sábado, 19 de junho de 2010

A Palavra a Nídia Valente

A Palavra a Nídia Valente

Colegas, amigos, colegas de amigos e amigos de colegas, pais e encarregados de educaçãoVenho hoje aqui para vos dar conhecimento de mais uma das já habituais atrocidades contra o ensino e a educação neste país: o Agrupamento de Escolas de Avelar, onde, por enquanto, lecciono, acaba de ser EXTINTO! Assim mesmo, como vocês leram. Morreu! Acabou!
Este agrupamento tem história, tem vida, tem projectos, tem uma dinâmica própria e tem, acima de tudo, alunos, professores e funcionários que merecem aquilo que todos os dias este governo nos nega: respeito!
Por uma questão de "rentabilização de recursos" (leia-se medida meramente economicista), a DREC ditou a extinção deste agrupamento. No mesmo dia, foi igualmente extinto, alegadamente pelas mesmas razões, o vizinho Agrupamento de Escolas de Ansião.Está na forja fundir estas duas unidades do mesmo concelho num mega agrupamento, como já vinha aliás sendo apregoado.
Para quem acompanha a luta travada pelos professores em momentos que marcaram lugar na história deste país, importa não passar indiferente a mais este atentado contra a educação em Portugal. Importa acima de tudo e de uma vez por todas, afirmar em alta vez e sem papas na língua que são os professores que assumem neste momento uma função que caberia por imposição ao governo: promover a qualidade do ensino e o bem estar dos alunos.Este Agrupamento está de luto. Eu estou de luto. E de luto, por nós, devem estar todos quantos ainda acreditam que é urgente recuperar o verdadeiro significado da palavra democracia.Pouco se poderá fazer para reverter a situação. Mas a manifestação da nossa angústia, da nossa revolta e indignação será talvez o primeiro passo para eventuais formas de luta às quais não nos furtaremos.Para tanto, contamos com a vossa solidariedade. Precisamos de sentir o vosso apoio. Para isso pedimos, por enquanto, que visitem o nosso blog, (http://peloagrupamentodeavelar.blogspot.com/) entretanto criado, e nos deixem as vossas palavras de apoio. POR FAVOR divulguem este endereço por todos os vossos contactos, para que seja amplamente conhecido mais este atentado que só empobrece a educação, a liberdade, a democracia.
A todos quantos nos quiserem deixar uma mensagem de alento, desde já o nosso agradecimento.
Nídia Valente
Professora do Quadro do ex-Agrupamento de Escolas de Avelar, pouco disposta a calar-se, terceiro nome na listagem de professores resistentes in "Escolas do lado certo"!
Daqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.