segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os Zecos


História em Movimento - A República na Cartofilia
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Os Zecos

Os Zecos são uma gente estranha. Pelo menos uma grande parte deles que, levando cacetada atrás de cacetada dos políticos que teimam em reduzi-los a meros funcionários públicos daqueles que estão sempre a olhar para o relógio suspirando pela hora de saída, ao invés, teimam em trabalhar fora de horas, onde calha, quando calha, sempre que é necessário... para que tudo resulte em conformidade com o planeado.
Os Zecos podiam "apenas" cumprir os seus horários que já fariam muitíssimo. Mas não. Os Zecos de que falo são gente com um grande amor à camisola que trazem envergada até à alma, porque camisola composta por múltiplos e variados alunos, porque camisola com gente em crescimento dentro.
A fotografia que ilustra este post é do painel que a partir de amanhã, e durante toda a próxima semana, receberá alunos, professores, funcionários e encarregados de educação lá pela entrada do Pavilhão Central da Escola EB 2/3 de Amarante.
Foi concebido e elaborado pelo Antero de Alda, professor de Educação Visual com o qual partilho algumas turmas de 3º ciclo. Foi o resultado do trabalho elaborado ontem, Domingo, dia de descanso... dizem... se bem que dia de descanso, associado ao Domingo, parece anedota para este tipo de Zecos.
Por isso escrevo este post. De agradecimento sincero ao Antero, pelo trabalho realizado, obrigada também Margarida... saudadinhas... e sim, estes Zecos são uns malandros, não são?
Merecem, pois, o assalto aos seus lares perpetrado pelos nossos desgovernantes, não merecem?

9 comentários:

Helder Barros disse...

Parabéns Amigos Zecos!

Anabela Magalhães disse...

Thanks, Zeco!
É a nossa resposta à choldra e ao pântano político que se dá com trabalho. Este post é a minha bofetada de luva branca a um poder político que sistematicamente me/nos desrespeita.

jose disse...

Olá Anabela,
É bem verdade tudo o que dizes. A nossa classe de "Zecos" está a ser espezinhada pelos políticos desgovernasdos do nosso país.
A única coisa que me move, é o amor pelos meus alunos e que vou continuar a ser Professor e eles hão-de deixar de ser quem são.

Anabela Magalhães disse...

Olá José! Sê bem-vindo a esta minha casa virtual.
Não duvido que muitos professores que por aqui passarem se vão rever neste post. Tantos, tantos, somos tantos assim a trabalhar sem olhar a horas porque lidamos com gente em crescimento e temos/sentimos responsabilidades acrescidas por isso!
Ganhemos alento. Temos uma certeza - eles estão a prazo.
Bjs

EMD disse...

Porque o Clube e o Blogue são também, de algum modo, teus filhos;

Porque tenho andado a perder sucessivas oportunidades de te felicitar pela criação daqueles;

Porque não quero, agora, perder o ensejo que esta iniciativa me dá, neste dia tão assinalado,

Parabéns, Zeca Anabela! PROFESSORA com letra grande, que pões a paixão pela educação acima das mesquinhices e baixezas dos que deviam dar o maior e melhor exemplo.

Parabéns alargados aos que contigo compõem esse ramalhete viçoso de professores admiráveis. Vós ficareis como boas-memórias junto daqueles para quem trabalhais, incansavelmente, durante os 7 dias da semana.
Já os outros...

Anabela Magalhães disse...

É certo que são meus filhos, Elsa D. E já sabes que quando se me mete uma na cabeça só me resta fazê-la. Já sabes que não sou de ses, de mas, de talvez. Não sou. penso. Decido. Faço. É o raio do signo, carago!
Ao meu lado, na Escola, trabalham muitos Zecos que dão o corpo ao manifesto. Juntos remamos para o mesmo lado e é um gosto trabalhar assim. ue diferença para o espírito da ESA! Que diferença!
Tu, que acompanhas os meus textos desde esse tempo, deves notar a diferença nos meus escritos...
Se bem que há algo que se mantém sempre intocável - os alunos e o trabalho para eles e por eles.
E sei que ficaremos nas memórias de muitos, tal como nós guardamos nas nossas memórias outros marcantes...
Vê se passas pelo meu outro... deixa uma pegadinha...
Bjs
Ah! Vais à manif?

EMD disse...

Venho precisamente de lá deixar duas pegadas, sem a certeza, contudo, de que tenham ficado mesmo marcadas naquele chão bucólico.
Quanto à manif, tenho pouca esperança. Complicações aos molhos, qual delas a mais dolorosa.

beijinhos de saudades

Anabela Magalhães disse...

Jálá vou espreitar. E lamento muito as complicações. E lamentarei se não te puder abraçar. :(
Beijinhos, Linda!

Anabela Magalhães disse...

A tua pegadinha não ficou por lá... tentas de novo?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.