sexta-feira, 13 de abril de 2012

Mega Turmas


Mega Turmas

Se estivéssemos num país normal, as escolas teriam total autonomia para decidir o tamanho das turmas, de acordo com as suas circunstâncias, de acordo com as características dos seus alunos e o projecto educativo do seu agrupamento ou escola não agrupada e o MEC delegaria com total confiança estas decisões a quem está no terreno. E quem está no terreno decidiria sem esquemas obscuros que não fossem os interesses maiores da Educação. Mas nós não estamos num país normal, isso é certo.
Assim sendo impõem-nos receitas que, podendo ser válidas aqui, podem ser completamente inválidas acoli. Em Educação é assim e cada caso é um  caso. Este despacho, emanado do MEC, tem um fim único e último que é a poupança imediata e nada mais do que isto porque, ao aumentar cegamente o número de alunos por turma, pode estar em muitos casos a aumentar o combustível que já está a arder e a provocar verdadeiras explosões que se farão sentir em muitas escolas deste país.
Não discuto que se possa trabalhar com turmas de 30 alunos se os alunos estiverem altamente motivados e reconhecerem o valor e a importância das aprendizagens realizadas e da Educação construída diariamente. Mas a verdade é que uma grande percentagem dos nossos alunos não cabe neste perfil e há turmas em que 20 alunos é já um excesso e 15 pode já ser altamente problemático.

4 comentários:

Olga disse...

Concordo plenamente contigo, Anabela.
Depois, querem milagres...Enfim...
Um grande abraço e bom fim de semana.
Olga :)

Anabela Magalhães disse...

Só quem não está no terreno é que não sabe isto. De resto, querem eles lá saber! Antes quiseram gastar e foi o que se viu com magalhães e obras a rodos, agora a ordem é poupar e é o que se vê... tanta gente que vai para o desemprego, Olga, no nosso sector!
Beijinhos e fica bem! Excelente fim-de-semana também para ti.

Anónimo disse...

Eu penso que, com umas cadeirinhas de anfiteatro, ainda seríamos capazes de meter mais um pouco de carne no grelhador da autonomia.

Trinta alunos não é nada, Anabela! Quarenta, sim, é que começaria a ser preocupante, mas, ainda assim, admissível, no caso de a escola ter um bom projeto educativo, bons planos de recuperação, de evacuação... Só nos devemos revoltar, quando o número de alunos por turma chegar à meia centena. Até lá...

Anabela Magalhães disse...

Também digo, Luís! A centena é que já é escandalosa. Até lá... é o que tu sabes...
Beijinhos! Excelente fim-de-semana!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.