segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Dona Fernanda e a Sala de História


Sala de História da EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

A Dona Fernanda e a Sala de História

Este é um post feliz, escrito com um grande sentimento de esperança em dias melhores que se seguirão, inevitavelmente, aos piores.

A Dona Fernanda é uma das funcionárias que está de serviço ao pavilhão onde fica situada a Sala de História. Muito embora seja uma funcionária recente, a verdade é que a Dona Fernanda revelou-se já uma pessoa imprescindível para o bom funcionamento do dito pavilhão, apoiando alunos e professores sempre com um sorriso rasgado no rosto e uma vontade genuína de ajudar em tudo o que a gente precisa. Trabalhar apoiada por uma funcionária que podia muito bem ser eleita a Miss Simpatia lá do sítio, não tem preço, e o ambiente torna-se mais leve leve até porque, se a Dona Fernanda é assim, a verdade é que os restantes funcionários são igualmente uma simpatia. Mas este post é sobre a Dona Fernanda, os restantes que me desculpem.
Pois esta Senhora contribuiu, e muito, com o seu trabalho, para o arranjo da Sala de História, uma sala que de miserável passou a luxinho, com tectos branquinhos, algumas paredes também, paredes onde agora repousam umas réplicas de Amadeo de Souza-Cardoso que nos embelezam a Sala e nos inspiram a cada dia que passa.
No dia da última palestra, exactamente sobre a "Vida e Obra de Amadeo", este vulto maior nascido em Amarante, resolvi levar uma jarra, arrumada há vários anos aqui em casa, para colocar umas flores frescas na Sala de História, cuidando um pouco mais o aspecto de uma Sala que já estava agradável e que, com as flores, ficou mais agradável ainda. Andei no jardim da Escola a apanhar hortências, flores que eu amo, fiz o arranjo, coisa que não tem que saber, e comentei com a Dona Fernanda que ficaria bem a jarra sempre com flores frescas, colhidas ali mesmo, no pátio central do pavilhão onde o 3º Ciclo tem, predominantemente, aulas.
A Dona Fernanda disse-me logo de rajada "Senhora professora, tenho umas flores lindas lá no meu jardim que vou trazer para colocar aqui na jarra, quando estas murcharem."
E assim foi. Um dia destes entrei na Sala de História e lá estava o arranjo feito pela Dona Fernanda, que usou as suas flores, aquelas que ela cultivou com as suas mãos, para nos alegrar os dias.
Esta atitude, demonstrativa de uma enorme sensibilidade e carinho, não tem preço. Chamei a atenção dos meus alunos para isto e eles não resistiram a dar-lhe, ali mesmo, uma grande e merecida salva de palmas. E só depois atacámos a História, mas já com energia redobrada, depois daquele momento feliz, adoçado pelo cheiro suave das flores.
Por isso aqui deixo os meus agradecimentos públicos e lhe dou honras de post no meu blogue. Apenas porque a dona Fernanda o merece.

Obrigada por me/nos tornar os dias mais leves leves, Dona Fernanda.

6 comentários:

Anónimo disse...

Como é tão fácil nós valorizarmos as coisas simples. Andamos tão ocupados que nos esquecemos de interagir.
Bem hajam Anabela e dona Fernanda.
De certeza que a sala está muito mais linda.

Anabela Magalhães disse...

É fácil. É simples. Basta sermos/estarmos atentos uns aos outros.
A sala está muito bonita... eheheh... :)
Bj :)

Tecas disse...

Este é um dos pequenos grandes nadas que podem fazer da escola uma ESCOLA COMO DEVE SER.
Parabéns pela sua sala de história, que pelo que, já me foi dado ver, por fotos, está por certo muito bem.
Um abraço.

Anabela Magalhães disse...

Foi/é um pequeno/grande nada que nos aquece o coração no trabalho. A Sala de História está mesmo 5 estrelas, Tecas! Valeu a pena! :)
Beijinhos!

Luís Palma de Jesus disse...

em tempos que elogiar e confiar nos outros é um bem escasso... um post feliz. uma história feliz.

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Luís Palma. Continuo apostada em contrariar a tendência reles... eheheh
Abraço.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.