quarta-feira, 14 de abril de 2010

Olha, Olha! Querem Ver Que Estão a Acordar?

Olha, Olha! Querem Ver Que Estão a Acordar?

Colegas:

Para não variar, os concursos, para este ano, estão a dar barraca!

É imprescindível que todos, Dirigentes e Delegados Sindicais, mobilizem os colegas, nomeadamente os contratados, para eventuais lutas que tenham de acontecer.
Eles que se sindicalizem, que se mantenham enquadrados e contactáveis pois poderão ter que vir a lutar pelos seus direitos e pela justiça nas colocações.

A história conta-se depressa:

1 - A anterior equipa ministerial decidiu deixar "armadilhado" o D.L. 51/2009, incluindo o factor ADD, com as bonificações para os "Exc." e Mto Bom" na graduação profissional. Essa inclusão foi objecto de chantagem: não ficaria se a "Plataforma" desmarcasse a greve anunciada. Não tendo havido cedências, ficou consagrado, com a ressalva do concurso de 2009, ficando o "petisco " para quem viesse a seguir.
2 - Desde as primeiras reuniões com a actual equipa ficou assente, com a acordo do ME, que essa situação teria de ser resolvida.
3 - Com o compromisso do Concurso Nacional para 2011, entendeu-se também que a legislação deveria ser profundamente alterada, conforme foi publicitado pela FENPROF.
4 - Restava, assim, este concurso de 2010, para o qual o ME ficou de encontrar uma solução.
5 - Essa solução deveria passar pela prorrogação do nº 1, do artº 6º (norma transitória que, por sua vez, adia a aplicação do novo artº 14º - cálculo da graduação profissional, que já contempla as bonificações da ADD) do D.L. 51/2009, de 27 FEV. A maneira como o fazem não deverá ser um problema dos professores.
6 - Face à confusão gerada nos primeiros acessos à aplicação informática, de que a FENPROF já deu conta em comunicado, é urgente e temos vindo a exigi-lo, eliminar os campos referentes à avaliação do Desempenho, do concurso.

Foi dado ao ME um prazo até às 16h00 de hoje, para resolver a situação; se tal não acontecer, estão já equacionadas formas de luta a que os professores terão de aderir rapidamente e em força, sob pena de ser mesmo aplicado e condicionar a sua retirada, nos concursos de 2011.
Face a isto, temos mesmo que "acordar" os colegas, lutar o que for necessário, já que esta situação poderá vir a aplicar-se a todos.

Mantenham-se atentos às notícias.

Rui Sousa
Delfina Sistelo

Nota - Com os meus agradecimentos ao João Vasconcelos.

3 comentários:

Rui Valente disse...

Olá Anabela!
Vou contar-te um segredo ...
Já não há pachorra!
As coisas vão caindo, caindo, caindo ...
Eu, desculpa dizer isto, já tirei o cavalinho da chuva. O "gajo" constipa-se e depois?
Até já oiço "ferrenhos" anti-avaliação a dizer que vão solicitar aulas. Força! É para a desgraça, é para a desgraça!
Estou naquela posição que tenho de andar caladinho (em respeito aos colegas), porque não sou exemplo para ninguém. Nem para o gato.
Pedem-me a opinião: o destino é vosso. Não se deixem comer por "lorpas". Só isso.
Farei tudo para protegê-los, mesmo que isso implique dormir com o inimigo. O resto, fica dentro de portas. "Boua Noute", que já falei demais sobre este assunto, em relação ao que "me" prometi há quase 10 meses.

Anabela Magalhães disse...

Ficou por aqui perdido este comentário...
E subscrevo a tua falta de pachorra. É que a minha também já se foi!
Porra, que ninguém merece isto!
Bj

Anabela Magalhães disse...

É certo que já não há pachorra, Rui! :)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.