quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tomada de Posição

Tomada de Posição

TOMADA DE POSIÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA – COIMBRA – SOBRE A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

Os professores da Escola Secundária Infanta D. Maria (ESIDM) aprovaram, em 27/10/2008, uma moção em que mostraram o seu “veemente desagrado face ao modelo de avaliação introduzido pelo Decreto Regulamentar N.º 2/2008, de 10 de Janeiro”, tendo decidido por unanimidade “suspender a participação neste processo de avaliação de desempenho até que se proceda a uma revisão concertada do mesmo, que o torne exequível, justo, transparente, ou seja, capaz de contribuir realmente para o fim que supostamente persegue, uma Escola Pública de qualidade.”
Posteriormente, e face a algumas alterações introduzidas pelo Governo, os professores da ESIDM aprovaram em 6/1/2009 uma moção em que consideraram que “as alterações pontuais que foram introduzidas não alteraram a filosofia e os princípios que lhe estão subjacentes”, mantendo o essencial do modelo. Decidiram, então, manter suspensa a sua participação no processo de avaliação.
Relativamente ao Modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) estabelecido no actual Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, os professores da ESIDM consideram que mantém muitas das características negativas do anterior modelo contestado pela esmagadora maioria dos professores a nível nacional.
O Decreto Regulamentar N.º 2/2010 não tem em conta a complexidade da profissão docente, que não é redutível a um modelo burocrático, numa perspectiva limitadora de uma verdadeira ADD.
Este modelo, pela sua excessiva complexidade, implica um grande acréscimo de procedimentos burocráticos para os professores, correndo-se o risco de ficar relegado para um plano secundário todo o trabalho que enriquece verdadeiramente o processo de ensino-aprendizagem.
Não revela um cariz formativo, destinando-se essencialmente a garantir a progressão na carreira (congelada sabe-se lá até quando…), nem promove a melhoria das práticas, não se traduzindo, pois, em qualquer mais valia pessoal e/ou profissional.
Impondo quotas para as menções de Excelente e Muito Bom, desvirtua qualquer perspectiva dos docentes de ver reconhecidos os seus méritos, conhecimentos, competências e investimento na carreira.
Provocará uma conflitualidade acrescida entre docentes, contribuindo, assim, para um indesejável clima de trabalho na comunidade escolar.
A avaliação objectiva, a realizar pelos avaliadores, do grau de consecução dos avaliados não se encontra garantida devido ao excesso de complexidade do modelo relativamente aos domínios e indicadores dos descritores para cada uma das dimensões.
Este modelo é dificilmente exequível também pelo trabalho exigido aos avaliadores que passa pela observação de aulas, apreciação dos relatórios de auto-avaliação e respectivos anexos e evidências, preenchimento das fichas de avaliação global, entrevistas com os avaliados, reunião do júri de avaliação, entre outras tarefas a desenvolver dentro do respectivo horário de trabalho.
Tendo em consideração o que foi referido, os professores da ESIDM abaixo assinados manifestam a sua discordância relativamente ao modelo de avaliação em vigor, exigindo a quem de direito que promova, o mais brevemente possível, uma discussão séria e alargada sobre a avaliação do desempenho docente, com vista a encontrar um modelo consensual, não burocrático, justo, que seja possível aplicar sem causar prejuízos ao normal funcionamento das escolas, visando a melhoria do serviço educativo público, a dignificação do trabalho docente, promovendo, deste modo, uma escola de qualidade.

Coimbra, 31 de Janeiro de 2011

Dar conhecimento a:
Presidente da República
Primeiro-Ministro
Ministra da Educação
Directora Regional de Educação do Centro
Conselho Nacional de Educação
Conselho das Escolas
Comunicação Social
Os Professores:

Nota - O corpo docente desta escola é composto por 96 docentes. Esta tomada de posição foi assinada por 95.
Com os meus agradecimentos à Cristina Ribas que me enviou o documento com pedido de máxima divulgação.
Thnks, Cristina!

8 comentários:

AFRICA EM POESIA disse...

ANABELA
Estamos juntas nesta luta


Vim deixar a noticia...

Sábado dia 19 De Fevereiro

Tenho apresentação do meu livro

Caminhei ...Caminhando
e a apresentação de Algumas telas...

a Apresentação Será às 15H 45 Minutos
na Casa Luso-Angolana

Associação Lusófona do Porto

PRAÇA DAS FLORES

Edifício Fontanário.

Porto

Conto contigo e leva amigas(os)


beijos

Unknown disse...

Há aqui qualquer coisa que eu não consigo perceber: como é que todos os professores (excepto um) aprovam uma moção destas e continuam a existir nesta escola inúmeros professores que têm tido (mesmo depois de aprovar este documento) aulas assistidas a SEU pedido. E não, não são professores contratados, são professores dos antigos 10º, 9º e 8º escalão, alguns dos quais relatores. Desculpem mas não consigo entender...

Anabela Magalhães disse...

Olá Lili!
Infelizmente, no sábado, não poderei estar presente. Desejo-te toda a sorte do mundo para apresentação do teu novo livro e das tuas telas.
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Pois, se assim é, também não percebo.
Na minha escola pediram aulas assistidas quem por lei tem de as ter, passagem para o 3º e 5º escalão e os contratados, o que eu entendo perfeitamente.
Tenho quase 100% de certeza que nenhum relator as pediu.
Aqui na vizinha ESA quase todos pediram, nomeadamente pessoas que estão quase na reforma... :( vá lá entender-se isto...
Beijinhos

Unknown disse...

Pois é Anabela... e eu infelizmente tenho 100% a certeza que houve relatores do Infanta dona maria que pediram... e também tenho 100% a certeza de que pelo menos um deles já teve aula assistida depois de ter assinado essa moção.
Assim ninguém se entende...
E já agora saudades para Amarante, onde eu, na minha adolescência, passei muitas férias de Verão.

Anabela Magalhães disse...

Ah! Ah! Tens ligação a Amarante!
Sabes que, durante a minha adolescência, Amarante era procurada de carago entre turistas nacionais e internacionais? Ai que verões espectaculares passamos nós aqui na terrinha, mergulhados no rio até anoitecer... que saudades...
Beijinhos, Maria!

Unknown disse...

Era mesmo... e no fim do Verão para despedida, ia tudo ao banho vestido. Grande praia fluvial!!!
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Sabes que essa tradição, do banho vestido que servia de despedida de verão, começou com o meu grupo, nos 27 de Setembro de cada ano?
Ai que saudadinhas boas...
Beijinhos, companheira!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.