sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Um Pedaço de Portugal Visto Por...

Marvão à Vista - Marvão - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Um Pedaço de Portugal Visto Por...

... podia ser por um canudo... eheheh... mas é apenas por um buraco redondo aberto nas muralhas do maravilhoso, gosto deles todos!, Castelo de Marvão.
Portugal tem ainda recantos recomendáveis, como este, ainda não espatifados pela ânsia de lucro fácil obtido numa construção civil desenfreada que agora meteu travões a fundo e não será nos próximos anos que levantará o pé do respectivo pedal. O paradigma do crescimento e do desenvolvimento tem, obrigatoriamente, que passar por outro lado que não o do espatifanço de um país que foi, até aos anos oitenta, um país bem equilibrado em termos urbanísticos e, acima de tudo, muito belo.
Ainda o é... aqui e ali... nos centros históricos onde não se cometeram grandes loucuras mas que estão, muitos deles, desabitados e votados ao abandono e que urge recuperar.
Talvez a crise nos obrigue a olhar mais sobre nós próprios e a meditar sobre as asneiras cometidas em dias em que o dinheiro parecia jorrar a rodos numa multiplicação milagreira que acabou e não voltará tão cedo.
Entretanto há por aqui torres construídas onde não existe nem um habitante, mamarrachos sem fim que deixam qualquer um horrorizado, venha ele por onde vier porque todas as entradas de Amarante estão espatifadas q.b. Mas vá lá, safa-se o centro histórico, permanentemente belo apesar de muito abandonado à sua sorte ainda madrasta... safa-se este Marvão muito belo, por mim fotografado por um rasgamento redondo aberto na muralha do seu castelo altaneiro... safa-se tanto e tanto Portugal...

4 comentários:

gabrielvboas disse...

O sítio é mt. belo. Mas pode ser estragado! As pessoas que lá habitam precisam de olhar para fora do "casco histórico" (desculpa, não resisti! ehehehe)e encontrar um meio de fazer andar a economia, respeitando o meio envolvente e tornando-o o motor económico da localidade. A terra (agricultura) tem enormes potencialidades económicas por explorar. Falta é alguém dizer que trabalhar na agricultura é in!

AliceMaravilha disse...

Anabela!
Marvão é sem dúvida um local muito bonito, e para além da beleza histórica, as características físicas e naturais dão-lhe outros atributos...Já tive a sorte de visitar com a existência de neve...e tudo ficou deslumbrante: numa mesa, junto a uma janela da pousada, tomei uma refeição divinal e apreciei uma paisagem inexquecível!
Áh... Há pouquinho recebi um telefonema sobre a dita fedorenta ADD...!Bom nem sabia que era por telefone, e como podia haver escutas ...foi tudo breve! Em outro dia comento..eu que sou tão bem disposta...fiquei agoniada, sem reação...
Anabela, um Bom Ano repleto de felicidade e desejos realizados!
Jinhos, MF

Anabela Magalhães disse...

Tudo pode ser estragado, Gabriel! esperemos, no entanto, que o estraganço de que falo no post tenha um fim próximo. Respeito pelo legado dos nossos antepassados, precisa-se! Também é certo que é preciso um retorno à terra... mas para isso muiiiita coisa tem ainda que mudar neste país!
Ah! Trabalhar na terra é in!

Anabela Magalhães disse...

Olá Felícia! Tu nem me fales dessa indignidade chamada Avaliação de Desempenho Doente!!! Só de pensar nela me dá vómitos.
Quanto a Marvão... uma belelezura... eheheh... é Portugal no seu melhor!
Entra excelentemente em 2012! Beijinhos e tudo de bom!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.