quinta-feira, 17 de março de 2011

Semana das Línguas



Semana das Línguas

Entre tanta anormalidade que nos entra portas adentro vinda da Líbia, do Barhein, do Japão, da UE, da NATO... e daqui mesmo, do interior do nosso país, a vida continua o seu curso imparável e continua sendo feita de coisas mais ou menos simples, mais ou menos complexas, mais ou menos normais.
A Semana das Línguas é uma actividade levada muito a sério na EB 2/3 de Amarante, fruto do empenhamento de muitos professores, quase todas professoras, que integram o nosso Departamento de Línguas. Não sei se esta actividade decorre em todas as escolas do país mas por certo não andarei longe da verdade se afirmar que decorre, em quase todas, qualquer coisa deste tipo.
A actividade teve o seu início na passada terça-feira, com o Dia do Espanhol, seguiu-se o Dia do Francês, hoje foi o Dia do Português e finalizará amanhã com o Dia do Inglês. As actividades reservadas a esta semana incluem sempre exposições de trabalhos dos alunos, mostras gastronómicas e culturais, projecção de filmes e documentários, teatro, desfiles e o mais que é possível engendrar.
Hoje foi o dia dedicado à nossa maravilhosa língua materna, ao Português, a tal língua que alguns ocupantes do ME têm feito questão de atropelar amiúde. O dia acabou com um lanche reforçado, tipicamente português, na sala de professores.
Surpresa das surpresas, tive ainda direito a um pequeno/grande miminho. Estava eu na minha última aula do dia e ouço toc toc, alguém a bater-me à porta, de fininho.
-Dá-nos licença, Senhora Professora? - pergunta a professora Ana Oliveira, acompanhada de um simpático casal de alunos de 6º ano, muito empenhados e compenetrados no seu papel, que se dirigem a mim, informando-me da intenção de me agraciarem com um miminho, traduzido numa lembrança do Dia do Português. E foi assim que eu ganhei um maravilhoso marcador de livros, escolhido de entre o lote de marcadores, belíssimos e todos lusófonos.
Podia aproveitar para ilustrar este post com cavacas, sequilhos... já tão referenciados neste blogue!... velhotes, salpicão, queijo da serra e o mais que por lá estava e constituiu o lanche de muitos que fizeram questão de por lá permanecer para o momento de puro convívio, mantendo assim uma normalidade que nos esforçámos muito por manter lá pela escolinha... podia, é certo, mas não era a mesma coisa.
Por isso ilustro este post com o miminho hoje recebido.
Escolhi o marcador de Cabo Verde apenas porque tenho muito boas recordações destas paragens e das suas gentes. E porque, tal como o outro, também eu fui muito feliz nestas terras africanas que de verde não têm praticamente nada sendo assim do meu inteiro agrado... jamais me esquecerei da fabulosa ilha do Fogo...
Obrigada, Ana Oliveira! Se toda a gente fosse como tu seríamos bem mais felizes no país e no mundo.
E obrigada meus queridos alunos do 6º ano! Para o ano lá vos receberei, na Sala de História, de braços abertos.

Nota - O marcador de livros tem os bracitos e as pernitas soltas e é simplesmente delicioso...

4 comentários:

Isabel Preto disse...

Pois, tens razão. Em todas as escolas se faz algo do género, por exemplo, nós vamos ter uma exposição interactiva:"Línguas em Acção"...É o que vale, para aguentar tanto pontapé que os professores estão a levar!
beijinhos.

Anabela Magalhães disse...

Olá Isabel! Pois presumo que seja transversal. E é uma excelente actividade que tira as escolas da rotina. E estas actividades servem também para nos agregar nestas horas difíceis, não é?
Beijinhos para ti e para os teus filhotes!

EMD disse...

Aproximam-se, a passos largos, a Semana da Leitura e o Dia dos Departamentos.
E no meio de toda a azáfama, de aulas, fichas, testes, papeladas e papeladas, acrescida ainda por estas atividades feitas de voluntarismos, de vez em quando dou comigo a perguntar-me se seremos masoquistas...

Mas o mundo está tão anormal!

bejinhos para as duas

Anabela Magalhães disse...

Nós somos masoquistas. Os meus dizem-me isso... porisso eles puderam fazer de nós gato sapato.
Temos um sentido da responsabilidade muito apurado. Os alunos estão primeiro.
Beijinhos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.