sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Projecto "História em Movimento"

Largo de S. Gonçalo c. de 1850 - Amarante Ontem - Portugal
Fotografia de Frederick William Flower

O Projecto "História em Movimento"

O projecto "História em Movimento" saiu de mim, parido que foi durante o Verão de 2010, e implementei-o na Escola a partir do ano lectivo de 2010/2011. Durante esse ano lectivo o projecto contou com algumas colaborações, saudadinhas tuas, Ana Oliveira!, e este ano o menino ficou-me literalmente nos braços, o que não tem qualquer problema porque um filho também se cria sozinho.
Hoje estive a fazer o ponto da situação, para não deixar acumular a calendarização da coisa que eu gosto de tudo arrumadinho em gavetas transparentes. E o ponto da situação é este: o Projecto é como a sua dona, hiperactivo, amplo, generoso, aberto à comunidade e ao mundo. Sorry, há quem não goste eu sei, mas essa gente não fará de mim uma moina e muito menos uma decepada. Continuemos, pois! Assim, dentro dele cabe um Clube que vai de vento em popa, um Centro de Recursos de História que continuo a alimentar, um blogue homónimo alimentado por mim e pelos sócios do clube, um blogue ainda bebé, História 7, que este ano foi eleito o melhor blogue de História em língua portuguesa de Portugal no concurso promovido pelo Aventar e que é da minha exclusiva responsabilidade, as parcerias com as instituições locais - Museu Amadeo de Souza-Cardoso e Biblioteca Municipal Albano Sardoeira - que as instituições querem-se a dialogar e a colaborar entre si e não de costas voltadas umas para as outras, uma página web onde o projecto está descrito na sua globalidade, sem trunfos na manga que eu não gosto de passes de magia e coisas escondidas e este ano já organizei duas visitas às obras de conservação e restauro da Igreja de S. Domingos, a cargo dos técnicos da Signinum, teremos uma outra no final da intervenção, e ainda uma palestra dedicada aos Diabos de Amarante, que foi um sucesso porque, para além das magníficas presença da Dra. Cláudia Cerqueira e do Dr. Renato Teixeira, os diachos "em pessoa" deslocaram-se à nossa mui querida Sala de História dando-lhe um toque absolutamente original.
Posto isto, há que engendrar novas actividades, porque parar é morrer, e para além do mais convém manter as expectativas altas à pequenada que comigo está a crescer no clube, assim o espero!
Vai daí a próxima actividade está já a ser preparada, constará de uma exposição na Biblioteca e Centro de Recursos Maria Eulália Macedo, continuarei a amá-la pelo seu exemplo inspirador até ao fim dos meus dias!, subordinada ao tema "Amarante na Cartofilia".
Os contactos estão estabelecidos e mais uma vez contarei com a colaboração de um excelente amigo de infância e colega de bancos de Escola Pública, Pedro Barros Pereira, dono de uma sempre crescente colecção de postais que incluem a temática Amarante Antiga, que é a que me interessa explorar por agora com os alunos do Clube. A exposição ficará aberta a toda a comunidade educativa que nela esteja interessada - funcionários, alunos, professores - porque nós não somos egoístas e quando pensamos as coisas pensamos logo na partilha, enriquecedora, que se poderá fazer. Sei que a exposição será preciosa e para muitos que a visitarem vai ser por certo surpreendente poder mergulhar numa outra Amarante, parcialmente ou até completamente desconhecida.... digo eu, que sou de História e a temática capta-me por completo a atenção.
Posto isto terminarei com uma frase já muito batida - Quem tem amigos, tem tudo! Principalmente se esses amigos estão na vida de forma generosa e colaboram com as instituições de forma desinteressada apenas por uma questão de cidadania que se quer responsável. E, não deixa de ser engraçado!, são muitas vezes aqueles que têm vidas profissionais e familiares cheias a esbordar os que nunca dizem não a mais trabalho mesmo que sem qualquer remuneração a não ser o supremo gozo de ser útil.
E sim, há quem não entenda isto... parece-me que por mais anos que viva...
Azar!

Nota - Para quem quiser saber algo mais acerca desta fotografia, clique aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.