aos outros, aos que desconhecem o sabor doce da partilha.
Continuo... ou eu não seja um escorpião danado! Eheheh... agora a sério, é mesmo porque eu acho, sinceramente, que é a atitude correcta. Se todos dermos um bocadinho de nós, progredimos todos mais rapidamente, não é assim? Não estou enganada, pois não?
Ah! Se quiser a minha ajuda para alguma coisa, no que eu souber... disponha! Por vezes é mais fácil ajudar quem está longe do que ajudar quem está ao lado...
beijinhos

Olga disse...

Excelente trabalho!
Muito obrigada, Anabela, pela tua partilha. Ser professor é mesmo assim, é partilhar o conhecimento.
É pois com essa partilha que conseguimos aprender mais todos os dias...
Beijinhos e bom feriado!
Olga :)

Anabela Magalhães disse...

Eu é que te agradeço, Olga, por me leres.
Gosto de me saber acompanhada por ti. E sim, é na partilha que progredimos todos... o problema, sem o ser, é que há quem ache isto muito anormal... sabes o que te digo? É gente invertebrada mesmo!
Beijocas! Votos de excelente dia do trabalhador! Descansa!

Maria de Lourdes Valbom disse...

É pena que as escolas (e os seus professores) não se assumam como comunidades de aprendizagem e de práticas onde o conhecimento construído, partilhado e aplicado possa assumir um carácter fortemente social. Bom seria que a escola fosse um espaço e um tempo de aprendizagem colaborativa, de entreajuda, de comprometimento com a pesquisa e a inovação, na concretização do desenvolvimento profissional e pessoal de nós todos e no sucesso dos nossos alunos.
A Anabela faz o seu trabalho e muito bem. Uma profissional excelente, de mérito com a qual todos temos a aprender.

Anabela Magalhães disse...

É pena, Maria de Lourdes, mas é verdade. Não se assumem colectivamente como comunidades de partilha e deveriam. Todos lucraríamos.
De resto, fico contente por lhe poder ser útil... estou também, constantemente, a beber aqui e ali... afinal, parar é morrer, não é? E a vida é mesmo um toma lá dá cá.
Bjs

Maria de Lourdes Valbom disse...

Um pouco por sua causa construí um blog que tenciono tb alargar aos alunos talvez para o próximo ano lectivo, quando os tiver no 12ºano.

O blog ( economiaprof. wordpress.com ) é ainda mt limitado e tem como temas a economia, a educação e cidadania. Mais ou menos isto. é ainda uma criança e eu ainda às voltas com ele.
beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Maria de Lourdes, sinto-me orgulhooooosa e feliz por a ter incentivado, ainda que sem saber... eheheh...
Neste fim de dia de extremo cansaço, entrei na escola pouco depois das 8, almocei em meia hora, saí da escola perto das 20 horas... agora foi altura de ler o seu comentário e soltar um sorriso de orelha a orelha! Que contente me deixa! Já sbe que se precisar de alguma coisa estou ao seu dispor no que eu souber e puder ajudar. Por aqui... eheheh... ou por aqui - anabelapmatias@gmail.com
Ah! E já lá vou espreitar...

Anabela Magalhães disse...

Maria de Lourdes, deixe-me o endereço direitinho do seu blogue... assim não chego lá...

Maria de Lourdes Valbom disse...

Ora aqui vai ele.Se quiser espreitar...


http://economiaprof.wordpress.com/


Bjs

Anabela Magalhães disse...

Lá vou... eheheh...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.