quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Decisão

Decisão

Estou com uma campainha desde ontem dentro da minha cabeça e garanto que não é uma situação confortável. Já me chega ter as imagens pastosas de um rio a morrer lentamente, verdes, surreais, de verdadeira ficção científica, remetendo-me constantemente para vomitado de aliens ou coisa que o valha.
A campainha soou e voltou a soar durante todo o dia de hoje, obrigando-me a tomar a decisão de retirar todas as fotografias em que apareçam alunos, mesmo que não passíveis de reconhecimento, deste blogue.
A partir de agora só mãos, braços, costas, pés e outras coisas afins que tanto possam ser minhas como de outra pessoa qualquer. Rostos nem parcialmente de lado.
Porque eu sou adepta do mais vale prevenir do que remediar.

67 comentários:

maria eduarda disse...

Há muitas situações em que as crianças fotografadas não são reconhecíveis . Penso que se tratou de uma preocupação oportuna de um pai zeloso.
E que dizer das fotos que saem nos jornais, em eventos onde as crianças vão?Pedirão permissão a todos os pais?
Não te marafes, rapariga!
Beijinhos!

Anabela Magalhães disse...

Olé, Dudú!
Pois estamos todos a aprender. Eu sei que os sites das escolas e blogues e afins estão cheios de fotografias absolutamente reconhecíveis, o que sempre me pareceu mal.
Com esta decisão não corro riscos... eu detesto deixar atrás de mim rabos de palha! Ao mesmo tempo deixo aqui o alerta, importante para outros...
Beijocas

Ricardo Pinto disse...

Anabela já reparou que algumas fotos já têm algum tempo no seu blogue. Se tivesse de acontecer alguma coisa, não seria agora depois deste tempo que iria ocorrer. Se tivessem que tirar as fotos já o tinham feito, acho eu!
Mas também vou começar a ter atenção a isso!

Ricardo Pinto disse...

Mais vale prevenir, mas a verdade é que em muitos sites escolares estão fotos de alunos e no hi5 que supostamente seria para maiores, estão lá muitas crianças...
Respondi ao seu e-mail!!!

Anabela Magalhães disse...

Tem cuidado, Ricardo! Porque só podemos publicar as fotografias com as respectivas autorizações... a não ser que o evento seja público.

Anabela Magalhães disse...

Ok! Lá vou!

EMD disse...

É um facto a exigir reflexão. Lá porque muita coisa muda, evolui, nem tudo é verdadeiro progresso. Nestas coisas das identidades/intimidades há gostos para tudo, mas nem tudo é legítimo. Podes crer que, embora o faça, sempre se me arrepiam os cabelinhos...
-*-
I'm alive. Yet!

Beijocas para ti e para os comentadores Anabelianos.
Até ao meu regresso

Raul Martins disse...

Anabelianos... Ó Elsa... 5*****...
.
Anabela, nós que te seguimos já fomos baptizados...
.
Realmente é um assunto deveras complicado... Eu também de quando em vez lá vou colocando uma que outra foto... procuro sempre que sejam de grupo... mas, caldos de galinha....
.
Não te marafes!!! Eduarda... não conhecia esta palavra... não é das nossas origens, pois não? Mas é engraçada.
.
Abraço tribal

Em@ disse...

Eu estou a achar este caso um bocado exagerado. E explico porquê. A Anabela tomou os devidos cuidados em não expor os alunos de forma reconhecível para a maioria das pessoas - excluo como +e bem de ver os pais e familiares próximos, os professores e colegas da turma e vá lá algum funcionário da escola que visitasse o blogue.

O Ricardo refere e muito bem que a maioria das fotogrfias já estão há muito tempo no blogue...

Ponho a mim própria uma série de questões.

Adiante.
Miga, um abraço ecomo sempre 'cautela e caldos de galinha' nunca fizeram mal a ninguém.

Beijocas

Elsa D:
Já tinha saudades tuas. Fóoooooonix!

Contra.facção disse...

Anabela
Eu se fosse a ti não usava as TIC, nem a net para interagir com os meninos, porque se acaba por interagir com os pais mais atentos e zelosos das funções de professor, que é dar aulas, só, e o tempo não chega. Quem quiser mais, que pague!
Se precisares de apoio, avisa.

Anabela Magalhães disse...

Tenho de me marafar, Raul! E não prevariques tu também que um dia podes ter problemas.
Estamos a trilhar novos caminhos e nós próprios estamos também a aprender, nomeadamente a ser mais cuidadosos. pelo caminho fazemos algumas asneiras, pois claro!
Temos que aprender com os erros ser mais cautelosos.
Beijinho

Ricardo Pinto disse...

Sr. Gustavo a professora Anabela Magalhães foi minha professora no 9.º ano. Há sensivelmente 8 anos que a conheço e repare, que a reencontrei precisamente através deste blogue.
A professora Anabela antes de professora, é uma amiga, que tem sempre um sorriso para dar, mesmo quando o dia não lhe possa estar a correr bem. É uma pessoa sensível que deu uma nova vida a um jardim velho que havia nessa escola. As histórias seriam infinitas…
A professora Anabela é capaz de perceber quando estamos com algum problema e não se importa em dispensar o seu intervalo para desabafarmos com ela. Tinha umas colegas na altura, que eram alunas do ensino especial, e a professora, sempre lhe deu uma atenção especial, sempre nos tratou como filhos dela.
Repare a luta que ela tem tido em defesa dos professores. Repare que ela já é uma professora efectiva e não precisava de se preocupar muito, mas ele luta sempre pelos seus ideais. Já reparou que os Jornais publicam fotos de pessoas sem autorização. Sr. Gustavo se gosta mesmo do seu filho, deixe-o crescer neste ambiente tão lindo, como é a nova sala de história. Acredite que com a prof. Anabela é como se estivéssemos em casa. Ainda hoje, na faculdade ela continua a ajudar-me no meu trabalho e fazer-me crescer enquanto ser humano.
Ao escrever isto estou de lágrima no canto no olho, porque nunca pensei que alguém fosse capaz de por a professora Anabela em causa. Ela é uma senhora fantástica, que só não ajuda quando não pode mesmo. Repare que quando organizamos uma feira medieval há anos, muita gente foi para casa dela vestir-se, deu-nos apoio em tudo.
Peço-lhe que reconsidere e lembre-se que eu fui aluno dela. Melhor, como não quer nada, pergunte ao seu filho como são as aulas de história e vai perceber o quão importante é a professora Anabela. Repare o orgulho que ela manifestou pelos seus alunos que fizeram o teste com muita atenção, o que revela estudo, e se estudaram é porque ela os motiva.
Não sou juiz e cada um pode interpretar da forma que quiser, mas uma coisa é certa: a professora Anabela não merece estas palavras. Reconsidere e pense que não vida podemos não ser perfeitos, que ninguém é, mas quando assumimos os nossos erros e pedimos desculpa, podemos corrigir eventuais erros.
Peço-lhe por favor que reconsidere.
Tomara eu ainda hoje ser aluno da professora Anabela, tempos que recordo com felicidade e por saber que através da internet podemos estar sempre em contacto.

Anabela Magalhães disse...

E tu tem também atenção ao blogue da escola, Em@!
Esta história deixa-nos a todos a pensar!

maria eduarda disse...

Raul,
Marafar é termo mesmo alentejano!
;)

Em@ disse...

Bonito o que escreveste Ricardo.
Só te fica bem e cresceste ainda + aos meus olhos.
Beijinho para ti.

Em@ disse...

Anabela:
Para evitar o que te aconteceu agora, desde há 3 anos (altura em que fiz o blog) que decidi que dos meninos só aparecem caricaturas feitas por eles (auto-caricaturas ou feitas pelos colegas)...

E escusado será reiterar-te que precisando estou ao alcance de um toque ou de um 'méle'. No que puder...

Unknown disse...

Pois pois, tudo isto é muito bonito porque não é com os vossos filhos,.. mas pronto, confesso que também tenho um coração de manteiga e estas palavras desse aluno que escreveu um testamento!, revelam muita maturidade, alguém que acredita no que está a dizer. E se o faz é porque realmente a prof. Anabela é amiga dele, porque 8 anos é muito tempo. Ele fez-me lembrar a minha prof. primária. Também tenho muitas saudades dela, marcou-me muito. Infelizmente já morreu.
Pronto vá lá, vamos passar uma borracha sobre este assunto, e desculpas professora Anabela.
Um abraço ao seu aluno, que não sei o nome… Centro Paroquial Gondar, Gondar até conheço, mas ele deve ter outro nome?! Agradeca-lhe que eu estava furioso e consegui acalmar-me com as palavras dele!
Bem ficamos conversados e continuem a escrever. As fotos tentam não tirar cabeças!!
Gustavo

Em@ disse...

Dudú , minha querida, ainda não nos tínhamos visto hoje :))
E deixe-se de conversas que marafar também é algarvio ehehe Aliás o Baixo Alentejo e o Algarve (principalmente o Barrocal têm o mesmo linguajar.

Beijinho grande para ti

EMD disse...

Onde dizes Em@, queres dizer Em@?
Pois, caldos de galinha... mas é como disse: há gostos e zelos para tudo.
Cá por mim, a questão preocupa-me... e sou testemunha de que também te preocupa a ti.:(

Anabela Magalhães disse...

Olha, Ricardo, é claro que só te posso agradecer as palavras de apoio que aqui me deixas. Obrigada por tentares interceder por mim, muito embora saibas perfeitamente que eu cá estou e que amanhã entrarei na minha sala com o entusiasmo de sempre.
E que olharei sempre para os meus alunos de igual forma... pelo menos esforço-me bastante por isso e por não deixar que nada interfira entre mim e eles. Tu já foste um "deles".
De resto a minha intenção é a melhor possível. Nem tudo é mau no ensino. Os alunos não são todos uns demónios. Há gente que se esforça no trabalho, tentando reforçar o olhar deles sobre eles próprios para que sintam orgulho e gosto no trabalho que vão desenvolvendo no dia-a-dia.
É só isto. Tu bem sabes como eu sou.
Beijinho e não prevariques tu! Fica-te de aviso.

Contra.facção disse...

Anabela
Estás preocupada, mas despreocupa-te. Não será crime, insinuar "publicamente" que uma professora pode vingar-se num aluno? Pensa nisto...

EMD disse...

Olá Em@! Bota saudades nisso!
-.-
Raul, os anabelianos já têm alguns meses. Obrigada pelas visitas à casa-mãe e ao jardim. Ando tudo um bocado seco mas não dá para mais!
-.-
Adeus, Dudú. Não te marafes também tu!
Olha rimei kakakaka

Em@ disse...

Elsa D estás a falar com quem?

Anabela Magalhães disse...

Sr Gustavo
Não tem que me pedir desculpas. Eu é que lhas devia e pedi-lhas de imediato. Fiquei tão preocupada com este assunto que hoje de manhã fui à direcção alertando-os para as fotografias do site da escola. E voltei lá de tarde, para falar com a pessoa certa.
Este mundo pode ser potencialmente perigoso e estes alertas servem, como já aqui deixei dito, para corrigirmos trajectórias. Estamos todos a trilhar novos caminho e vamos aprendendo durante a caminhada.
Este caso foi até bem benéfico. Aqui ficou como chamada de atenção e tenho a certeza que, para além de ter sido útil para mim, vai ser útil para outros.
De resto, Sr Gustavo, estarei sempre ao seu dispor aqui ou na escola.

Ricardo Pinto disse...

Chamo-me Ricardo Pinto! Desculpe!
Muito obrigado por ter considerado as minhas palavras.
Afinal a nossa querida professora merece. Se quiser visite o meu blogue e veja os prémios que já lhe criei. Ela é tão especial com o seu kakaka.
Um abraço a todos os anabelianos!

Raul Martins disse...

Linguajar... Marafar... A beleza e a riqueza da língua portuguesa.
.
Ricardo... o meu aplauso! E estes são os professores que ficam no coração dos alunos.
.
Miguel... Interagir na net com os alunos... outro campo de reflexão. Importante! Útil!? Perigoso?!...
.
Abraço anabeliano para todos...

Anabela Magalhães disse...

E mesmo assim, Em@, não sei não!
Por mim é que nem caricaturas! :)
Vou ter de catar os meus posts lá para trás!

Anabela Magalhães disse...

Não Elsa! Queria dizer Elsa mesmo!
Lá ando eu a trocar-vos as identidades!
Olha, o Raul não sabia essa dos anabelianos... ele andou desaparecido da blogosfera... depois dá nisto!

Anabela Magalhães disse...

Raul... poderá ser tudo isso.
O Miguel levanta aqui uma questão importante.
Vou ficar a pensar nisto.

Raul Martins disse...

Anabela... Hoje isto está complicado para ti... gerir estes comentários todos!
.
Sr. Gustavo... Tiro-lhe o meu chapéu.
.
É bom que pais, filhos, alunos, professores se encontrem, assim, em partilha amena de opiniões e sentimentos. Juntos, educamos e somos educados... junto, ensinamos e aprendemos... e o caminho é muito mais fácil de trilhar...
.
E Elsa... não sabia... só hoje li essa expressão... é o problema de quem andou fugido... elsa.anabelianos.didium.em@nados no ideal de luta por um mundo melhor... Clap!Clap!Clap!
.
Carpe diem!

Ricardo Pinto disse...

ALEGRE
NATURAL
ACESSÍVEL
BONITA
EXCELENTE
LIVRE
ATENCIOSA

anabelianos formem um palavra na vertical com as iniciais dos adjectivos! vamos ver quem é o 1.º!

Ricardo Pinto disse...

ó raul e eu não entro nesse e-mail?

Anabela Magalhães disse...

Há noites, neste blogue, perfeitamente caóticas, Raul! falta aqui o Clapinho!
E é a conversar que nos entendemos, não é assim, Amigo?
Tem de ser!

Ricardo Pinto disse...

Breve batemos mais um record de posts como aqui há tempos...

Anabela Magalhães disse...

Este foi um dos exercícios mais curiosos que algum dia fizeram com o meu nome!
Tu és mesmo um criativo, Ricardo! E estás no curso certo para gastares essas energias todas!

EMD disse...

Hoje tiro a barriga de misérias.
Estive a ler com atenção a sequência dos factos e de tudo lamento, sobretudo, um aspecto: é que este qui pró quo tenha nascido a partir de um poste em que puxas à grande pelo valor dos teus alunos.

Quanto a se fosse com os nossos filhos, há quem se esqueça que também somos pais.

E, finalmente, se os nossos testemunhos de comentadores desta casa não são suficientes, por sermos também professores, o texto do Ricardo (Bravo, Ricardo!) é eloquente.

Raul Martins disse...

Ricardo... ANABELA.... QUAL É O PRÉMIO?... uMA ENTREVISTA EM DIRECTO PARA O TEU CANTINHO?... MARCA O DIA...
.
É verdade, Anabela, falta o clapinho... que é feito dele... qual o blogue dele agora?
.
E a Carmito... também falta...um segredo: dia 8 de Dezembro acredito que vai haver uma surpresa...

Anabela Magalhães disse...

DE comentários era o que tu querias dizer... Ricardinho!

Ricardo Pinto disse...

Boa noite eu vou nanar e amnhã venho ver o resclado desta noite agitada com um final feliz.
Abraços para todos!

Anabela Magalhães disse...

Isso é verdade, Elsa D. Porque gosto de lhes dar este reforço positivo e porque sei que eles ficam todos babados com o significado destas palavras! Mas nem sei se algum deles já descobriu o post!
É claro que os informarei, na próxima aula, que registei os seus comportamentos exemplares!

Em@ disse...

Aora que li o teu desafio é que e vais embora Riardo?
Hoje etou invisível, já vi...
Este é um jogo que faço todos os anos em FC cm os meus meninos.

Poi para a menina Anabela fica assim:

A tenta
N bre
A mistosa
B oua eheheh
E léctrica
L adina
A mável

Tá fêto.
See you.

Raul Martins disse...

Tens razão Ricardo... Foi o que saiu!!!
.
elsa.anabelianos.rica.didium.em@nados...
.
Já cá estás no meio da luta.
.
Um abraço especial para ti.

EMD disse...

Amiga de
Neurónios nerviosos,
Activos e Actuantes.
B é a sua marca fonética.
Espírito sensível,
Livre e Leal.
Anabela, Bela Ana!

:)

Anabela Magalhães disse...

Não lhe digas isso muitas vezes, Raul!
Provavelmente já a marcou porque ele não perde pitada! Já era assim em pequenino...
Quanto ao Clapinho, está noutra escola. Aliás muitos de nós que por aqui parávamos neste blogue já não estão na ESA e estão agora espalhados por escolas próximas.
O Clapinho abriu o Harpa e dança que encontras linkado no meu blogue... mas perdeu o vigor... tenho de me encontrar com ele para fazer o ponto da situação.
Quanto à Maria do Carmo vamos estar atentos. Todos sentimos a falta dela por aqui pela blogosfera!

Anabela Magalhães disse...

Ainda bem que gostais de mim! Até tremo de pensar o que deste exercício poderia sair!

EMD disse...

«elsa.anabelianos.didium.em@nados no ideal de luta por um mundo melhor... Clap!Clap!Clap!»

Raul, com esta amálgama feliz estás dispensado do acróstico.
:)

Estes ares fazem tão bem! Até parece que não me dói nada!

Anabela Magalhães disse...

O teu braço aguenta-se, Milhé?

EMD disse...

Não estás invisível, não doce Em@.
Não respondi porque a dona da casa fê-lo por mim, se bem que quando referiste as caricaturas comecei a duvidar...

Como se vê, pelo exemplo acima, tenho muito a aprender convosco para me despojar das palavras. :)

Hélio Matias disse...

Chego tarde...mas talvez a horas de me manifestar pela claridade que a Professora Anabela coloca no que elabora!
Tem o pai do aluno toda a legitimidade pelo que expõe...ele invoca somente um sentido de defesa...quando nós sabemos hoje o quão ele é tão premente!
Mas também tem a Professora Anabela o mesmo sentido , e de certeza muito apurado...porque é Professora e tenho observado bem do modo como se refere aos seus alunos....eles são OS SEUS ALUNOS!
Gustavo reagiu como alguém que se sente "acossado" e em perigo...é assim que deve reagir em relação à sua prole...mas é TAMBÈM ASSIM QUE REAGE A PROFESSORA ANABELA!
Tenho a certeza!

EMD disse...

Que remédio!
São mais de 30 anos de peste!:(

Raul Martins disse...

Elsa, penso que o desafio era só descobrir o nome na Vertical!?... Mas era fácil de mais, não era?
.
O meu acróstico:

A marante
N ão deixará de ter
A mais bela defensora
B rigando por valores
E ternos e essenciais
L ivremente proclamados
A qui neste bloque (seu e nosso)

.
Gostamos de ti... E não te livras de nós...
.
Bons ares... e ainda bem... a dor partilhada dói menos... Um sorriso especial para a Elsa.
.
E o Ricardo tem razão.. hora de nanar... e amanhã procurei música na Harpa do Clap.
.
Carpe diem!

Anabela Magalhães disse...

Chega tarde mas ainda a tempo, Hélio!
É certo tudo o que escreve. :)
E obrigada pelas suas palavras.

Anabela Magalhães disse...

Mas que lindo, Raul!
Mas que queridas companhias eu aqui tive durante esta agitada noite!
E que beleza poder contar com amigos assim!
Não me esquecerei desta noite. :)

Hélio Matias disse...

Vou ser sincero consigo:
Não a reconheci naquilo que me escreveu!
Nestes pobres escritos que vamos trocando...nunca me apercebi de vê-la tão em baixo.
Desculpar-me-á...não vislumbro razões para tal...até pela reacção correcta do Gustavo.
Daqui a pouco...há um novo dia...e um novo post!

Anabela Magalhães disse...

E não é que tem razão, Hélio? Eu sou sempre muito combativa, eu sei, que me conheço bem.
O comentário tem uma história por trás. Estava eu a começar quando a minha filhota me chamou. Terminei-o rapidamente e fui ver o que ela queria. Coisa pouca.
O comentário seguinte também era para si.
Ora leia, sff.

maria eduarda disse...

Falto eu:

Aquela que
Na altura certa
Ajuda, na partilha
Busca resoluções
Entusiasma-nos,
Leda, hiperactiva
Atenta, se andamos dispersos!

Isto da foto, tratou-se de um pormenor, porque a Anabela qui evidenciar os seus alunos, no interesse e no trabalho, Sr. Gustavo! É só!

Bôa Nôte!!!!!!!!

maria eduarda disse...

"quis".

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Dudú! Aqui me deixas mais um exercício que li e me soube muiiiiiito bem.
Que posso eu dizer? Que quem tem amigos tem tudo?

Anabela Magalhães disse...

isso é mais do que certo, Dudú!

maria eduarda disse...

PRECISAMENTE!



Fui...

Anabela Magalhães disse...

Me too!
Bôa nôte a todos!

Ricardo Pinto disse...

Mais um record - 62 comentários!
BJ anabelianos!

www.angeloochoa.net disse...

Anabela, se algo mais me preocupa é o vosso nosso Tâmega e o Ovelha e o Olo... Dos sorrisos que amanhã com mágoa nossa nossas crianças não verão e sabes que sou fã de tuas asas arábicas... Mas vou fazer copi de quanto agora mandei a Ricardo Pinto sobre esse pesadelo horror hiante para o qual não tenho palavras tal vai a malvadez!
:
Ricardo, isto é mais do que terror, e pesadelo, é abismo hiante em que nos afogam a todos de morte matada. Tâmega, Olo, Ovelha, futuramente Tua e Sabor serão amanhã miragem do sorriso que Deus um dia para nós abriu. São uns assassinos. E querem-nos baços cinzentos esverdeados de nojo e acomodados quietos e calados como meninos mudos e bem comportados. Infames!

bjns, Anabela.

www.angeloochoa.net disse...

62+2=64+1
(que a ANA BELA NÃO FALTA NUNCA RESPOSTA PERTINENTE)
=65
(sessenta e cinco)
NOVO RECORD DE ANABELÍSSIMABLOGUERAD'ARÁBIAS...

com contributo de sues muitos e muitas fãs entre os quais an ge li nh o de bjnhinhinhs

Contra.facção disse...

Anabela
Eu sei que às vezes (poucas) a gente fica em baixo mesmo. Mas não demora damos a volta por cima. Opa que se faz tarde!!!

Anabela Magalhães disse...

Olá Miguel!
Obrigada pelo teu apoio.
Hoje foi um dia duro. É o meu dia mais complicado, para terminar a semana em beleza!
O fim-de-semana também se anuncia complicado, com testes e mais testes para corrigir e portefólios e mais portefólios que aguardam o mesmo tratamento.
Enfim! É o que sabes! :)
beijinho

Anabela Magalhães disse...

Este é o 65, Angelo? Kakakakaka
Nem vi!
Beijinho da Princesa do Tâmega para Setúbal!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.