terça-feira, 20 de outubro de 2009

Bolsas



Bolsas

Aqui fica a informação para quem estiver interessado.

"O Projecto de Responsabilidade Social do Optimus Alive resultou numa pareceria inédita entre Música e Ciência, que se concretiza na atribuição de duas bolsas de investigação científica nas áreas da Biodiversidade e da Malária destinadas a jovens licenciados. As inscrições abrem amanhã, 20 de Outubro!

A Everything is New, em parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência, vai atribuir, à semelhança do que aconteceu no ano anterior, duas bolsas de investigação nas áreas da Biodiversidade e da Malária, destinadas a jovens recém-licenciados que pretendam iniciar a sua carreira científica. Estes projectos vão desenvolver-se em Portugal, no Instituto Gulbenkian de Ciência, e terão também trabalhos práticos em Madagáscar, São Tomé e Príncipe e Angola.
As Bolsas Optimus Alive!09 Oeiras - IGC vão subsidiar projectos de investigação para recém-licenciados, com duração máxima de 1 ano, a desenvolver no Instituto Gulbenkian de Ciência e numa Instituição estrangeira.

Objectivos:
• Incentivar a investigação numa área fundamental para o planeta Terra e ajudar a promover a sua sustentabilidade;
• Motivar recém-licenciados para carreiras em investigação científica;
• Maior aproximação e interacção entre os centros de investigação e a sociedade Portuguesa;
• Estabelecer formas alternativas de financiamentos para a investigação científica em Portugal.

Período de candidaturas: entre 20 de Outubro a 20 de Novembro de 2009, prevendo-se que a bolsa entre em funcionamento a partir de 1 de Janeiro de 2010.

Em 2008 o concurso para a atribuição das Bolsas OptimusAlive-Oeiras-IGC contou com 74 candidaturas de jovens licenciados de todo o país. As bolsas foram atribuídas a Alexandre Leitão de 23 anos, licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a João Alves de 24 anos, licenciado em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho.
O projecto que Alexandre Leitão está a desenvolver na equipa de Evolução e Desenvolvimento, orientado por Élio Sucena, visa desvendar a origem evolutiva do sistema imunitário e tem colaborações com o King`s College em Londres.
João Alves, orientado por Lounes Chikhi da equipa de Genética das Populações e da Conservação, tem como principal objectivo estudar o efeito da fragmentação florestal em algumas espécies em risco de extinção. Este projecto foi também desenvolvido na Malásia (“Universiti Malaysia Sabah”, com o “Danau Girang Field Centre”).
Para além do financiamento das Bolsas de Investigação, o Instituto Gulbenkian de Ciência esteve presente a divulgar Ciência nas duas edições passadas do Optimus Alive. Na tenda do IGC do Optimus Alive, a ciência juntou-se à música e à arte. Cerca de oitenta dos investigadores do IGC voluntariaram-se nos dois anos consecutivos para, num formato de “speed-dating”, comunicar sobre o que fazem nos seus laboratórios, sobre a carreira de investigação científica, sobre os seus passatempos ou bandas preferidas. Houve também um espaço dedicado à gastronomia molecular com o “Cooking Lab”, jogos interactivos, instalações de bio-arte, extracção de DNA de morangos e presença do Champimóvel, uma iniciativa que proporcionou uma viagem interactiva e tridimensional ao interior do corpo humano onde os participantes conduziram um vírus.
Esta inédita parceria entre um Instituto de Investigação Biomédica e uma Promotora Musical é um forte exemplo de como o sector privado e a sociedade em geral podem contribuir para o progresso da investigação científica e por conseguinte para o futuro e bem-estar de todos.

MARIA JOÃO LEÃO
COLABORE@IGC.GULBENKIAN.PT
TELEFONE: 214 464 677
INSTITUTO GULBENKIAN DE CIÊNCIA
APARTADO 14, 2781-901 OEIRAS
http://www.igc.gulbenkian.pt/

NUNOVIEIRA@EVERYTHINGISNEW.PT

TELEFONE: 213 933 770
FAX: 213 933 779
ESCADINHAS DA PRAIA Nº 3
1ºDIREITO 1200-769 LISBOA
http://www.everythingisnew.pt/

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.