terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Método das Cópias


O Método das Cópias

Confesso que adoptei este método das cópias há muiiiitos anos atrás, engendrado e saído da cabeça insatisfeita e irrequieta que é a minha, inspirado nos procedimentos simples dos anos sessenta... ai que heresia...
Os meus leitores mais antigos sabem que eu não tenho muita paciência para me queixar dos alunos sem tentar fazer tudo o que consigo por eles, sem tentar de facto corrigir-lhes trajectórias mais ou menos erradas, mesmo que à época eles assim possam não o entender e possam até não achar muita piada a terem de corrigir 10 vezes cada erro ortográfico apanhado, tão feios! e eu caço-os sem tréguas percorrendo portefólios de lés-a-lés num trabalho um pouco penoso, é certo, mas que tem resultados práticos muito apreciáveis que me enchem de satisfação, pois, como já disse neste blogue, os erros ortográficos, do 1º para o 2º período, chegam a diminuir mais de 2/3!
Assim actuo, porque só a actuar estou bem, perdendo o mínimo de tempo possível com conversas do tipo "Ai que os alunos escrevem tão mal!"... sim, sim... e o que fazes tu para alterar isso, Anabela Maria? Tentas fazer algo pelas criaturas? Algo que as leve a alterar a atenção e o cuidado em cada palavra escrita? "Ai que os alunos não estudam nada!"... sim, sim... e o que fazes tu, Anabela Maria para alterar isso? Tentas fazer algo pelas criaturas? Algo que as leve ao estudo?
Pois confesso que tento e volto a tentar pois para além de preparar exaustivamente as aulas, de elas serem únicas e originais e de eu as tentar tornar o mais atractivas possíveis, na aula de apresentação faço logo um aviso à navegação que é feito mais ou menos nestes termos - "Meus queridos, ficais a saber que comigo os alunos ou estudam a bem ou estudam a mal. Estudar a bem é manter a matéria em dia, chegar aos testes de avaliação e tirar de nota pelo menos acima dos 50%."... aqui eles por vezes começam a cochichar... eheheh... "Quanto ao estudar a mal, não queiram experimentar, tiram negativa no teste e fazem as cópias da matéria toda que sai no próximo teste de avaliação... que é para começarem a contactar com as matérias...
Por vezes noto trocas de olhares mais ou menos aflitos, já tem havido abanares de braços e mãos a acompanhar dizeres de "Uia, mais vale estudar!" e sim, essa é a ideia, que todos estudem para que não tenham de fazer as célebres cópias marcadas aqui pela professora de História... e que também têm outra utilidade e servem para treinar o nosso querido português... eheheh...
Terei eu êxito total com este método a que chamei "o das cópias"? Tchiiiiiii... pois não é que não tenho êxito total e todos os anos a coisa repete-se com alunos a fazerem cópias de castigo atrás de cópias de castigo por não terem cumprido com os seus deveres básicos de alunos e terem estudado a bem? Apesar disso não desisto pois, tenho a certeza, para alguns resulta, até porque já uso este método há muitos anos e a cada passo os meus ex encontram-me aqui e ali e atiram-me "Professora, ainda usa o "Método das Cópias"? É que comigo deu resultado"... informação que me deixa a sorrir... apenas por ter tentado fazer alguma coisa de palpável por esta gente que, no sétimo ano, me chega às mãos com 11/12 anos sendo ainda pouco mais do que crianças a precisar de amparo e balizas...
Foi o caso da aluna, na realidade ex, mas uma vez aluna, aluna para sempre...  que motivou este post em conversa no facebook...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.