quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Campanha de Troca de Lâmpadas



Campanha de Troca de Lâmpadas

A protecção do ambiente é uma preocupação da Humanidade

"O Ministério da Economia e da Inovação e o Ministério da Educação, com o apoio do FAI* e da EDP, estão a promover uma acção nacional de distribuição gratuita de 2,5 milhões de lâmpadas eficientes.
Esta iniciativa insere-se no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética e promove a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras, porque a iluminação é responsável por cerca de 10 a 15% do consumo total de electricidade de sua casa.
A escola, como espaço de aprendizagem e de desenvolvimento de competências, sensibiliza os alunos para os problemas ambientais que afectam o nosso planeta e para os comportamentos que cada um deve adoptar para a preservação do ambiente.
A campanha de trocas de lâmpadas é mais uma forma da escola envolver os alunos e a comunidade na defesa do nosso planeta. Associe-se a esta campanha e, com o seu gesto, contribua para reduzir o consumo de energia e para promover o desenvolvimento sustentável."

*Fundo de Apoio à Inovação

Esta campanha de troca de lâmpadas decorreu, durante toda a semana, na EB 2/3 de Amarante e terminará amanhã. Os miúdos deveriam levar para a Escola uma lâmpada incandescente e, em troca, levariam para casa quatro lâmpadas economizadoras.
Hoje visitei uma turma de 6º ano e fotografei a operação de troca das lâmpadas que, naquele caso, foi um sucesso. Presumo que nas outras turmas os miúdos também tenham participado e colaborado activamente para o êxito da iniciativa.
Todos os pequenos gestos que visam a poupança energética são bem vindos.
A bem das gerações futuras.

Nota - No estado em que o Estado está só espero que não surja nenhum escândalo à volta destes 2,5 milhões de lâmpadas agora distribuídos gratuitamente! É que as verbas envolvidas devem ser bastante apreciáveis, e apetecíveis, para um comum mortal destes que abundam aqui pelo rectângulo e que, curiosamente, partilham um passado comum: algures foram políticos!

2 comentários:

maria eduarda disse...

Só tenho dessas lâmpadas cá em casa, estou no bom caminho...
bj

Anabela Magalhães disse...

Estás.
Eu já substituí algumas aqui em casa. Até fiz um post sobre isso, neste blogue, alertando para essa necessidade.
É chegada a hora de trocar as restantes.
Vou meter pés ao caminho.
:)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.