sábado, 7 de abril de 2012

Reencontro com a História - Dia Quatro

Mesquita/Catedral de Córdova - Córdova - Espanha
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Reencontro com a História - Dia Quatro

O dia quatro foi preenchido com mais uma visita, desta vez rápida, ao centro histórico de Córdoba, uma demorada visita ao interior da belíssima Mesquita de Córdoba e a viagem até casa o que já não foi pouco para tão pouco dia!
Mas vamos por partes. O centro histórico de Córdoba é uma beleza de Património Mundial da Humanidade feito de cármenes com os seus característicos pátios floridos, ruas estreitas decoradas com sardinheiras nas paredes, nas varandas e nas janelas, restos de banhos árabes, vestígios da presença romana, nomeadamente na ponte que galga, ainda hoje, o Guadalquivir e, é claro, a imponente mesquita, a terceira em tamanho logo após a excepcional Mesquita de Casablanca e a inexcedível Mesquita de Meca.
Entrar na Mesquita de Córdoba é entrar num templo estranho porque feito de um misto de arte islâmica e de arte cristã que não funcionam muito bem juntas porque imbuídas de filosofias religiosas e estéticas bem diversas que as sustentam.
Por um lado é surpreendente a permanência dos elementos arquitectónicos puramente islâmicos presentes na sala hipóstila, a sala de orações verdadeira floresta de colunas que sustenta arcos em ferradura, de meio ponto, polilobados, entrecruzados, num jogo pleno de harmonia corrompido aqui e ali por uma ou outra intervenção posterior, cristã, a decoração exterior e interior, predominantemente islâmica, a parede da Kibla onde se ainda hoje se aninha um Mihrab intocado é motivo de admiração se atendermos que esta mesquita, iniciada no século VIII, foi mesquita somente até 1236, data da reconquista cristã da cidade e se atendermos que a conversão a templo cristão foi imediata. Por outro lado, com o passar do tempo, para além de intervenções pontuais que não interferiram no seu conjunto, foi impossível aos católicos resistir à marca que se abre como uma ferida na bela sala de orações original e rasgaram uma verdadeira catedral, que estranho vê-la aqui! bem no seu seio, ocupando esta o centro do anterior templo consagrado ao islamismo, qual corpo exótico rasgando a métrica compassada das colunas sustentando os arcos bicolores, vermelhos e beges, de inspiração síria.
Ou seja, se por um lado é estranha esta sobreposição de arte cristã sobre arte islâmica, nitidamente marcando o espaço, marca inconfundível de um poderio cristão sempre crescente na Península Ibérica medieval, por outro lado não deixa de nos espantar a permanência, até aos dias de hoje, de um templo marcadamente islâmico, desde a sua concepção e planta, aos elementos arquitectónicos, à decoração geométrica, floral e caligráfica omnipresente por todo o edifício.

A viagem de regresso fez-se bem... muito embora nunca tenham tanto interesse como as viagens de ida...
Valeu a visita. As minhas apresentações em PowerPoint ficarão agradecidas, porque mais ricas.


2 comentários:

Maria de Lourdes Valbom disse...

Absolutamente maravilhoso!

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Maria de Lourdes! Este post esteve particularmente engalinhado...
Beijinhos!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.