quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Entrevista ao Ramiro Marques do ProfBlog


À Janela no Paraíso - Fez - Marrocos
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Entrevista ao Ramiro Marques do ProfBlog
ProfBlog - Por que razão discordas da isenção de avaliação para os docentes posicionados nos 8º e 9º escalão?

Anabela Magalhães, editora do blogue homónimo: Para te responder tenho de alinhar as ideias/princípios que defendo.
O princípio da avaliação está correcto e defendo uma avaliação com um carácter fortemente formativo, em que o avaliado possa progredir profissionalmente e melhorar a sua performance sem medos nem constrangimentos e que seja punitiva apenas nos casos em que o avaliado tenha avaliações negativas sucessivas.
Se sou uma defensora do princípio da avaliação, que me parece correcto, como posso compreender que cerca de 40 mil professores fiquem sem qualquer avaliação ad eternum? Quer sejam excelentes, bons, médios, péssimos profissionais?! E que sejam sabedores disso?
Sei, pela observação directa de profissionais das mais variadas áreas, que os trabalhadores sem qualquer controlo tendem a descuidar-se com o tempo e a facilitar nas suas práticas profissionais. É intrinsecamente humano. Os professores, muito embora tenham, no geral, um elevado sentido ético, não serão excepção e penso que o saberem-se "à solta", podendo fazer bem ou fazer mal sem que tenham de prestar contas por isso numa qualquer avaliação, que se quer credível e simples, é absolutamente contraproducente e pode até potenciar o desleixo.
Se eu aceito e defendo o princípio da avaliação como bom, é óbvio que não isento ninguém dela, com uma única excepção - quem pedir a aposentação não precisa de avaliação para nada.


ProfBlog - Caso o MEC faça marcha atrás, quem vai avaliar os docentes que estão no 9º escalão?

Anabela Magalhães - Há várias possibilidades. Um corpo preparado para o efeito, por exemplo, seria o ideal para os de 9º e para os restantes professores que estão em todos os outros escalões. Se estivéssemos num país decente, teríamos começado por aí, pela constituição de um grupo de avaliadores externos dando-lhes formação e pela preparação do modelo que, entretanto, ia-se preparando com tempo, testando-o numa amostra mais reduzida de escolas, iam-se fazendo os ajustamentos necessários, se fosse caso disso, e depois avançava-se para o país, com as condições prévias indispensáveis asseguradas ao seu bom funcionamento. O assunto é demasiado sério para se fazer avançar à martelada. O mau estar que este modelo já causou nas escolas, os conflitos latentes e mesmo expressos abertamente entre pares são completamente contraproducentes para espaços que se querem felizes e harmoniosos e que têm de ser exemplares para os discentes em formação.
A deterioração do ambiente de Escola que este modelo de avaliação entre pares já provocou é, para quem está no terreno, intolerável e motivo de muita angústia.

ProfBlog - Por que razão dizes que a proposta é inaceitável?

Anabela Magalhães - Quando apliquei a palavra inaceitável estava apenas a referir-me ao facto de um terço do corpo docente em Portugal ficar sem qualquer avaliação por 2, 4, 6, 8, 10 anos... enfim, o que for.
Há outros aspectos da proposta que me agradam - dou apenas um exemplo - os ciclos avaliativos serem coincidentes com os períodos de permanência nos escalões.

Acrescento -  Esqueci-me de adiantar outra razão - a divisão artificial de professores entre avaliados e não avaliados que recupera a imbecilidade dos titulares e não titulares, divisão completamente artificial engendrada pela equipa de má memória que eu não vou aqui nomear.

4 comentários:

Ana Freire disse...

CONCORDO PLENAMENTE CONSIGO ANABELA.Encontro-me no 7º escalão e como já fui prejudicada na anterior avaliação, devido a incompatibilidades de maneiras de ser, estar e ensinar,acho que todos devemos ser avaliados. Pois como é o meu caso, tb sei que há quem se "encoste".

maria almeida disse...

Evidentemente, Anabela!
Clara e incisiva como sempre :)
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, pela sua opinião e depoimento. Pois há tudo isso e muito mais. E é muito injusto!
Bjs

Anabela Magalhães disse...

Thanks, Maria Almeida, pelo apoio!
Beijinhos!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.