sexta-feira, 27 de novembro de 2009

"Qual será o interesse superior?



"Qual será o interesse superior?"

sexta-feira, 27 de Novembro de 2009

Qual será o interesse superior?

a) A SIC mostrou e tornou público um relatório, encomendado pela União Europeia, em que o Ministério do Ambiente e os institutos adjacentes que vergonhosamente guardaram em segredo. Em Julho deste ano um relatório foi entregue a estas entidades públicas. Contudo, o conteúdo deste relatório só em Novembro foi revelado, devido a uma reportagem da SIC.
O artigo em destaque nesta edição do jornal "O BASTO" revela o conteúdo e as circunstâncias que envolvem este relatório internacional sobre o nosso(?) «Programa Nacional de Barragens». As conclusões deste estudo não são favoráveis ao Estado Português e ao modo como este conduz o programa. Para clarificar, basta expor algumas conclusões do relatório:

1. Se Portugal construir todas as barragens que pretende, não será possível ao País cumprir a legislação europeia relativa à qualidade da água, o que poderá levar à aplicação de sanções contra Portugal a partir de 2015;
2. tendo em conta a relação custo/benefício, os especialistas europeus dizem que “não se compreende” a decisão do Governo sobre as barragens.

Estas conclusões vão em encontro às evidências divulgadas por vários movimentos e associações da sociedade civil.

(...)

Em conclusão:
O que os "especialistas" políticos e de empresas de produção de energia apregoavam sobre os benefícios e a "protecção" ambiental do «Programa Nacional de Barragens» não se ajusta ao relatório independente encomendado pela União Europeia. O que os "especialistas" políticos apregoavam no encerramento das linhas ferroviárias estreitas (como a linha ferroviária do Tâmega) não se ajusta à realidade da ferrovia em Espanha (nenhuma linha estreita foi fechada e é usada, com sucesso, como factor de desenvolvimento). A linha ferroviária e as barragens são temas em que a realidade interroga: qual será o interesse comum a comandar, o nosso ou o deles?

Marco Gomes in O BASTO -20 de Novembro de 2009
Publicada por Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega em 18:40

2 comentários:

www.angeloochoa.net disse...

Sobre o Tâmega o Olo o Ovelha o Tua o Sabor sabemos bem amiga que para «eles» só conta o acrescer do cifrão seu e dos seus (amigos) e nós os portugas as pagamos todas por tabela... Matam-nos, amiga!

Anabela Magalhães disse...

Pois sabemos. :(
Mortos somos menos dispendiosos... mais sobra para robalos... ou será roubá-los?!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.