quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dia Dois

Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro - Felgueiras - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Castelo de Guimarães - Guimarães - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Paço dos Duques de Bragança - Guimarães - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Largo da Oliveira - Guimarães - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Dia Dois

E ao segundo dia de viagem eis que consegui chegar a Guimarães, ao berço da Nacionalidade, não sem antes percorrer mais uma parte da Rota do Românico, neste caso o Percurso Norte, com visita guiada ao Mosteiro Beneditino de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, visita demorada e cruzada com um peregrino solitário que partiu de Salamanca, de bicicleta, há já uns bons dias, e se dirige agora para Santiago de Compostela, cidade onde chegará, talvez, no próximo fim-de-semana.
A conversa foi muito boa, a visita, guiada por um dos técnicos que integram a equipa da Rota do Românico, também... e alas que se faz tarde que ainda queremos ver Guimarães e pelo caminho ainda se nos atravessará uma estrada e uma ponte romana...
Não visitava o Castelo desde os anos oitenta, idem aspas aspas para o Paço dos Duques de Bragança e hoje foi dia de colocar a escrita em dia com estes monumentos emblemáticos desta cidade berço de Portugal.
Fotografias aqui vou eu, e assim, grão a grão, enriqueço o meu património fotográfico, ligado à História, que posteriormente selecciono e integro nas minhas aulas. De notar que ainda me sobrou tempo para uma visita ao Museu Alberto Sampaio onde repousa o loudel, veste militar usada pelo nosso bem amado D. João I na famosa Batalha de Aljubarrota, e que este rei ofereceu a Santa Maria de Guimarães, santa de quem era muito devoto.
Fim de tarde perfeito só podia acabar no belíssimo e único Largo da Oliveira, degustando demoradamente um gelado, ao som de música ao vivo, entre gente de muitas nacionalidades.
Guimarães prepara-se para ser Capital Europeia da Cultura. Que corra bem!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.