terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Se bem me lembro...

Se bem me lembro...

Se bem me lembro
in illo tempore
eu era um rapazito
sonhador
que fazia projectos
e estudava
para a um lindo domingo
obter um canudo de engenhoso,
depois fui de bibe pra ambiente,
ambientei e desambientei,
era o predilecto do meu conterrâneo
católico Guterres,
não sei de tios ou primos
que mais fizessem por mim
do que eu próprio,
«sempre no meu ambiente...»
Como era um pão ou um gatão
subi ao estrelato e deixei
o Alegre triste de meus dias;
más línguas disseram que eu tinha
um aparelho de jeito hitleriano
gobellsistico que me cuidava
a imagem e me injectava em todos
os canais televisivos;
e a remoques, como bom Citzen Kane,
mudava de assunto...
Agora estão prestes a dar-me
um pontapé, e eu convenço-os
de que vai uma crise global
que nada tem que ver comigo.
Assim me encontro pronto
para servir-me de novo mandato,
pese a professores abaixo de cão
que juraram a pés juntos
QUE JAMAIS VOTARIAM EM MIM!!!
CONTO INDEFECTIVELMENTE COM TODOS OS QUE GOSTAM DE SER ENGANADOS
COM PROMESSAS!!!
Para quê cumprir promessas?
O barco afunda a pique, e quando todo for a fundo
do fosso, ninguém se lembrará de mim,
será então que me esquecerei
das patifarias
verdadeiras que fiz
e me deram sumo gozo dilectante.
Assinado,
Nem Filósofo,
Nem Médico,
Nem Futebolista Brasileiro,
mas Portuga Engenhoso como Quijote Cavalheiro
de... triste figura.

Ângelo Ôchoa

4 comentários:

EMD disse...

Bravíssimo, Ângelo!

Anabela Magalhães disse...

Bravíssimo mesmo, Elsa!

www.angeloochoa.net disse...

Elsa e Anabela (e o(a)s mais...)
... Oferece-se-me um só comment (a parafrasear Camões) sobre o tratante que pretextou meu poemeto d' ontem: 'puras verdades...' pelo tratante 'passadas...' 'oxalá...' para bem de todos nós 'foram fábulas sonhadas...'

Anabela Magalhães disse...

Oxalá!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.