terça-feira, 21 de junho de 2011

Evidências

O Meu T0 em Roterdão - Holanda
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães


Evidências

Começa a tornar-se a palavra da moda nas conversas entre professores. Há escolas que as definiram e há escolas em que não se definiu nada de nada e, assim sendo, uma evidência pode ser aquilo que entendermos por bem ser relevante para a comprovação das práticas que afirmamos ter.
Por exemplo, a fotografia que hoje partilho com os meus leitores, através desta porta escancarada para o Mundo que é o meu blogue, é de um apartamento que foi por mim alugado em Roterdão, na Holanda, aquando duma viagem de carro daqui até esse país longínquo, que eu amo papar quilómetros e parar onde me dá a real gana pelo tempo que me apetecer.
Ora esta fotografia serve de evidência para múltiplas considerações sobre a minha pessoa. Não me encaixo bem no fast food da comida enlatada que me servem nas agências de viagem e também não me encaixo bem na "segurança" pré-definida por elas asseguradas. Gosto de descobrir por mim, parar aqui e ali segundo os meus apetites, experimentar coisas novas, viver hoje porque amanhã não sei não... e costumo dizer que sim à vivência de experiências novas e enriquecedoras.
Foi o que me aconteceu em Roterdão. Andei à procura de hotel para pernoitar e encontrando tudo lotado fui parar a esta zona da cidade, junto a um canal ladeado por frondosas árvores, num dos bairros mais árabes de toda a cidade de Roterdão. Acabei a alugar um apartamento, com a chave do dito na mão, por uma ou duas noites. Mal saía porta fora da "minha casa de Roterdão" sentia-me verdadeiramente "at home" tal a quantidade de mulherio árabe que por ali circulava.
E aqui se comprova que eu tenho uma mente aberta, não sou preconceituosa e não discrimino os meus iguais, características imprescindíveis a qualquer pessoa que se preze de o Ser, particularmente se a pessoa for docente... decente. Por aqui se comprova que eu tenho grande capacidade de adaptação a novas situações e de desenrasque também e que não me atrapalho facilmente perante os imprevistos que surgem amiúde, aqui e ali. Aluguei o T0 a uma holandesa num bairro árabe de Roterdão e senti-me como um peixinho dentro de água... e sim, tenho a certeza, nem toda a gente passaria por ali, nem toda a gente pararia por ali.
Esta é pois a minha evidência um. Partilho-a.
Ah! A sério que a fotografia não basta como evidência? Bem, posso sempre indicar a holandesa que me fez o contrato de arrendamento e que por certo comprovará tudo aquilo que acabo de escrever.

7 comentários:

Maria Adelaide disse...

Ah! Ah! Ah! Se tiveres a pouca sorte de encontrar pela frente um avaliador/coordenador pouco viajado (seja em que área for) não escaparás sem ter que lhe pagar a viagem até ao T0 para, in loco, ele tecer os seus comentários e, quem sabe, pedir-te para o ajudares a redigir um relatório no qual desmentirá a tua evidência!!!Ah! Ah! Ah!
Do que eu escapei!!!
Lai

Anabela Magalhães disse...

Ora viva, Lai! Dizes bem! Do que tu te safaste, Linda! Sabes que eu ainda tenho esperança que o Crato acabe com isto tudo a tempo de não ter de concluir a palhaçada? A esperança é a última a morrer...
Beijocas...

nelya disse...

Olá Anabela, eu também ainda tenho esperança, é por isso que vou adiar a palhaçada o mais que puder...na minha escola anda tudo aflito com as evidencias...parece tudo possuído...

Anabela Magalhães disse...

"Tudo possuído" é uma expressão fantástica, Lelya! E mais possuído vai ficar se a palhaçada não acabar!
Os desgraçados dos contratados é que não têm como escapar disto pois o prazo esgota-se não tarda nada. E já viste em que altura de trabalho nas escolas? Isto é tudo doido! É preciso não se conhecer a vida duma escola para marcar este prazo para fazer uma palhaçada destas!
beijinhos, espero poder ser-te útil com o link que linkei... eheheh
Palhaçada por palhaçada... venha o diabo e escolha!

Anabela Teixeira Silva disse...

Ola Anabela ,daki outra Anabela k em Janeiro tb vai p Roterdao viver, em Port"era" profª de Ed. Fisica(pq infelizmt ja ñ sou, ñ vai haver hipotese alguma p os profs principalmt do 2ºciclo, o meu caso),mas adiante,espero k me mandes o teu contacto p eu poder ter alguns conhecimts de Portugueses ai,vou trab,claro,dou-te os meus parabens pl teu apartamt,eu tb ando p aki a tentar ver s acho alguma coisa p ficar a viver o meu e-mail: belapt02@live.com.pt. 1 bjh e Boa Sorte p ti, espero ter noticias tuas em breve, é mm p conhecer Alguem, (Amisade mm)!

Anabela Teixeira Silva disse...

fando do ensino em portg,é perferivel e super economico ao Estado a colocação de "'profs"(k ainda ñ o são)nas escolas no preenchimento de turmas, mas estes Ñ são remonerados, fazem o estágio, Obrigatório e toca a andar, p o ano há + a precisarem, lg os profs k ja leccionaram(tda a vida) ou ficam c os horarios 0(zero),ou ficam c/o 55% de nós nem direito ao subsidio de desemprego temos! dou os parabens ao Governo e ás politicas k temos!!!Mas importante de salientar é a inteligencia ds n/os politicos: pessoas inteligentes, capazes, cultas,prespicazes,autonomas,desenrrascadas ñ condizem c os interesses destes politicos, pois objectivo primordial : população envelhecida, incapazes p lutar(devido ás idades, incapacidds fisicas e saude, gente simples, pouco culta(p ñ verem o k n realidade pretendem,pessoas p trabalhos basicos(ñ requer gente k consiga ver + alem!País tão Lindo mas tão infeliz!! eles ñ s restringem d nd, mas restringem-nos ao max ds MAXs.d profª p Profª , nós somos inteligenters e prespicazes e vamos á luta e dar a outros paises k nos acolhem o k o nosso ñ quer!!! Bem ha-ja a tds os k estão longe dt Pais a lutar p 1 vida Melhor!!!! Em breve estarei eu aí , junto d voçês!!! Bjhs a tds

Anabela Magalhães disse...

Olá Anabela! Infelizmente não te vou poder ajudar já que o meu contacto com a Holanda resumiu-se a esta viagem em 2011.
Desejo-te toda a sorte do mundo! Parece-me que fazes bem em largar a choldra...
Bjs!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.