quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal de Quem?

Natal de Quem?

Mulheres atarefadas
Tratam do bacalhau,
Do peru, das rabanadas.

- Não esqueças o colorau,
O azeite e o bolo-rei!
- Está bem, eu sei!
- E as garrafas de vinho?
- Já vão a caminho!
- Oh mãe, estou pr'a ver
Que prendas vou ter.
Que prendas terei?
- Não sei, não sei...

Num qualquer lado,
Esquecido, abandonado,
O Deus-Menino
Murmura baixinho:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?

Senta-se a família
À volta da mesa.
Não há sinal da cruz,
Nem oração ou reza.

Tilintam copos e talheres.
Crianças, homens e mulheres
Em eufórico ambiente.
Lá fora tão frio,
Cá dentro tão quente!

Algures esquecido,
Ouve-se Jesus dorido:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?

Rasgam-se embrulhos,
Admiram-se as prendas,
Aumentam os barulhos
Com mais oferendas.
Amontoam-se sacos e papeis
Sem regras nem leis.

E Cristo Menino
A fazer beicinho:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?

O sono está a chegar.
Tantos restos por mesa e chão!
Cada um vai transportar
Bem-estar no coração.

A noite vai terminar
E o Menino, quase a chorar:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
Foi a festa do Meu Natal
E, do princípio ao fim,
Quem se lembrou de Mim?
Não tive tecto nem afecto!

Em tudo, tudo, eu medito
E pergunto no fechar da luz:
- Foi este o Natal de Jesus?!!!

João Coelho dos Santos in Lágrima do Mar – 1996
Post retirado do
Clube dos Rotários da Póvoa do Varzim
Via Cristina Ribas

6 comentários:

Hélio Matias disse...

Não conhecia.
Achei muito muito interessante (há-de haver uma palavra melhor, porque esta ao pé do POEMA...é desinteressante)!
Mas quando abri o blog foi para escrever simplesmente...FELIZ NATAL...VOTOS DE SAÚDE...PARA A ANABELA E FAMÍLIA!

Marise von disse...

Anabela,

Ainda estou preparando a ceia de Natal...Natal de quem?
Nos leva refletir e mudar algumas atitudes.
Um Feliz Natal pra você e toda a sua família.
Abraços e uma noite abençoada nesse
Natal.
Marise.

Uma coisa como que assim disse...

Foi! Foi este o Natal de Jesus.
O meu não. No meu Natal olho por quem tem fome e por quem tem frio. Não, não me limito às palavras. Pergunta qual foi o jantar de natal nos Rotários e quais os restos que distribuíram.
Chega de hipocrisia.

www.angeloochoa.net disse...

Natal 9º após o 2000º Natal:

Nenhum nome outro nos foi dado, para que salvos sejamos,
A não ser o dulcíssimo nome de Jesus;
A que nos Céus, na Terra, nas Profundas, ao suavíssimo nome de Jesus,
Todo o joelho se dobre.

Só um voto fica aqui, sabendo embora que por louco me tomarão por ele…
Embora… Embora…:
-- UM AMANHÂ SEM NUVENS!!!

Paz e Bem, Amiga!

Nota a posteriori:

Também do meu presépio (deu por isso esta tarde a minha companheira)
Desapareceu de entre as figurinhas de barro a pequenina figurinha do Menino Jesus.

Como vamos então viver este Natal 2009º,
Se nos falta o Menino Deus?

bugsnaEDucação disse...

Amanhã vou-to copiar, que é lindo. Acredite-se ou não!
Beijoquinhas, querida Anabela.

UNIVERSIDADE MAIS PÚBLICA: UMA ESTRATÉGIA DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR disse...

Estou seguindo o seu blog porque o achei interessante. Se for possivel, dê uma passadinha no nosso. Feliz Natal

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.