sábado, 21 de novembro de 2009

Sala de História


Sala de História - 29/10/09 - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Sala de História - 30/9/09 - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Sala de História - 28/9/09 - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Sala de História

A Sala de História encontra-se em constante evolução.
Bem sei que o grande impacto desta sala se faz sentir sobre os meus alunos do 7º ano de escolaridade, o que tem toda a lógica, pois não tem havido aula em que eu não pegue nas chaves dos armários e de lá tire peças, ou réplicas disto e daquilo, que provocam um efeito tal de estica pescoços e arregala olhos que ficam prestes a saltar das órbitas que me deixam verdadeiramente deliciada.
A ver vamos se este conforto e entusiasmo se repercutirá nas notas dos testes que estes alunos realizarão durante a próxima semana, sendo certo que estes alunos têm, no geral, bastantes dificuldades.
Mas, tal como estava a relatar, a Sala de História encontra-se em evolução acelerada desde o início do ano lectivo e humaniza-se cada vez mais a cada dia que passa.
Agradeço ao senhor Pinto, auxiliar desta Escola e um autêntico 112, eficaz e certeiro na execução de pequenos e grandes trabalhos de recuperação e manutenção da EB 2/3 de Amarante. As prateleiras dos armários estavam abauladas, devido ao grande vão. Com peso o problema agravar-se-ia. "Sr Pinto não se arranjará por aí umas ilhargas? Foi só tirar as medidas... e as ilhargas lá me apareceram na sala.
E os armários, de praticamente vazios, apresentam-se agora praticamente cheios com um espólio que é meu e que aqui ficará em depósito até à minha reforma, ainda que esta se apresente muito longínqua no meu horizonte. Aqui estão alguns dos meus fósseis. Aqui estão as minhas amostras de sílex apanhadas no Sahara Ocidental para que eles possam aperceber-se das características tão especiais desta rocha que a fez uma das preferidas para a lascagem de instrumentos líticos. Aqui estão as minhas cassetes vídeo, que com tempo, e após compra de aparelhagem por parte da Escola, serão gravadas em suporte mais adequado e seguro. Aqui estão livros e mais livros, enviados pelas várias editoras ao longo de anos, que agora apoiarão as pesquisas dos alunos para trabalhos individuais ou de grupo. Aqui estão as minhas réplicas de esculturas do Paleolítico e do Neolítico. Aqui está o meu rolo de verdadeiro papiro, feito nos dias que correm mas à maneira dos antigos egípcios. E os papiros pintados que me foram oferecidos pela minha sobrinha Mel e pela minha grande amiga P. C. e por elas comprados aquando das suas visitas ao Egipto. Aqui está a miniatura de sarcófago em pedra que me foi oferecida pela minha cunhada C. E para aqui irá tudo o mais que eu conseguir, nos anos mais próximos, decorrente das minhas visitas a museus por esse mundo fora, ou das generosas dádivas de amigos e familiares, tudo o que seja interessante para apoiar as aprendizagens dos meus alunos mantendo-lhes os olhos a brilhar de puro entusiasmo.
Por agora tudo isto ficará em depósito na Sala de História da EB 2/3.
Depois, se a minha estadia decorrer consoante o previsto, por aqui ficará em definitivo.

3 comentários:

Raul Martins disse...

Um simbiose perfeita entre a fotógrafa e as fotos (e o que representam); quem vive em quem? Tu na história ou a história em ti?
.
Continuas a deixar um pouco de ti em tudo o que fazes e em tudo o que acreditas.
.
Carpe diem!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pelas tuas palavras, Raul!
Este projecto tinha ficado para trás, aquando da minha colocação na árida ESA, onde permaneci durante quatro longos e duros anos de verdadeiro desterro e onde só arranjei forças para continuar em alunos espectaculares que por lá tive.
Agora voltei ao ninho. E estou apostada em torná-lo tudo menos árido.
Beijinho

Anabela Magalhães disse...

Ah! E é que não consigo fazer as coisas de outro modo...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.