terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Rabanadas


Rabanadas - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães


Rabanadas

Não é usual falar aqui de receitas e outras coisas que tais relacionadas com cozinha, a não ser para postar as minhas aventuras/desventuras na dita. Por isso o post de hoje, intitulado "Rabanadas", é uma excepção completa e absoluta a vários níveis.
Confesso que as rabanadas saem-me tão bem que no fim ataco sempre uma ou duas. As minhas acho-as simplesmente deliciosas, antes não me soubessem tão bem!, e por isso partilho uma receita que se faz em três tempos.

Ingredientes

1 Cacete
Leite
Açúcar
Casca de limão
Ovos
Canela em pó
Vinho do Porto (facultativo
Óleo

Execução

Parte-se o cacete da Padaria Pardal... kakakakaka... ok, pode ser de outra padaria qualquer... em fatias grossas.
Coloca-se o leite a ferver com a casca de limão e o açúcar, em maior ou menor quantidade, consoante o gosto e a linha o permitir. Pode, ou não, juntar o Vinho do Porto.
Entretanto bata muito bem os ovos inteiros, comece por quatro, se precisar de mais acrescente posteriormente.
Logo que o leite levante fervura, vá colocando as fatias de cacete num prato fundo e regue-as como o leite a ferver. Deixe demolhar até ficarem bem encharcadas. Retire-as com uma espátula, com cuidado, passe-as por ovo e coloque na sertã a fritar.
Logo que estejam louras, retire-as, escorra-as e polvilhe-as com uma mistura de açúcar e canela em pó.
Coma imediatamente. Uma, duas...
E bom apetite!

14 comentários:

maria eduarda disse...

Por isso, a minha irmã que mora em Lamego me diz que as rabanadas fá-las ela. Diz ela que aqui não há cacetes, e que sem estes, as rabanadas não são tão boas.
Adoro comer rabanadas!


Beijinho

www.angeloochoa.net disse...

Minha Otília companheira disse que é mesmo assim que as faz. kakaka:)
Só o Vinho do Porto é que por cá não consta:)
Mas deve ser bom... Até Bento xvi ia gostar ... se as provasse ... uma ou duas... ou tês! Kakaka!
Parece que além do fraquinho pela música... Ouviste que ele o Bento não do Sporting lançou um cd ou dvd... também se lhe inclina a teologia para o VINHO DO PORTO que Paião cantou..

Ricardo Pinto disse...

Hoje em dia já há formas mais saudáveis dona Anabela.
Ai os fritos!

Ricardo Pinto disse...

Em vez de fritas tente pô-las a gratinar no forno. Uma delícia e mais amiga do colesterol para quem o tiver, claro, e sem ser. Acho que pelo Natal as pessoas exageram nos fritos!

Ricardo Pinto disse...

Eu gosto das rabanadas mais expessas e regadas com molho à base de mel, vinho do porto e canela. Para a semana começam a surgir esses aromas, que convinhamos, são óptimos!
Pronto é uma vez no ano, mais a passagem de ano, mais os reis... kakakaka
O que vale é que eu e a Anabela podemos comer, comer e não engordamos. Gente «fina» não engorda! jajajaja

Anabela Magalhães disse...

Rabanada que se preze é feita com cacete, Dudú!
Guarda lá o vosso excelente pão para a deliciosa Sopa à Alentejana!
Bjs

Anabela Magalhães disse...

Sua Otília companheira fá-las por certo ainda mais deliciosas do que as minhas, Ângelo!
Quanto ao resto... não ouvi...

Anabela Magalhães disse...

Sim, eu sei, Ricardinho, depois vejo-me aflita a limar o pneuzinho!
Mas bolas, a gente também de ter uns "miminhos" de quando em vez, não é assim?
Além de que analíticamente estou muiiiito bem! Nada de castrol e outras coisas afins!
Mas estás correcto, podem ir ao forno, receita da minha amiga Alexandra Bento, Presidenta dos Nutricionistas Portugueses!

Anabela Magalhães disse...

E sim, "gente fina não engorda!" Kakakakaka

EMD disse...

Até babei! Rabanadas e sonhos. Hummmmm
Com a fome com que estou... que ainda nem almocei! :(

Anabela Magalhães disse...

É como eu fico a olhar para elas!
Vai daí, faço-as e depois pumbas! ataco-as! Kakakakaka
Ai meus deuses que vou ter de saltar à corda!

maria eduarda disse...

Ai rabanadas e sonhos...hummmmmmmm!
Depois salta-se à corda, fazem-se umas caminhadas e pronto. Ou então começamos a ter uma alimentação cuidada. Não é assim?

Anabela Magalhães disse...

Pois lá terá que ser, Dudú! Kakakakaka

Marilia Soares disse...

Anabela são sa minhas preferidas pois já experimentei n receitas ...mas as tuas pardalejam as minhas não ....não há dúvuda que o belo cacete da padaria Pardal deve ter algo muito especial...conta lá.

olha lá,quentinhas eu como mais que duas...daí seres tão elegante.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.