terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Pedido Muito Especial

Pedido Muito Especial

Este pedido é, de facto, muito especial... e faço-o de forma sentida. Não conheço o Paulo Ambrósio pessoalmente mas estou habituada a receber as suas missivas solicitando-me a ampliação desta ou daquela forma de luta pelos direitos dos professores contratados que ele é um lutador nato e não baixa os braços não. E é precisamente esta característica do Paulo que me deixa optimista face ao futuro.
Força, Paulo!

Infelizmente não tenho idade para ser dadora de medula mas não deixo de aqui fazer um pedido a todos os meus leitores que ainda não são dadores e têm condições para o ser... doem, vão ver que não dói nada! E pelo caminho podeis salvar vidas. Talvez a do Paulo Ambrósio.

1 comentário:

Paulo Ambrósio disse...

Informação aos colegas e justificação de “ausência”

Agradecimento Público (H.F.F. e I.P.O.)

No dia 16 de Janeiro do corrente ano, fui confrontado, em curtas horas, com um quadro clínico triplamente complexo (pneumonia, anemia aguda e leucemia aguda galopante) – em que 95 em cada 100 dos pacientes, estatisticamente, não sobrevivem às 48 horas seguintes à sua eclosão.

Deste facto fui informado logo no primeiro local onde procurei ajuda primária, o Hospital Fernando Fonseca e a ele reagi calma mas simultaneamente com a força tranquila de o tentar inverter… Fui assistido, e objecto de pelo menos 17 actos clínicos de relevo – entre os quais 6 transfusões de sangue, 7 de plaquetas e colheita de medula – e diagnosticado de forma tão exemplar e como célere.

Ainda neste final de dia 16 fui transferido velozmente de ambulância para o IPO e, neste segundo local, sem nunca ter perdido a consciência do que estava a passar, fui literalmente “levantado do chão” na Unidade de Cuidados Intensivos e tratado com desvelo até à data, por uma comunidade impressionante, do ponto de vista técnico e humano (motoristas, maqueiros, auxiliares, enfermeiros, técnicos laboratoriais, clínicos e directores de serviço), da qual já tinha “ouvido falar bem”, mas só agora comprovaria na “primeira pessoa”.

Nesta luta “privada” já venci as duas primeiras e decisivas etapas (a inversão da fatalidade estatística e a reversão dos valores biológicos letais. Outras se seguirão. Ainda com visitas condicionadas, só familiares e mesmo estas doseadas, tenho Alta hospitalar prevista para meados de Fevereiro. “Prevista”, porque cada dia é uma batalha.

Desde a adolescência que sempre vivi a vida da única forma que sei: apaixonadamente, em função do meu semelhante e de uma sociedade mais justa e fraterna, e por vezes sem limites. Hoje, igual a mim próprio, sinto-me a viver a nova vida – que de facto estou – com toda a paleta selvagem de cores, perfumes, sons.. e afectos.

PS: por fim, um sentido agradecimento, sem funções, graus académicos ou apelidos às três Mulheres que contribuiram para que continuasse aqui convosco: Ana, Filipa e Marília. E um beijinho à Joana e boa sorte para o nosso “estudo de caso”!

IPO, 31/01/2012

Abraço na vida e na luta,

Paulo Ambrósio

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.