segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FNE - Comunicado

FNE - Comunicado

A FNE aguarda políticas que vierem a ser anunciadas e concretizadas
A FNE regista e respeita os resultados das eleições legislativas ontem ocorridas, ficando a aguardar, quer a determinação da fórmula política que vai ser encontrada para sustentação do próximo Governo, quer o seu Programa, quer particularmente as orientações políticas que dele vierem a constar para a Educação.
Para a FNE, pese embora a importância dos resultados eleitorais, o que considera mais relevante são as políticas que vierem a ser anunciadas e concretizadas.
A FNE sublinha que, em tempo oportuno, aprovou um documento de orientação para a Legislatura que agora se vai iniciar – o Roteiro para a Legislatura -, que o apresentou aos Partidos Políticos e que continua a constituir o nosso documento de referência para a acção político-sindical que desenvolveremos.
Por isso, a FNE solicitará reuniões com os futuros responsáveis pelos Ministérios que tiverem a tutela da educação para a infância, dos ensinos básico, secundário, superior, especial, do ensino português no estrangeiro, dos trabalhadores não docentes das administrações central e local, para lhes fazer entrega desse Roteiro para a Legislatura.
A FNE não prescinde de considerar, como se assinala nesse documento, que há um conjunto de questões que considera essenciais que sejam tratadas prontamente pelo próximo Governo, no sentido de se eliminarem os factores de perturbação e instabilidade hoje instalados nas escolas.
Para a FNE, a valorização dos profissionais da educação e o restabelecimento de um clima de confiança entre os diferentes profissionais e estes e o Ministério da Educação devem constituir tarefas prioritárias, a bem das escolas portuguesas. Para isso, é essencial que se actue na base de negociação e de um sólido diálogo social que possa conduzir, sempre que possível, a soluções de compromisso e concertação.
Para a FNE, é absolutamente essencial que esta Legislatura acabe com a actual divisão da carreira docente, e que retire a carga burocrática inútil que tanto desgasta hoje os docentes portugueses. A avaliação de desempenho deve ser substituída por uma outra que resulte de diálogo e negociação.
Como sempre, a FNE privilegia o diálogo, a negociação, a proposta e a concertação, mas não deixará de, sempre que considerar oportuno, e em defesa dos trabalhadores que representa, denunciar e utilizar os meios adequados à obtenção daquilo que possa responder a trabalhadores da educação valorizados e dignificados.
Évora, 28 de Setembro de 2009
A Direcção do SDPSul

Nota - Com os meus agradecimentos à Em@ pela informação.

21 comentários:

Hélio Matias disse...

Atenção...Alerta...
Por vezes criam-se falsas expectativas e...baixamos os braços.
Isso não pode acontecer.

PS. Vá ao seu mail onde encontra um anexo de 1978....mas actualizadíssimo.

maria eduarda disse...

A bêr bamos!!

Anabela Magalhães disse...

Alerta e olho vivo que com esta gente todo o cuidado é pouco, Hélio!
Já lá vou.

Anabela Magalhães disse...

Bamos!

Em@ disse...

Pois eu acho que temos que ter os sentidos todos (nós mulheres contamos com 6)bem, mas muito bem MESMO, despertos.
Todo o cuidado é pouco.

Anabela Magalhães disse...

E achas muito bem, Em@!
Eu assim me mantenho - atenta e vigilante.

bugsnaEDucação disse...

Qué da plataforma? Já virou platibanda?

Anabela Magalhães disse...

Kakakakaka... parece que virou sumiço!
Será bom que não brinquem com coisas sérias!

Em@ disse...

Ai Bugs essa da platibanda foi sublime!
Aqui na minha zona há platibandas primorosas!

Anabela Magalhães disse...

Ok! Tenho que vos confessar desde já... a minha casa tem platibanda!
Achais um caso grave? Achais que a leve ao médico? Telefono para a Linha Saúde 24?

Em@ disse...

Se for bonita e estiver bem conservada...num há perigo, chérie.

Como é a tua platibanda? Floreada?Com desenhos geométricos? Ou de outro nero?

Anabela Magalhães disse...

É simples, rectilínea, está bem conservada e está protegida por zinco, o revestimento de toda a cobertura da casa... que não tem tilhado! Kakakakaka

Em@ disse...

* no outro comentário não era 'nero' que eu queria escrever, mas sim 'género' eheheh o meu portátil mé canibal de letras eheheh

Anabela Maria, ó balham-me os deuses, cobertura de zinco?Estás a falar a sério?
Na nossa terra usava-se zinco nas casas dos musseques, não era Dudú?

Anabela Magalhães disse...

Cobertura muito chiqui que teve de ser aprovada pelo IPAR!
A menina nâo me venha com musseques... se bem que... costumo sentir-me bem em ambientes esquisitos... kakakakaka

Em@ disse...

Zinco,zinco? tens que me mostrar isso.Zinco às ondinhas? Deve ser um zinco diferente...

Anabela Magalhães disse...

Zinco, zinco! Ora vê aqui http://www.zn-revestimentos.pt/materiais/zinco.html
Ah! Em Paris de França é muito utilizado para as coberturas... kakakakaka

Em@ disse...

Pois é ehehehe eu feita parva só me lembrava do zinco das casas dos mussekes eheheh E cá há, inclusivamente, umas coberturs de zinco verdes e/ou vermelhas. Acho que tenho que ir repousar porque já só digo disparates eheheheh

Anabela Magalhães disse...

Esses "zincos" de que falas são, provavelmente, cobre! Belíssimo! Caríssimo! :(

Em@ disse...

Lembro-me agora de ter falado com uma amiga minha que é aquitecta e decoradora de interiores sobre uma liga de zinco e cobre para revestimentos e coberturas.

Foste ao 'méle'?

Anabela Magalhães disse...

Eu fui, mas não chegou ainda nada!
Amanhã passarei por lá!
Por agora é tardíssimo e eu amanhã de manhã tenho de descer ao rio!
Beijocas

maria eduarda disse...

As meninas quase pernoitam por aqui! Pois eu sou frágil, é verdade, e preciso mesmo de dormir umas belas horas, daí o não partilhar nas vossas conversas.
Pois Em@, quando me falam em zinco, também me lembro da cobertura dos musseques. Mas o zinco utilizado por cá é uma outra cobertura, bem bonita.

Bom trabalho!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.