sábado, 9 de outubro de 2010

Predadores e Não Só

Predadores e Não Só

Com eles todo o cuidado é pouco.
Aqui fica a ampliação desta mensagem, mais do que pertinente, e que irá ser tratada este ano na minha Escola.
Agradeço ao Estoriando a partilha do primeiro vídeo. E de visionamento em visionamento cheguei a outros vídeos de alerta, que os há, e de muito boa qualidade, no Youtube.





4 comentários:

Elenáro disse...

Os videos estão bastante interessantes, Anabela. Infelizmente só tocam na parte mais pequena e, se calhar, menos problemática da questão da defesa das crianças.

A internet é o menor dos problemas. O problema da protecção das crianças online passa pela clarificação dos pais e das próprias crianças sobre TODOS os assuntos sem tabus. Quando não se sabe, pergunte-se.

Em todo o caso, os vídeos falham na chamada de atenção para o maior problema (pelo menos em Portugal) que não vem da internet mas vem das próprias famílias. Em Portugal, a maior parte dos abusos são feitos dentro de casa pelos pais ou outros familiares próximos.

Disso é que se evita falar pois é incomodo e o português gosta muito de falar da vida do vizinho mas pouco do que se passa na sua própria casa.

Em Portugal, custa muito admitir que, culturalmente, há uma geração (a mais velha), a qual tem tanto de hipócrita como demagógica, que viveu numa altura que era normal as meninas casarem com menos de 18 anos. Era normal engravidarem antes. Quando culturalmente se enraízam estas coisas está o caldo entornado. Ainda este ano, houve cerca de 200-400 (não tenho o número preciso) de casamentos de MENORES.

O que se passa fora da "net" é bem mais preocupante do que o que se passa nela. Importava, por isso, não limitar as campanhas à net. Mas com isto, não quero dizer que se deva esquecer o que se passa nela.

É sempre bom alerta, Anabela e, por isso, felicito-te. Mas penso que se pode e deve fazer mais.

Bj.

Unknown disse...

Excelentes vídeos, com mensagens de alerta muito importantes.
Nunca é demais fazer a denúncia e a prevenção dos abusos, há que proteger as nossas crianças das armadilhas da rede, não vá o diabo tecê-las.
E efectivamente, nunca se sabe quando o perigo estará à espreita...
Bom trabalho, amiga, parabéns! Continua nesta cruzada, ela é importante.
Beijo grande e bom fim de semana.

Anabela Magalhães disse...

Sem dúvida que esta abordagem é muito parcial mesmo circunscrevendo aos perigos da Internet. Mas não caberia tudo neste post. E neste blogue eu já chamei a atenção para a existência de crianças abusadas dentro das famílias, penso que mais subtilmente com um comentário aqui e ali e não com direito a post puro e duro porque é um assunto com que já contactei directamente enquanto professora e deixa-me literalmente de rastos só de pensar no assunto.
Os vídeos são parciais, é certo que não são exautivos, mas olha que os acho eficazes cada um a seu jeito. E tem vantagens partilhares a informação assim já que assim provavelmente menos pessoas mudam de canal. :)
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Lelé!
Esta e outras cruzadas, infelizmente, parecem não ter fim!
Continuemos a alertar e a fazer chamadas de atenção. O trabalho não pára!
Beijinhos e excelente fim-de-semana!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.