segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A Palavra a Adalmiro Fonseca

A Palavra a Adalmiro Fonseca


A palavra a Adalmiro Fonseca, para quem não sabe Presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas.
Nas suas palavras sente-se a desilusão e sentem-se as saudades da importância que lhes foi dada por aquela pessoa que eu agora não nomeio mas que ele nomeia "A ministra Maria de Lurdes Rodrigues teve sempre a habilidade de ter com ela os dirigentes das escolas"; sente-se também a desilusão decorrente da constatação do aumento do trabalho burrocrático. Ohhhhhhhh... os directores sentem-se meros funcionários "Parecemos funcionários administrativos e para isso não vale a pena cá estar. (...) Só servimos para preencher aplicações e fornecer números e dados à tutela". Os cortes também não ajudam, segundo Adalmiro "Reduziram-nos os suplementos, tiraram-nos adjuntos e assessores."
Pois bem vindos às penas reais. Bem vindos ao novo mundo que muitos de vós ajudaram a criar com afinco. E pareceis não ter aprendido nada de nada quando vos esqueceis sistematicamente de nós, os zecos. "Não pode haver paz na educação sem diálogo entre Governo e directores." afirma o Adalmiro.
Pois eu afirmo que não pode haver paz na Educação sem um diálogo anterior, a jusante, sem um diálogo entre zecos e generais. E os generais, nas escolas, frequentemente esquecem-se disto.
Posto isto, Adalmiro, temos penas! Temos muitas penas de vós!

12 comentários:

Alergia disse...

Ora nem mais, Anabela!
Temos muitas penas desses galináceos! :)
Queixam-se da burocracia, mas quando a impuseram aos outros diziam: Tem de ser assim! Quem não aguentar , paciência...
(e a pena que eu tenho é que, ao "baterem com a porta", estes senhores ainda têm para onde ir,voltando ao que geralmente detestam, que é dar aulas. Enquanto que aqueles que ajudaram a massacrar ficaram : congelados, maltratados,magoados, arruinados, desmotivados, etc. etc...).
Para já esta é a tal "justiça poética"...Um dia surgirá justiça ainda mais completa! Há que acreditar! :(
Beijinhos.

@bc disse...

Olá Anabela!
Para quem tenha lido a peça na íntegra,eventualmente, deverá ter tido 1 surpresa ao ler que o Diretor no mesmo escalão que 1 colega,apenas,beneficia de € 100 na sua remuneração...

Contas mal feitas? Parece-me que sim. (ainda que o nº de alunos possa ser muito reduzido, os cálculos pecam por muito defeito)

gabrielvboas disse...

Enfim, descobriram que são meros funcionários burocráticos, que apenas executam ordens, que não foi para isto que se tornaram diretores profissionais, que... assim já não vale a pena, que assim já não são felizes. E quando descobriram isso? Quando têm de fazer mais por menos!!! Ora, ora... um dia destes ainda vão descobrir que os alunos têm de chumbar quando não sabem, que o objetivo da escola não é a estatística e que a indisciplina tem que ser combatida com firmeza!

Anabela Magalhães disse...

Temos muitas penas, Alergia! E há que acreditar que alguns regressarão à sala de aulas para verem como elas mordem. Nós temos penas! Eheheh...

Anabela Magalhães disse...

Claro que pecam por defeito, @bc! Se estão assim tão mal já deviam ter largado o osso. Têm sempre a alternativa da salinha de aulas... eheheh...

Anabela Magalhães disse...

Olha, olha, Gabriel! Descobriram/provaram o remédio amargo que nos obrigaram a engolir durante todos estes anos! E estão com saudadinhas do bruxedo da bruxa malvada! OOOOOHHH! Temos penas! Como diz aquele que nós sabemos... eheheh...
E talvez um dia destes decubram... isso e muito mais...
beijocas
Amanhã lá estamos...

bibónorte disse...

Eu também estou cheiiiiiinha de penas!!!!!!Que se vão catar!!!!!

Anabela Magalhães disse...

Eheheh... que se vão catar mais as saudadinhas da Lulú!
Sê bem-vinda Maria do Norte!

AliceMaravilha disse...

Anabela!
Eu não tenho só penas... ainda desenvolvo pêlos (ai credo... que isto é de homens!)...É que as salas estão tão frias, que mesmo com turmas de 28 alunos não há "bafos" que aqueçam... E nas salas dos diretores e seus pares até sai tanto calor (artificial... não é humano...)Bom isto para dizer que ainda não fui ver a dita ... que me surgiu por telefone, depois do expediente fechado... Agora imagina o ambiente "festivo" de Ano Novo...Todos fogem uns dos outros e a dita avaliação? Pois não sei vai ter que ser cara na cara ou entrevista com vidro duplo...Bom..
Bom Ano, Boa semana, Jinho
Felícia

Anabela Magalhães disse...

Eheheh... o melhor é rir, Felícia.
A nossa avaliação foi a vergonha que eu, tu, nós todos sabemos. Aliás a vergonha ainda se prolonga em algumas escolas e aver vamos o que nos acontecerá com o novo ciclo avaliativo de mais do mesmo com uns retoques. Eu, confesso-te, estou pelos cabelos disto!
Beijinhos

vieiragomes disse...

Olá!
Estive na génese do centro de formação de uma associação de escolas e da associação a que pertence o colega Adalmiro Fonseca (não percebo como um prof. aposentado ainda continua dirigente). Desde cedo, algumas escolas e respectivos presidentes apresentaram um desejo enorme de protagonismo serôdio. O que se passou, e é do conhecimento geral, foi a claudicação absoluta perante o ME e o consequente retrocesso da autonomia). Hoje, estamos a pagar os erros cometidos. Disso nunca falarão os "directores".

Anabela Magalhães disse...

Hoje pagamos isso tudo, Vieira Gomes! E, lamentavelmente, ainda pagaremos mais. :(

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.