quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Trabalho Oculto dos Professores

Trabalhos de Conservação e Restauro - Igreja de S. Domingos
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

O Trabalho Oculto dos Professores

Divido o trabalho dos professores em trabalho visível e trabalho oculto. Do trabalho visível fazem parte, apenas para dar dois ou três exemplos possíveis, as aulas propriamente ditas e sua preparação exaustiva, original e personalizada, isto no caso dos professores não se contentarem com livros, PowerPoints ou o que quer que lhes seja fornecido pelas editoras, pronto a digerir, padronizado, igual para todos como se de uma fardeta se tratasse e fosse adequado vesti-la a gordos, magros, altos, baixos... o que seja; do trabalho visível fazem ainda parte as sessões do Clube de História, as visitas de estudo propriamente ditas, as palestras que se organizam tentando alargar os horizontes culturais dos alunos, tentando aproximá-los do património e da história local, vulgarmente desprezados porque santos da casa não fazem milagres, lá diz o povo, mas eu não concordo, e não me conformo, e continuo a pensar que santos da casa têm de fazer milagres.
Parto do meu exemplo, como sempre faço, apenas porque é aquele que eu conheço bem, do meu tempo de trabalho que se mistura de forma indelével com o meu tempo de lazer e assim é ver-me combinar uma palestra à mesa do café enquanto o beberrico e é ver-me combinar visitas de estudo para os meus alunos em visitas que faço de forma privada, que eu sou possuidora de um espírito curioso e irrequieto que não se dá muito bem na pasmaceira e na letargia e ando sempre a "inventar".
Hoje é dia de visita de estudo à nossa maravilhosa Igreja de S. Domingos, ou Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos, uma igreja barroca pequenina, em tamanho, mas enorme em qualidade e que merecia outra visibilidade a nível nacional. Por isso eu falo dela, a cada passo, aqui e ali e não me calo. E por isso levarei lá os meus alunos sócios do Clube História em Movimento, hoje mesmo e pela segunda vez, agora que as obras de conservação e restauro se fazem de gestos pequenos e cuidados, entradas que já estão na sua recta final.
É certo que hoje é dia de visita e que de hoje a oito dias será dia de palestra subordinada ao tema "Os Diabos de Amarante", que nós por aqui também os temos, aos diabos!. Este é o trabalho visível. O invisível já passou e está já cumprido em ideias que surgem motivadas aqui e ali, em deslocações várias aos locais para combinar dias, horas, possibilidades, temas a abordar, para fazer ajustamentos vários, escutar, falar. São horas não contabilizadas no trabalho de um professor, mas que o integram, caso o integrem, claro está! e absolutamente imprescindíveis para que tudo esteja organizado e seja produtivo.
Aqui fica a chamada de atenção para o facto e a tentativa de tornar, por este meio, o trabalho oculto e invisível... visível.

Nota - Neste post não cabe ainda outra divisão do trabalho dos professores e que é a divisão entre trabalho produtivo e improdutivo... porque isso daria pano para mangas, seria um vale de lágrimas e daria, por certo, um post assim para o gigantesco.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.