sábado, 14 de novembro de 2009

Páginas Web - Google

Páginas Web - Google

A minha primeira página de recursos pedagógicos, em PowerPoint, viu a luz do dia em Julho de 2007 e resultou da resposta aos pedidos insistentes, por parte dos meus alunos à época, para que publicasse os recursos que ia elaborando para as minhas aulas de História.
Pois esta página, que ainda pode ser visitada em http://anabelapmatias.googlepages.com/home, tem os dias contados. Não por mim, mas pela Google.
Com efeito, entraram em contacto comigo via e-mail, já há uns bons meses, informando-me do desaparecimento dos sites alojados no googlepages e da sua substituição pelos sites alojados em googlesites. Informaram-me ainda que se encarregariam da migração dos conteúdos e pediram-me apenas que os gravasse porque na migração poderia perder algum conteúdo.
Confesso que não gosto de deixar o destino de páginas que são minhas nas mãos de desconhecidos e este último Verão resolvi meter pés ao caminho, que continuo a gostar deles, e resolvi explorar as novas páginas da Google que encontrei muito mais versáteis que as anteriores e a possibilitarem uma arrumação de conteúdos muito mais lógica e confortável.
É claro que não sendo de informática, e não tendo grandes conhecimentos nesta coisa das páginas web, tenho andado para aqui literalmente às apalpadelas, completamente só, experimenta daqui, limpa acolá, caixote do lixo com isto, aproveito só aquilo, até compreender o mecanismo da coisa e estabilizar num modelo que me agradou e que mantém uma imagem que é a minha, sempre sempre com o preto como pano de fundo.
O esqueleto da página, que mantém o espírito da anterior, está já montado, e tenho andado por aqui a revesti-lo com os conteúdos das minhas apresentações em PowerPoint, já remodeladas para este ano lectivo, que eu sou hiperactiva e estou sempre insatisfeita com o produto do meu trabalho, achando que posso sempre fazer mais e melhor.
A nova página, que está em crescimento e que irá ganhar forma durante este ano lectivo, pode ser já visitada em http://sites.google.com/site/anabelapmatias1/ e aqui poderão encontrar as apresentações em PowerPoint já reformuladas, das aulas que já leccionei de 7º ano, referentes ao Paleolítico, ao Neolítico e ao Egipto.
Optei agora por outra organização das apresentações, muito mais confortável para mim e para os meus alunos.
Inicialmente organizadas por temas, as apresentações estão agora organizadas aula a aula, com sumários e tudo. Só lá não estão explícitas as minhas estratégias, que as tenho, para manter os meus alunos de olhos bem abertos, presos ao conforto de aulas agradáveis, participadas, felizes.
"Ó professora, hoje vamos ver múmias?"
Pois viram. Trouxe-as comigo, fotografadas, de Leiden, na Holanda, onde se situa o museu com a sétima maior colecção de artefactos do Antigo Egipto. Uma beleza!

Entretanto sinto-me frustrada por não conseguir fazer o mesmo para o oitavo ano, por manifesta falta de tempo. Com efeito, estas apresentações, elaboradas para o oitavo ano de escolaridade, clamam por uma outra ordem e organização que não sei se lhes poderei dar nos tempos mais próximos. A ver vamos.
É que ainda tenho outra página que aloja o meu Portefólio Digital a dar-me trabalho continuado. Não abdico dele. Nasceu antes de mo exigirem para depois deixarem de mo exigir durante a palhaçada da ADD. Não me rejo por palhaçadas. E não dobro perante a mesquinhez. Mesmo correndo o risco de ser acusada de estar a trabalhar para o excelente por quem não tem nenhum trabalho original para apresentar e por quem não se fez ouvir na luta contra a ADD. Estou a lembrar-me, é claro, do meu percurso pela ESA e das palhaçadas que por lá aconteceram e que estouraram aqui.
Não desisto da partilha. Quem frequenta este blogue há mais tempo sabe-o muito bem.
Partilho o que puder, o que souber, sempre na esperança de poder ser útil a outros.
Vai daí também partilho o meu portefólio na Net em http://sites.google.com/site/anabelapmatias2/ sendo que esta é a nova página que substituirá a antiga, aberta em Fevereiro de 2008 no endereço http://anabelapmatias1.googlepages.com/home.

Sou Escorpião. Não desisto de lutar por aquilo em que acredito.
Além do mais não me esqueço da responsabilidade de ser
"Miss PowerPoint" e "Menina do Portefólio"!

6 comentários:

maria almeida disse...

Com ou sem página nova, tu és a verdadeira Rainha da Partilha :)
Partilha que vai muuuuito além do que transparece neste blogue. E não estou a falar de cor... tu sabes :)
Beijocas e bom fim-de-semana!

Anabela Magalhães disse...

E eu sei que também tu és uma partilhadora. Por isso nos entendemos tão bem, mesmo sem nos conhecermos fisicamente e partilhamos aqui e ali... kakakakaka
Ninguém nos tira essa alegria!
Beijocas, Maria!
Continuemos a martelar pela mudança de mentalidades.

Teresa Diniz disse...

Anabela
Nesta época em que a cooperação desapareceu de muitas escolas e em que muitos colegas guardam ciosamente todo o papelucho que produzem, tenho de lhe dar os parabéns pela fé e pela genica.
Bjs

Anabela Magalhães disse...

Pois eu sei, Teresa! Ó se sei!
Mas continuo a remar contra a maré, com a certeza de que eu estou certa e eles errados.
Beijinho grande e votos de excelente fim-de-semana!

EB1| JI Torreira - Fregim disse...

Que linda página...e eu que continuo sem conseguir fazer uma nem que fosse feia.:)
Bjs
Flora

Anabela Magalhães disse...

Mas vais fazer, EB1 Fregim, vais fazer! Tal e qual como fizeste para o blogue!
Combinamos, cunhada, quando quiseres. Em três tempos vais parir uma para ti! kakakakaka
Mais fácil do que foi parires as minhas sobrinhas... kakakakaka...
Bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.