domingo, 27 de dezembro de 2009

Presépio de S. Gonçalo



Presépio de S. Gonçalo

Hoje partilho o presépio que me encantava em miúda.
Todos os anos, quando já cheirava a Natal, lá aparecia ele na igreja de S. Gonçalo com as suas imagens enormescas que me deixavam perfeitamente extasiada e me alimentavam a imaginação concentrada naquelas figuras, lindas e quase mágicas, que compunham aquela história distante daquele Menino nascido lá longe, em Belém. A Nossa Senhora, o S. José, o burro, a vaca, o Menino deitado sobre as palhinhas, os Reis Magos, os pastores, os rebanhos de ovelhas grandes e pequeninas... e eu às voltas e voltas observando e imaginando sem dali querer sair.
A igreja de S. Gonçalo foi um local mágico que me enriqueceu a infância.
Falo do tempo do padre Morais, que casou os meus pais, que me baptizou, e que ainda hoje vejo subindo a minha rua, trajado a rigor, abrindo o missal, entregando-me santinhos que continuo a guardar com carinho, passados todos estes anos.
E eis que chega um novo padre, muitos anos depois, Gonçalo de seu nome, e eis que o presépio desaparece da igreja e não mais volta a dar um ar da sua graça.
Por onde anda ele?
Por que não encanta miúdos, hoje, atraindo-os como um íman para o seu interior?

5 comentários:

www.angeloochoa.net disse...

...Lá verás também morto de luta o lobo oxa de gubbio do amigo pai francisco, morto da luta e no mais escondido esconso entre animais o milagreiro lobo destilando da boca ensanguentada da vida o doce mel da charitas! bom natal anabela de todas as infâncias te deseja o angelinho demasiado lido mais ainda vivido c/ um bjn e um sorriso kakaka (o angelinho tb é lobão!)

www.angeloochoa.net disse...

...Lá verás, também, morto da luta, o lobo, oxa, de Gubbio, do amigo, pai, Francisco, morto da luta… E no mais escondido esconso, sumido e apagado entre os demais animais, o milagreiro lobo, destilando, da boca, morto e ensanguentado da vida, o doce mel da Charitas! Bom Natal, Anabela, das todas as infâncias, é quanto te deseja o Angelinho, demasiado lido, mas mais, ainda assim,vivido.

C/ um bjn e um sorriso kakaka…

(E esta, enh?! (Dizia outro) O Angelinho também é lobão!)

Joaninha disse...

Olá
Tal como tu também sempre me senti atraída por presépios de figuras gigantes. Desde miúda que gostava muito de ir, na época de Natal, ao S. Bento da Porta Aberta em Terras de Bouro. Lá existia um presépio onde me demorava a contemplar e a imaginar histórias. Hoje ainda gosto de lá ir mostrar o presépio às minhas filhas. É inexplicável...
Beijinhos..

Anabela Magalhães disse...

Olá Ângelo!
Não, o Angelinho não é lobão! Kakakakaka

Anabela Magalhães disse...

Sê bem vinda, Joaninha!
Pois temos estas memórias em comum. Eu deliciava-me com este presépio, "enorme" para uma fedelha de tenra idade, que povoou a minha infância, e a enriqueceu, e que desapareceu da igreja de S. Gonçalo.
O que também me parece inexplicável!
Beijinho

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.