sexta-feira, 6 de maio de 2011

Estágios - CEF

Estágios - CEF

Os alunos da minha Direcção de Turma, CEF de Pastelaria/Panificação, estão a terminar as aulas às várias disciplinas e não faltará muito tempo para que ingressem em estágio, estágio este de um mês, imprescindível para a conclusão da sua formação e para a obtenção do diploma final, após a conclusão da PAF.
Ando na fase, trabalhosa, de pedinchar estágios pelos estabelecimentos locais ligados ao sector da pastelaria e panificação e a experiência acumulada já serve para retirar algumas conclusões.
Há estabelecimentos em que os patrões nos recebem de braços abertos e sorriso franco, assim como à possibilidade de providenciarem estágio aos miúdos e miúdas que já sabem fazer de tudo, diga-se de passagem, mas também há aqueles que se recusam a colaborar e nos negam essa possibilidade. Uns recusam a ideia logo à partida, o que eu agradeço porque não me fazem perder tempo, eu não tenho tempo a perder, outros engronham, metem os pés pelas mãos, atiram a recusa para as costas do pasteleiro, engronham, por eles sim, dariam todos os estágios com todo o gosto... engronham... mas o pasteleiro... e quando eu me disponho a falar com o pasteleiro, qual o problema de falar com ele entre as 2 e as 6 da manhã?, afinal não é o pasteleiro, mas é o próprio que não dá, que não quer... e a história ainda tem mais um pormenor perverso mas hoje não a esmiuçarei. Voltarei a ela, um dia destes, deixá-la-ei para segundas núpcias.
Aceito a recusa e o não. Muito embora o considere não solidário e incorrecto do ponto de vista social e de uma cidadania que se quer plena e cheia. Devemos ser uns para os outros num toma lá dá cá que só nos pode engrandecer enquanto seres humanos. E não deixo de realçar que se toda a gente assim procedesse, se toda a gente recusasse a possibilidade de dar estágios, sem qualquer encargo económico para as empresas, estes miúdos ficariam sem diploma, não concluindo, por isso, a sua formação, que os habilitará a ingressar no mercado de trabalho, no final de um ciclo de 2 anos, composto de disciplinas teóricas e, acima de tudo, práticas.
Depois não se queixem que este país forma só doutores. Porque não forma. E, acima de tudo, que não abram a boca para se queixarem a este nível aqueles que agora recusam estágios.

4 comentários:

Ana Isabel Alves Osório disse...

Ola companheira de guerra...Como eu te compreendo... Pedinchar estágios e receber nãos foi uma constante na minha vida de docente, nos cursos profissionais e no ano passado no CEF.
Enfim é a sociedade que temos...
Beijos

Anabela Magalhães disse...

Hello, Osória! Tu sabes bem do que a casa gasta... digamos que tens a teoria da prática... eheheh...
Está a ser interessante. Uma experiência cansativa mas enriquecedora.
E é a sociedade que temos... basta olhar em volta...
Beijocas

Anónimo disse...

Mensagem de:Vânia Pereira (2ºp)
Pois é setora.
As aulas estão quase acabar , o estagio a chegar e nós com muito que fazer , pois queremos mostrar no estagio como na paf o que aprendemos durante estes 2 anos.
Todos nós nos aplicamos-nos.
Muitos de nós nunca perdemos a esperança de nada, pois estas ajudas que os professores nos davam não tinham razoes para nós não termos vontade de andar na Escola EB 2.3 de Amarante.
Gostava de agradecer a todos os professores que nos tem ajudado muito e nos tem dado o apoio todo, principalmente a minha directora de turma (Anabela Magalhães)que todos nós temos uma grande amizade com ela.
Vou ter muitas saudades dos momentos que tive durante estes 2anos , das nossas conversas, discussões,passeio etc.

Beijo setora todos nós a adoramos muito e desejamos-lhe a maior sorte do mundo e que faça feliz os seus próximos alunos assim como nos fez a nós .
beijo de Vânia Pereira (2ºP)

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada pelas palavras que aqui me deixas, Vânia, extensivas a todos os teus professores. Andamos todos a remar para o mesmo lado, queremos deixar-vos em bom porto... tanto quanto estiver ao nosso alcance. Nós, sem excepção, retribuímos o carinho e amizade que tu nos tens e sei que sabes que os ralhetes foram/são para o vosso bem.
E bem sabes que me deixas aconchegada com as tuas palavras docinhas... minha pasteleira a quem eu desejo as maiores felicidades e sucessos.
Beijinho, Vânia!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.