terça-feira, 13 de setembro de 2011

Estação de S. Bento

Estação de S. Bento - Porto
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Estação de S. Bento

Visitei-a no sábado passado, aquando da visita guiada pelo centro histórico do Porto tão justamente considerado Património Mundial da Humanidade. As expectativas, confesso, eram elevadas, perante a possibilidade de rever uma estação que, de quando em vez, fez parte do meu crescimento muito embora eu nunca tenha sido por lá presença muito assídua, nem nos meus tempos de estudante universitária.
A Estação está edificada no local do antigo Convento de São Bento de Avé-Maria, daí o seu nome, e seguiu o projecto do arquitecto Marques da Silva. A gare foi inaugurada a 1 de Maio de 1915 sendo, por isso, quase centenária.
Sabia que a estação estava um brinquinho, agora com os seus maravilhosos painéis de azulejos completamente restaurados e as expectativas não me saíram defraudadas. A estação de S. Bento, arrisco, deve ser uma das mais belas estações de caminho de ferro do mundo.
O bulício, lá dentro, é imenso, entre gente que chega e que parte da gare, entre turistas aos molhos que entram e fotografam deleitados uma estação de excepção saída da mestria de Jorge Colaço.
façam como eu - visitem-na. garanto-vos que não se arrependerão.

4 comentários:

J disse...

Á pouco tempo deu uma reportagem na televisao sobre os aluzejos da estação de S.Bento, e apareceu um turista a perguntar "Voçes aqui não vendem cópias destes azulejos", e disseram lhe que não, e o emigrante "Portugueses não sabem aproveitar o que têm".

Anabela Magalhães disse...

Esta é uma estação única e muito preciosa, João. Quando puderes vais lá e dispara... eheheh
Quanto ao fazer negócio com réplicas... why not?

Tecas disse...

Lindísssima esta estação! É sim senhor! Quando passo por ela, sinto uma espécie de aconchego.
É curioso, gosto muito de azulejos e sempre que posso ponho os miúdos com a mão na massa. Eles também adoram pintar azulejos e por estranho que pareça, os mais agitados são os mais aplicados nessa tarefa, pela precisão necessária á sua execução.

Anabela Magalhães disse...

Esta estação é um aconchego, Tecas! Os azulejos quebram a monotonia e a frieza de um espaço que, sem eles, seria insípido.
Ah! E eu também adoro azulejos!
Excelente ano para ti! Beijinhos!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.