sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama


Deusas Assírias - Iraque - Museu de Leiden - Holanda
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

Hoje, dia 30 de Outubro, comemora-se o dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama e por isso relembro aqui a importância de um gesto simples que consiste em procurar saber o que lhe vai no peito.
Se está a ler esta mensagem, e ainda não fez os seus exames anuais de rotina, dirija-se ao seu médico e trate de os fazer quanto antes. Vai ver que não dói nada e que é bem melhor prevenir do que remediar, apesar de todas nós sabermos que, por vezes, a doença espreita nas circunstâncias mais impensáveis e imprevisíveis. Dirijo-me sobretudo às mulheres, principais vítimas deste tipo de cancro, muito embora ele ataque, mas mais raramente, também os homens.
Fazia parte da campanha de hoje vestir uma peça de roupa cor-de-rosa... mas, confesso, ultimamente sinto uma alergia danada a esta cor de que já gostei um dia e, vai daí, cor-de-rosa jamé!
Mas lembrei-me e, por isso, assinalo o dia neste blogue, para que não caia no esquecimento.
E aqui deixo beijinhos especiais a duas valentes mulheres que dominaram o bicho!
Leitoras assíduas deste blogue, saberão, quando lerem este post, que pensei em cada uma delas mesmo se não as chamo pelos nomes.

7 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Cancro doença Maldita como me disse a nossa amiga Susana Dias. Se bem que não se trate do mesmo tipo de cancro, acho que a melhor forma de se ultrapassar e viver com ele foi a forma como a nossa Susaninha o fez. Uma vencedora, uma lutadora, sem palavras....
Quanto ao cancro da mamas é importante durante o duche proceder ao toque mamário e mesmo que não doa, mas sintam algo diferente face ao outro peito vão imediatamente ao médico, a partir dos 40 fazer com regularidade a ecografia e mamografia.
A prevenção é muito importante e o deixar andar por vezes pode ser fatal.
Embora a maior percentagem de cancros mamários apareça nas mulheres devido ao maior tamanho também dos lóbulos mamários, atenção que o cancro também afecta os homens.
Muita prevenção e exames de rotina.
Caso alguém que leia este artigo da Anabela e esteja a passar por este flagelo, peço que se agarre à vida mais do que nunca, e não é o facto de retirarem por exemplo em última instância um peito, que deixam de ser mais mulheres. O vosso espírito é que conta e hoje em dia há próteses fantásticas!
Força!

Anabela Magalhães disse...

Inevitável também pensar na Susana, nessa grande mulher que não perdeu nunca o sorriso.
Bj, Ricardo!

Em@ disse...

Beijooooooooo
:))

Em@ disse...

Esqueci de dizer que achei linda e muito a propósito a tua fotografia!
Vou levá-la comigo para a minha casinha. :))
Nem peço, levo já. eheheh

Anabela Magalhães disse...

Bigada, Em@! Beijoca mui grande!

maria eduarda disse...

E mais um beijinho, uma beijoca e um beijoooooo!

;()

Anabela Magalhães disse...

Que maravilha, abrir o blogue e assim ser recebida! kakakakaka

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.