quinta-feira, 25 de março de 2010

Novas da ESA


Manif - 30-5-2009 - Lisboa - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Novas da ESA

Soube-as um dia destes, fresquinhas. Hoje voltei a elas, às novas, fresquinhas.
Pois não é que na ESA, aquela minha ex-escola sui géneris de onde saí o ano passado, não bastando ter de justificar cada negativa dada, aluno a aluno, caso a caso, agora engendraram o mesmo para todos os cincos atribuídos aos alunos no final de cada período?
Não sei de que cabeça tortuosa saiu tal imbecilidade, nem quero saber. Não sei se os neurónios que pensaram tamanha enormidade são neurónios de professor, ou não, e nem quero saber.
Quero é deixar aqui uma sugestão a seguir e a implementar já no 3º período - Justifiquem cada 1, cada 2, cada 3, cada 4 e cada 5 para aumentarem ainda mais as papeladas e afogarem-se de vez nelas!
Triste é a Escola que percorre estes caminhos. Não são os meus.
Por isso me separei dela. E deles.

Clapinho... mas que bem se está no campo...

14 comentários:

Em@ disse...

há cada calhau pensante ehehehe ouvi de outras também!porca miséria.'tou doentinha.:(

Anabela Magalhães disse...

kakakakaka... é mesmo!
Mas que idiotice!
E olha também estou... com sinusite, cheia de tosse, perdi a voz... tás a ver a figureta a dar aulas? O que vale é que os meus alunos me respeitam, ou seria de todo impossível leccionar!
E tu? O que tens?

Em@ disse...

o mesmo que tu, com as alergias a complicarem o quadro. não aguento as dores de cabeça e os olhos. hoje só falei perto do 1/2 dia.este ano não fiz o tratamento da imunoalergologia e ainda não tinha tido nenhuma crise e agora veio tudo junto.
as melhoras
besito

Anabela Magalhães disse...

Ah! E estou cheia de dores de garganta. Nem sei como me esqueci...
Pois também eu ainda não tinha tido qualquer crise este ano...
Porca miséria, Em@!
E amanhã lá estou na escolinha às 8:30, para sair definitivamente lá pelas 18:30... com sorte...
Já introduzi as notas no sistema só que ainda não fiz mais nadinha e ainda me falta tanto para a DT!!!
Porca miséria mesmo, que amanhã vai ser duro!
Bjs e as melhoras

Rui Valente disse...

Olá Anabela.
Como estamos em pleno tempo pascal, apenas posso proclamar:
- JESUS!!

Elsa C. disse...

Olá, Anabela.

Como sabes não tenho o nível do Ensino Básico. Mas o que se comenta mais são os famosos "planos de desenvolvimento" para alunos de nível 5!De facto, nunca tinha ouvido tal medida.
Parece-me que o Ricardo dispensou bem os iluminados planos.
Por acaso, e na sequência do teu post sobre a aplicação de critérios de avaliação em várias escolas, começo a achar que há positivas que mereciam uma devida fundamentação...não é este o caso.

Bj

Anabela Magalhães disse...

Balham-nos os deuses, todos, Rui, que isto já não vai lá só com um!
Bj

Anabela Magalhães disse...

Eu sei bem que não tens, Elsa, mas sereis enredados por estas idiotices com a escolaridade obrigatória a chegar ao 12º ano. Ou põem cobro a estes disparates ou sereis enredados neles.
Quanto à obrigatoriedade de um plano de desenvolvimento por cada 5atribuído acho igualmente disparatado. Acho que os planos de desenvolvimento deveriam ficar para casos excepcionais de cincos que, como sabes, não são todos iguais. Quanto a instituir a sua obrigatoriedade... absolutamente disparatado! Mas o mundo está cada vez mais perturbado e confuso, não é assim?
Nem falei sobre isto no post porque para disparates já chega!

Rui Valente disse...

Olá Anabela!
Vou meter-me no "barulho" porque há algumas confusões no domínio da aplicação dos Planos A, B, C, etc.
Primeiro, aconselho a leitura do Despacho 50/2005 que regulamenta esta "história" dos Planos.
Segundo, não está escrito em lado algum a obrigatoriedade de accionar qualquer Plano de Acompanhamento, Recuperação ou Compensação. E, que eu saiba, nenhuma Direcção está acima da Lei, nem pode ir contra essa lei.
Nomeadamente, no caso do Plano de Desenvolvimento, que mal vem ao mundo se não for accionado? Por acaso, será por isso que o aluno vai deixar de ter 5 a tudo ou quase tudo? Vai deixar de ser inteligente e estudioso? Para mim, vai piorar, porque pode encontrar técnicos que não percebam nada do que é "desenvolver". Mais vale estar quieto e definir as estratégias dentro da Direcção de Turma.
Nos casos dos Planos de Recuperação ou Acompanhamento o tratamento é diferente. Um, porque envolve a possibilidade de recuperar atrasos e evitar retenções (estou a referir o campo meramente pedagógico, que é o que interessa). O outro, porque é obrigatório! Este sim.

Rui Valente disse...

Prometo que não a aborreço mais por algum tempo.
Não resisto a divulgar este "link".
Porque, para mim, Jorge de Sena é o "maior"!
Aqui vai ...

http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2010/03/este-livro-que-ele-vos-deixou.html

É desaconselhável a sua leitura, a pessoas muito sensíveis, situacionistas e puritanas. Não é cumulativo.

Anabela Magalhães disse...

Mas é claro que o legislador não colocou em lado nenhum a obrigatoriedade de tal idiotice! Não que não fosse possível, que eles tiram-nas todos os dias da cartola, mas por mero acaso não colocou.
Só que aquela minha ex-colinha tem a mania de ser original e avant-garde na asneira e foi assim que decidiram e está decidido!
Não há mais paciência, Rui!

Anabela Magalhães disse...

Mas qual aborrecer, Rui! Deixa rasto sempre que te apetecer.
E obrigada pelo link... lá vou espreitar...

Rui Valente disse...

Passem, às vezes, pelo XI ...
Fico contentinho e aconchegado.
Não é maçador, acho, e ponho umas musiquinhas da velha guarda.
"Thank You!"
http://umxi.blogspot.com

Anabela!
Outro dia falou da Galiza. Também tenho por lá (Lugo) uns primitos em 2º e 3º grau. Mas, perdi-lhes o rasto ...
Já me apercebi que é mais da terra, que do cimento. Eu sou um pouco às avessas. Porque vivo todos os dias à beira da terra.
Mas, há uma cidade galega, que não pode passar incólume. A Coruña!

Já lá fui tão feliz! Agora, não posso ... contas de outro rosário. Um dia explico.
Por falar em Galiza, este ano é Xacobeo!
www.xacobeo.es/

Um Xi!
Rui Valente

Anabela Magalhães disse...

Não tenho tido tempo para passar, confesso. Ando adoentada e esta semana foi de doidos, com trabalho até às pontas dos cabelos!
Mas vou passar. Já sabes que com gosto.
E é verdade que sou mais da Terra, muito embora também ame algum pouco cimento...
E a Coruña é mui bela...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.