sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Repórter TVI - Máfia Lusitana

Repórter TVI - Máfia Lusitana

Acabei de receber esta informação, que agora partilho, via e-mail. Peço a todos os interessados, nomeadamente aos que acompanham esta situação verdadeiramente calamitosa do Tâmega, que vejam a reportagem que, ao que tudo indica, passará hoje pelas 21 h, logo após o Jornal Nacional. Ao que parece a nossa região voltará a estar na berlinda. Infelizmente por más razões. A ver vamos se esta informação recebida se concretiza mais logo.

"Vai passar hoje na TVI, após o Jornal Nacional cerca das 21h a Repórter TVI – Máfia Lusitana, referente à investigação efectuada sobre a gestão ilegal de resíduos e deposição de resíduos industriais perigosos em espaço natural, sem qualquer tratamento, contaminando os solos e a água. Após a reportagem vai existir um debate na TVI 24, com o coordenador do Centro de Informação de Resíduos da Quercus, Rui Berkmeier, especialista e representante do Ministério do Ambiente.
Consta existirem pelo menos 7 locais pelo país, conhecendo-se um junto do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, outro no concelho de Cantanhede e também deposição de lamas de ETAR em Amarante.
A TVI já está a anunciar e tem uma introdução do assunto no site http://www.tvi.iol.pt/pag_fsc.html?id=3582 "

Entretanto visitei o site e lá está a reportagem anunciada, nestes exactos termos:

Repórter TVI - Máfia Lusitana

"Todos os dias, por esse país fora, são depositadas ilegalmente centenas de toneladas de resíduos tóxicos e de lamas de depuração em aterros clandestinos, situados em plena natureza (incluindo em reservas ecológicas nacionais e demais espaços naturais).
A TVI descobriu sete aterros ilegais, mas haverá muitos mais. O esquema, em alguns casos, já dura há 4 ou 5 anos, mas, aparentemente, ninguém deu por nada. E não é por haver também descarregamentos de noite. O segredo é a alma do crime¿
A Ecomáfia Lusitana recorre a uma vasta teia de cumplicidades e de interesses: grandes industriais e municípios que concedem lucrativos mercados a firmas que não têm capacidade para gerir esses resíduos e empresas de camionagem que participam no esquema. Como se não bastasse, as autoridades pouco ou nada fazem.
Os malfeitores não poluem apenas os solos e as águas. As análises dos resíduos revelam a existência de compostos que provocam cianose, mutações genéticas profundas, alteração do sistema reprodutor, malformações graves, cancro. E, em alguns casos, a morte.
Onde há urgência há quase sempre crime mais ou menos organizado. Em Nápoles, a Camorra ¿ a máfia local ¿ transforma os resíduos em ouro. Em Portugal, a máfia não tem só um nome, mas a situação é idêntica. Ou quase¿, para mal do ambiente, da saúde pública e da credibilidade das instituições do Estado.
"Máfia Lusitana" é uma reportagem de investigação do jornalista Rui Araújo, com imagem de João Franco, Rui Pereira e Ricardo Silva, montagem de Carlos Lopes. Será emitida na próxima Sexta-Feira, dia 16 de Outubro, a seguir ao Jornal Nacional no Repórter TVI."
TVI, Televisão independente
http://www.tvi.iol.pt

Caso não tenha visto a reportagem pode vê-la aqui.

11 comentários:

SeteMares disse...

Atenção

Lamas de ETAR não são produtos tóxicos nem perigosos, legislação Europeia, ver código LER 190805.

As lamas de ETAR, devidamente tratadas, podem ter um valor Agronómico mt bom, sem causar qq tipo de toxicidade humana, em vez de se usar praticas nada saudáveis na zona q se fala (ex: químicos qb, pesticidas, herbicidas)

Vi a reportagem, achei má no sentido de incentivar alguma revolta entre as populações, se uns comentem o crime de fazer deposição de lamas ilegalmente, cabe a um bom repórter saber transmitir devidamente a informação para a população em geral

Em@ disse...

Estive atenta à reportagem e ao pseudo debate na TVI24.
Achei a reportagem excelente e tive pena que o debate não tenha sido um debate. Vamos lá a ver se estes CRIMES AMBIENTAIS e seus CRIMINOSOS não ficam impunes.
Acho que as populações têm que começar a fazer o que fizedram aqueles habitantes de Cristina...e mais padres daquele género também são precisos.

Amarante lá teve + um momento de fama fedorenta....porca miséria!

Em@ disse...

*...fizeram...
grrrrrrrrrrrrr!

Anabela Magalhães disse...

Lamas de ETAR, devidamente tratadas, disse-o bem, SeteMares! Ora não é, por certo, o caso, ou não andariam naquela clandestinidade e à sucapa.
Quanto ao resto discordo porque acho óptimo que desperte alguma revolta entre a população. Acho que o tempo de comer calado já era e também acho que isto de olhar para a populaça como carne para canhão também já era. O que vemos sistematicamente é gente de fracos recursos, fraco poder económico e débil social e culturalmente falando, a levar com o lixo das espertezas saloias que ganham à sua custa e à sua custa vão fazendo pela vidinha.
Eu confesso que estou farta disto. Vai daí alguma acção é preciso!

Anabela Magalhães disse...

Só vi a reportagem. Gostaria que tivessem feito análises às lamas... não fizeram, pois não? Ou eu distraí-me?
E a panelinha da GNR? Balha-me deuses! E foi assim que Amarante, uma vez mais por tristes motivos, lá foi notícia nacional! :(
Que tristeza!

Em@ disse...

Eu estou como tu. Já lá vai o tempo de 'comer' e calar.
Eles fizeram algumas análises (não me lembro é se foi às lamas :(, mas foi a algo fedorento e clandestino).
Já não nos bastavam todos os outros criminosos todos e agora ainda temos que levar com a ecomáfia??? Fóoooooooooooooooonix!
Quanto à GNR o fulano da Quercus (que já foi funcionário público e sabe bem do que fala) explicou que os elementos da GNR destas zonas sentem-se muito pressionados. Isto porque os prevaricadores ou são familiares ou vizinhos...Daí que para se conseguir alguma coisa têm que ser GNR's de outras zonas a tomarem conta do caso.

Em@ disse...

Miga:

Eu que é triste Amarante ser outra vez notícia por uma causa destas. Mas ainda havemos de festejar, por exemplo, o fim do crime ambiental feito ao teu RIO.

Anabela Magalhães disse...

A panelinha é porque o terreno, onde depositam as lamas, é de um ex-gnr... foi isso que disseram, não foi?

Em@ disse...

Sim!
:(

Margarida disse...

Vi a reportagem e não estou nada admirada, Amarante será sempre notícia sobre Crimes Ambientais, porque quem está no poder consentem que assim aconteçam, muitos casos semelhantes não chegam ao conhecimento público, mas infelizmente existem, para o mal de todos os Amarantinos. Amarante já está na lista negra no que toca a Impactos Ambientais.
Quanto a GNR, já nem merece comentários, não gostam de se intrometer em certos assuntos, já se sabe porque!
Gostei do comentário da Anabela Magalhães, não nos deveremos calar.
Margarida

Anabela Magalhães disse...

Seja bem vinda aqui ao blogue, Margarida!
É certo que Amarante já está na lista negra do Ambiente em Portugal. E é certo que não sabemos da missa a metade!
Mas com tempo, paciência, alguma dedicação, cá vamos destapando algumas carecas!
Beijinho e obrigada pelo comentário.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.