terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dia Mundial da Filosofia - 19 de Novembro



Dia Mundial da Filosofia - 19 de Novembro

Quem acompanha este blogue há mais tempo por certo perceberá a importância deste cartaz afixado na adesivada ESA.
Enviado pela Elsa C., de quem sinto a falta no meu bar da Escola... e do Clapinho, e do Helder e..., encheu-me de orgulho por constatar que continua a haver profes e alunos que ainda não perderam a capacidade de dizer NÃO sempre que é preciso.
E por vezes é mesmo preciso. Não o não birrento, estúpido, fútil, inconsciente... mas antes o não amadurecido, assumido, consciente, fruto da decisão reflectida.
Eu disse-o, alto e bom som, na ESA, e jamais me arrependi.
É certo que saí. Mas deixei ficar um exemplo exemplar.
E sim, há gente que não aprecia mesmo nada este meu modo de ser.

18 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Eu posso deixar o meu testemunho. emquanto aluno da EB 2 e 3 e Escola Secundária. Mas alguns dirão, ora bolas, a ESA é uma escola de alunos com ensino secundário, logo é outro ambiente. Não é por aí meus senhores. Eu tive, imfeleizmente um prof. de Biologia que falaeceu na ESA no meu tempo, «assassinado», encontrado morto na cama, no seu apartamento. Um colega meu era bombeiro e foi ele que o retirou da cama. Meus semhores, ninguém da direccção da ESA se preocupou em nos direccionar para uma psicóloga. Valeu-nos a Zinha que teve uma conversa connosco. uma vez que eram bons alunos, mas a iniciativa partiu dela.
Na E B 2 e 3 não! Conhecemos os professores, eu ia esperá-los. graxa, não... mumca precisei disso. graças a Deus, simplesmente lá é um ambiente familiar. Posso assegurar que andei até ao 9.º ano na EB 2 e 3 e não ,e arrepemdo nada, mesmo nada.
Beijos e abraços:
Manuela Mota Freitas
Prof. Francês - loirinha com o cabelo como a Anabela. a R... (esqueci-me) tou na faculdade. logo respondo
Ofélia Macedo
Maria João Taveira
Manuela
Floriano Soares
Noémia Valentina Freitas
Rosália Amador
Fátima Quesada
Antero Pereira
Aurelina Bento
Irene Caetano
Susana Gonçalves
Vitor Soares
Padre Castro
Anabela Magalhães
Constança
Noémia Madureira
Alice Costa
Fátima Vitor
Logo completo a lista
Para todos vós da EB cont de bom trabalho.

Aos da ESA, abaixo o PODER, viva a LIBERDADE!

www.angeloochoa.net disse...

(Dedico este meu comentário a toda a Turma ESA!)
aNTES DE DAR UM nÃO HÁ QUE TER VIVIDO E BEM ENRAÍZADO NO MELHOR DO CORAÇÃO UM CONVICTO sIM!

Anabela Magalhães disse...

Lewmbro-me a cada passo do João. Um excelente companheiro de labuta, um excelente colega com quem eu partilhava o meu café, no bar da ESA.
De facto nós já tivemos uma vida bem atribulada na ESA com acontecimentos altamente improváveis, com perdas irreparáveis como essa...
Já não é a primeira vez que falas desse "abandono", incorrecto, por parte das cúpulas da ESA.
Obviamente que todos os alunos do João, com quem ele estabelecia uma relação estreita e próxima, deveriam ter sido apoiados, para que fossem ajudados a "digerir" a perda.
Sei lá... se calhar no meio da confusão também ninguém com responsabilidades acrescidas se lembrou de tal. Valha-nos ao menos a Zinha para salvar a honra do convento, a doce Zinha, sempre preocupada com o "outro" ainda mais se esse outro se encontra, ou se ela o sente indefeso.
Quanto ao ambiente é como dizes, é um ambiente bem mais saudável o que se vive na E.B. 2/3, com professores e alunos muito mais próximos uns dos outros... a escola também é muito mais pequenina... mas até hoje foi a única escola onde assisti a choradeira dos alunos na hora de sairem, após a conclusão do 9º ano! E isto quer dizer alguma coisa!
Quanto à ESA, confesso-te, aqui que ninguém nos ouve... se continuar como até aqui não lhe auguro um futuro muito promissor.
Evidentemente, espero enganar-me a não ter absolutamente nenhuma razão. Daqui a uns anitos falaremos!
Bjs, Ricardo.

Anabela Magalhães disse...

Evidentemente, Ângelo!
Tudo é necessário para crescer!
beijinho

Elsa C. disse...

Ângelo:

Foi exactamente o que tentei hoje explicar na ESA, onde o "Não" causou celeuma! O não filosófico, não é o não epidérmico do senso comum. É um não profundo, consistente e coerente que pode ter provindo do "sim"!

Anabela Magalhães disse...

Elsa C., não percas tempo com quem confunde monologar com dialogar.
Já dei para esse peditório.
Ufa! Estou LIVRE!

laura Marques disse...

Aprendi que filosofar é questionar de forma saudável; é combater o status quo; é abalar as estruturas; procurar respostas que levem a novas questões para evitar a estagnação...Logo a recusa torna-se inevitável para surgir desenvolvimento e progresso... Pena é que haja quem veja determinados "Nãos" como um ataque pessoal e não como uma crítica construtiva.
Xi corações

PS Sempre amei Filosfia e devo-o muito à Excelente professora Emilia Barros.

Em@ disse...

Pois eu acho que todos os professores sejam de que área forem deviam ter formação em Filosofia (seja auto-formação, cursos de formação + ao menos curta, laboratórios ou pós-graduações).

Anabela não te preocupes com os que não gostam de ti por esses motivos.Há quem goste, certo?
Eu cresci como pessoa a ouvir NÃOS e eduquei da mesma forma. Usei estratégias diferentes das dos meus pais e professores, mas estou crente que surtiram um efeito positivo.

Anabela Magalhães disse...

Laurita! Isto é que foi! Dois comentários iguais para sítios diferentes! Mas que original, milhé!

Anabela Magalhães disse...

Subscrevo, Em@!
A disciplina de Filosofia é fundamental na estruturação do pensamento e da argumentação.

Anabela Magalhães disse...

Ah! E eu também eduquei com alguns nãos! E deu bom resultado!

Anabela Magalhães disse...

E, Em@ não me preocupo absolutamente nada com esses. Que é outra que os chateia! Kakakakaka

laura Marques disse...

lol
Culpa tua!
Tu és tão profícua nos posts que só quando introduzi o comentário é que percebi que não se tratava do post mais recente e como não queria correr o risco de não ser lida...toca de o duplicar..lol
Xi corações

Anabela Magalhães disse...

Ah! Culpa minha! Culpa deste blogue que se me entranhou no sangue... kakakakaka... estou a brincar!
Eu sou hiperactiva, milhé!
Não se nota? Tenho dificuldade em estar sem fazer nada... tenho de produzir, produzir...

Vera Matias disse...

Gostei muito deste post! E o cartaz está excelente.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Verinha! Por mim, pelo grupo de Filosofia da ESA e pelos seus alunos também!
beijinho

Teresa Alves disse...

Olá...cá estou de volta, pois não posso deixar passar em branco a comemoração do "Dia mundial da Filosofia", e, sobretudo, sem deixar uma homenagem à Filosofia verdadeira, autêntica, onde se aprende, de facto que existe o sim e o não e que deve haver plena consciência para os utilizar na hora e momento certos... pois Filosofia é também questionar, a vida deve ser questionada, como diz Platão "Uma vida não questionada não merece ser vivida".
Sim, Elsita tu és, de facto, uma excelente professora que transmite algo fundamental aos alunos e a nós que contigo privamos... Filosofia é reflectir,questionar, é ser autónomo e autêntico é amar a sabedoria...é expressarmo-nos livremente sem mordaças...e, sim, todos deviam ter formação em Filosofia, só assim entenderiam a beleza das mensagens dos poemas de Pessoa, Régio, Torga, Eugénio de Andrade e tantos outros que são muitas vezes, infelizmente, analisados com base no saber livresco...sem reflexão...sem Filosofia...
Parabéns pelo cartaz está fantástico...obrigada pela iniciativa...
Quanto à Zinha, ela é um ser humano maravilhoso, atenta a tudo e todos, que ajuda sem exigir nada em troca, é sensível e é uma verdadeira amiga...
Relativamente ao João, ele é e será único, autêntico, maravilhoso,uma verdadeira lição de ternura e pureza, por isso é impossível esquecê-lo, felizes todos os que com ele privaram...

Pronto anabela, amiga de sempre, foi desta que me estiquei, desculpa...bjs

Teresa Mafalda

Anabela Magalhães disse...

Mafaldita, subscrevo tudinho!
Beijocas
Ah! E precisamos falar sobre as minhas "crianças".

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.