sábado, 16 de outubro de 2010

Levanta-te Portugal - O Mundo que Queremos




Pobreza zero - Escola EB2/3 de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Levanta-te Portugal - O Mundo que Queremos

Amanhã, dia 17 de Outubro, assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Neste sentido, decorreram já várias iniciativas, um pouco por todo o lado, com particular ênfase para as escolas portuguesas que fazem questão de não deixar de assinalar esta data, física e simbolicamente, levantando a sua voz e levantando o seu corpo com ela, exigindo aos governos que acabem com a pobreza extrema, pobreza extrema humana, que subsiste no Planeta que nos serve de Home.
De 15 a 17 de Outubro decorre o Levanta-te Portugal - O Mundo que Queremos.
Ontem assinalámos a efeméride na minha Escola, na EB 2/3 de Amarante.
Há quem não entenda estas actividades apontando como crítica maior o não servirem para nada, o não mudarem nada no Mundo sendo que, normalmente, estas críticas vêm de quem nada faz.
Ontem, a minha escola parou. Literalmente parou. Fez-se um minuto de silêncio. Recolheram-se alimentos que por certo chegarão a quem deles precisa. Soltaram-se pombas, símbolo maior da Paz. Os mais jovens foram alertados para este terrível problema e sensibilizados para a vergonha da existência da pobreza extrema no Mundo. Teoria e prática. Blá, blá, blá, mas com consequências práticas. Blá,blá, blá, mas seguido de acção. Gosto disto. Gosto desta Educação que se quer plena e cheia, também de sensibilização para os problemas que nos rodeiam. Só assim a Escola se cumpre plenamente. Uma escola mecanizada e desumanizada, onde apenas se despejam os conteúdos das várias disciplinas para cima de miúdos com a idade dos nossos, é praticamente igual a zero.
Ontem os miúdos ergueram a sua voz e juntos gritaram a plenos pulmões "Pobreza Zero".
Sim, é verdade que não acabará a pobreza no mundo devido à nossa acção de ontem, mas é igualmenteverdade que não deixámos passar a data em branco, não a apagámos com uma esponja, não fizemos de conta que ela não existe, que ela não está lá e que sobre ela os nossos dias escoam indiferentes.
Com isto pretendemos incutir nos miúdos a atenção para com o outro, a solidariedade que devemos praticar, a voz crítica que devemos erguer fazendo-a ouvir sem medo de represálias, o princípio que deve nortear as nossas vidas e que é a interiorização de que a acção colectiva é um somatório de acções individuais e que a acção pode começar por mim. E por ti. E pelo outro. E continuar imparável. E que juntos faremos a diferença. E, como se diz aqui na minha zona, "é de pequenino que se torce o pepino".
Ontem a minha escola ficou muito bem na fotografia. Não foi a primeira vez. Não será a última.
Por último não posso deixar de fazer um agradecimento final a uma Professora de excepção, um ser humano extraordinário em ponderação, correcção, educação, solidariedade, atenção, bondade, trabalho, persistência... e que é a alma deste evento e que se chama Alice Costa.
A Escola EB 2/3 de Amarante tem a sorte de continuar a contar com Ela e tem a sorte de se poder inspirar no Exemplo Dela.
E tenho dito.

Para ler mais sobre este evento clique aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.