quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Aminetu Haidar



Aminetu Haidar

A lutadora saharauí cumpre, nesta Quinta feira, o 32º dia de greve da fome numa cama de hospital. Na vigília do Porto foi distribuído um apelo a que o governo português interceda. O Congresso espanhol aprovou finalmente uma resolução em que critica Marrocos. Aminetu Haidar foi hospitalizada, a seu pedido, durante esta madrugada. O internamento foi provocado por fortes dores abdominais, vómitos e náuseas. A activista saharauí mantém a greve da fome no hospital, estando a ser hidratada apenas com água, sem receber soro. Aminetu Haidar cumpre nesta Quinta feira 32 dias de greve da fome, o mesmo número de dias que cumpriu quando foi presa em Marrocos em 2005. Na vigília de solidariedade realizada nesta Quarta feira no Porto foi distribuída uma carta aberta onde é pedida a intervenção do governo português no sentido de pressionar as autoridades marroquinas, para que a activista saharauí "possa finalmente regressar e juntar-se aos seus no seu país". O apelo, que será entregue na próxima Sexta feira no Governo Civil do Porto, é subscrito, entre outros pelos escritores valter hugo mãe, Richard Zimmler e Regina Guimarães, pelos médicos Albino Aroso e Júlio Machado Vaz, pelo advogado Mário Brochado Coelho, pelo músico Miguel Guedes, pelo artista plástico Ângelo de Sousa e pelo professor universitário João Teixeira Lopes. Nesta Quarta feira, o Congresso espanhol aprovou, finalmente, uma resolução que critica a atitude de Marrocos. Fernando Peraita da Plataforma de apoio a Aminetu Haidar, em declarações ao jornal El Pais, salientou que na resolução "se pede que Marrocos aceite Aminetu e lhe devolva o passaporte", o que é uma novidade, e sublinha também que na resolução se fale do direito à autodeterminação e se pede a que a missão da ONU no Sahara "aceite entre as suas funções o controlo e vigilância dos direitos humanos no Sahara Ocidental, tornando-o extensivo aos acampamentos de refugiados". Para o próximo Sábado está convocada uma manifestação ibérica de solidariedade com Aminetu Haidar em Madrid, às 12h na Pr. Cibeles. Em Portugal há inscrições p/ autocarro por email
Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou tel. 969891050."
Daqui.
Via Em@.

4 comentários:

Avó Pirueta disse...

Sabes, Anabela, às vezes é mais importante gritar por socorro do que acudir ao perigo sem meios. Por isso dou o devido valor aos teus gritos de clamor contra as injustiças, quando, de facto, as não podes resolver com a tua acção individual.
Força, Camarada! Que nunca te faltem as forças para teclares, gritares, para nos emocionares.
Não consigo encontrar o blogue do Clap. Que se passa? beijinho, Avó

Anabela Magalhães disse...

Boa noite Maria do Carmo!
Obrigada pelas tuas palavras de apoio. A acção individual por vezes tem consequências extraordinárias! É importante persistir, se a razão está do nosso lado.
Que nunca te faltem as forças também a ti.
Quanto ao Clap podes encontrá-lo neste endereço http://harpaedanca.blogspot.com/
Mas ele anda preguiçoso de carago! Kakakakaka
beijinhos

maria eduarda disse...

Saara Ocidental
Aminetu Haidar vai regressar a casa
O protesto pacífico surtiu efeito. A activista pela independência do Saara Ocidental que está em greve de fome há 32 dias deverá em breve regressar a casa, depois de ter sido expulsa por Marrocos, revelou o primeiro-ministro espanhol em primeira mão a Pilar del Río, mulher de José Saramago.

in "Sol".

Anabela Magalhães disse...

Gracias, Dudú! Já lá vou colher a informação! Então não é que parte desta batalha está já vencida? E é que colocou de novo o problema do Sahara Ocidental na ordem do dia.
Grande mulher!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.