quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Dar Voz ao Partido do Poder...

Dar Voz ao Partido do Poder...

Peço desculpa, afinal é ao Diogo!

Diogo disse... (Nem sei como... mas parece que se está a referir mesmo a Sócrates!)

Melhor Primeiro Ministro após o 25 de Abril, por mais que certas pessoas o tentem atirar para baixo. Aumentou nos impostos, mas foi da maneira que o País andou para a frente.
17 de Setembro de 2009 14:36

Anabela Magalhães disse...

Ah! O país andou para a frente!
Ah! Não sabia, Diogo! Confesso o meu espanto...

A taxa de desemprego de facto aumentou. Os impostos também. Os trabalhadores no geral perderam regalias. O défice está a níveis nunca vistos...

É! De facto está melhor para alguns.
17 de Setembro de 2009 19:25

É claro que podia ainda ter referido o descalabro da política educativa, a falcatrua nos bancos e nós a entrarmos pela madeira dentro, os escândalos de corrupção a torto e a direito, os problemas na Justiça com a falta dela, as taxas da criminalidade a aumentar, o meu Tâmega putrefacto sem que se dê pela existência de uma coisa chamada Ministério do Ambiente, a sociedade crispada e irritada... xiiiiiiii.... cansei!

Alguém quer continuar?

12 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Olhe Diogo, ele é licenciatura, ele é o caso Freeport, ele é Maria de Lurdes Rodrigues, ele é políticos de cornos, ele é escutas na presidência da República, ele é actor - de leão a cordeiro manso, ele é o caso PT e TVI, ele é o caso Manuela Moura Guedes, ele é...
Se quiser mais eu posso apresentar, só pedir! ah não peça é as coisas boas - são escassas, para não dizer impossíveis!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Ricardo, pela tua excelente contribuição!
Em pequenino, dentro da sala de aula, já prometias! Kakakakaka

Em@ disse...

fóooooooooooonix!
Vai mazé trabalhar! (esta é prò Diogo)

Cansei! Não vou estragar minha beleza com o stresse

Anabela Magalhães disse...

Kakakakaka...
Bem visto, Em@!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

cá-ga-niço, pá!
tá porr-eiro, pá!

Anabela Magalhães disse...

Tá-se!

Diogo disse...

Licenciatura - Não foi dado como provado. Continuam a tratá-lo por Engenheiro, até os adversários.
Caso Freeport - Não foi dado como culpado.
Maria Lurdes Rodrigues - Até que enfim, uma ministra que não deixa os professores faltarem sempre que lhes apetece.
Escutas - Ainda não vi ninguém a dizer que o Primeiro Ministro é o causador disso, nem que as escutas são verdadeiras, já que a imprensa especula, e o Presidente da República nada diz.
Manuela Moura Guedes - Fala-se de Liberdade de Expressão, o Eng. José Sócrates apenas se exprimiu acerca da depressão que dá ver o Jornal de Sexta, e aí então concordo 100% que é um jornal travestido, meramente feito do ataque pessoal. Não foi o primeiro a ficar chateado com isso, o Marinho Pinto já disse lá umas verdades e o próprio Miguel Sousa Tavares chamou à atenção à Manuela sobre a podridão do seu jornal, por a meio de uma entrevista com ele terem passado a emissão a uma notícia a falar sobre uma operação qualquer plástica ou peeling da Lili Caneças, que notícia espectacular, de facto muito importante para o País.


Quanto à professora Anabela, lembro-lhe que o país com José Sócrates registou ainda antes da crise Mundial uma passagem de sete e tal % para 3%, só não me lembro o nome daquilo que foi, penso que foi o endividamente do país que passou de 7% do PIB para 3%.

Diogo disse...

Quanto à inflação, este ano, o contrato da renda das casas feitos após meados da década de 80 não sofreu qualquer súbida de preços para tristeza do senhorio, tal subida de preços não se verificou pois a inflação foi de "0", não sei se a professora se recorda da notícia, já que é bem recente, e suponho que leia o jornal:

http://195.245.168.16/noticias/?t=Rendas-de-casas-nao-aumentam-no-proximo-ano.rtp&article=278022&visual=3&layout=10&tm=6

Fica aí a notícia.

Já que a professora fala no aumento dos impostos, se foram aumentados é porque foi preciso aumentálos para diminuir as dívidas deixadas por governos anteriores, que se bem se recorda, ainda era uma dívida bastante grande. Hoje a dívida é mais pequena, porque para isso os Portugueses como é óbvio tiveram que fazer um esforço, ao pagar mais um bocado cada um do seu bolso, mas isso foi para o bem do País, não se pode querer só regalias, auto-estradas novas, hospitais, escolas novas como a que vai ser construída em Amarante, sem sair em parte do bolso dos Portugueses, mas é para o desenvolvimento do País, um bem comum a todos, e geral.
Actualmente, todos os estudantes podem ter um computador, diga-me professora, se esta medida também foi um atentado à educação, logo a professora, que até defende as novas tecnologias.

Quanto ao Rio Tâmega, esse é um problema autárquico, para isso são eleitos os Presidentes da Câmara, se têm dinheiro para dizerem que vão construir um Shopping (sendo o mais curioso que nem cinema vai ter), também não devia faltar para cuidar do Rio Tâmega na parte de Amarante, que é a mais afectada pela poluição.

Quanto aos 501 mil e tal desempregados, esquece-se que não é o País, mas sim o Mundo que sofreu com esta crise, agora se acha que a culpa da Crise Mundial é do Sócrates, já me parece obcessão, querer dizer que o Primeiro Ministro é o culpado de tudo. Falta-lhe falar que a economia Portuguesa, felizmente segundo o INE Portugal cresceu 0,3 % e saímos da recessão http://economico.sapo.pt/noticias/ine-confirma-portugal-cresceu-03-e-saiu-da-recessao_69132.html

Devíamos dar-nos por felizes, por não nos estar a acontecer coisas como nos outros países, como a Islândia. Os Portugueses queixam-se que todos os dias as empresas fecham, mas ao menos o Estado tenta mantê-las abertas, tal como acontece com a Quimonda, com casos como o do BPN e afins, já no estrangeiro, vemos bancos como os da Islândia a fechar, bancos como o AIG que penso que a professora deverá conhecer, a fechar.

Mas se prefer continuar a apoiar a oposição, onde há pessoas como a Manuela Ferreira Leite, que se afirmam contra o TGV, mas enquanto esteve como Ministra das Finanças, assinou um princípio de acordo para se construírem 5 linhas de TGV!


Agora se a uma conversa séria e fundamentada, respondem com kakakaka's e fóooooooooonix, e vai mazé trabalhar, se calhar quem devia estar nesta altura sentado numa mesa a ter aulas não devia ser eu.

Mas já agora, pode-me dizer o que o Comunista Mário Nogueira faz como profissão, para além de ser o chefe do Sindicato dos Professores? É licensiado ou faz o que da vida para ganhar dinheiro?

Diogo disse...

Tive que dividir o comentário em 2 partes pois não cabiam mais de 4000 caracteres.

Anabela Magalhães disse...

Diogo
Não me esqueci de ti. Virei aqui responder-te logo que possível.
Se eu pudesse escapar com uma resposta rápida já te tinha respondido... infelizmente o tempo ainda não me deu tréguas...
Até já.

Anabela Magalhães disse...

Diogo
O facto de nada estar provado na nebulosa que rodeia o “nosso” primeiro está longe de me deixar tranquila. A Justiça em Portugal caracteriza-se por não levar as coisas a bom porto, sendo que o bom porto é irem os casos a tribunal e terem um fim em tempo útil. As suspeitas arrastam-se, ficam a pairar qual nebulosa que nem para a frente nem para trás e isto não é inocente, ou achas que é? Mas uma coisa é certa. Foi com o punho de José Sócrates que a caneta escreveu que ele era licenciado sem o ser. A isso eu chamo falsificação de habilitações. Não tem outro nome. É o nome que tem se eu me apresentar numa escola e colocar nas habilitações que sou licenciada sendo apenas bacharel. Os títulos são diferentes, Não há engano possível.
Sabes perfeitamente que a inflação a zero é obra da crise internacional que vivemos e não é nada bom sinal. Pior ainda se entrarmos em deflação, muito embora à primeira vista possa parecer óptimo.
Quanto à dívida externa estás redondamente enganado. Estamos hoje incomparavelmente pior do que no tempo do anterior governo. Aliás é um dos problemas mais graves do país - a dívida externa que não pára de subir e que corre o risco de ficar completamente descontrolada. Segundo fontes oficiais o défice situar-se-á a mais de 6% mas há economistas que defendem que o gato está com o rabo escondido e que o défice verdadeiro andará à volta dos 10%, o que é no mínimo aterrador. E isto a par da subida de impostos que Sócrates, em campanha, assegurou não fazer. É mentiroso. É aldrabão. E eu não gosto de gente assim.
Quanto aos investimentos em escolas e afins só pecam por tardios. Gostaria de ver este país acertar finalmente com as prioridades de investimento e a deixar de esbanjar dinheiro em estádios de futebol que estão às moscas, em três auto-estradas para Lisboa e outros disparates que tais. Não me parece que o TGV seja uma obra prioritária para o país. O gasto é demasiado megalómano e vai-nos deixar ainda mais endividados no exterior. Não quero isto. Se estivéssemos com as contas folgadas seria a primeira a defender a sua construção.
E continuamos mal nos investimentos, agora nas tecnologias, computadores, quadros interactivos, projectores e afins não porque sim, mas porque há razões para não gostar e concordar com o esbanjamento de recursos escassos.
O ME devia primeiro assegurar uma formação simples e eficaz para uso deste material e depois de assegurar a formação de professores é que devia apetrechar as escolas com estes recursos. Para mim é ouro sobre azul, mas a verdade é que eu não sou a maioria dos professores da minha escola. Ou de outra qualquer. Por isso temo que o material fique obsoleto antes de ser utilizado. Chegam-me informações estapafúrdias de quantidades perfeitamente absurdas de material a rodos que está literalmente empilhado pelas escolas do país simplesmente a ocupar espaço precioso e que corre o risco de não servir para nada. Não gosto de gastos assim, verdadeiramente a metro. Gostaria de ver as escolas equipadas com o material que verdadeiramente é necessário. Não é o caso. Há desperdício até dizer chega e esse desperdício também é pago por mim. Continuo a não gostar deste ME tentacular, que tudo centraliza e que fora da realidade e que está preocupado unicamente com estatísticas.

Anabela Magalhães disse...

Quanto ao Tâmega é um problema de todos nós. Evidentemente que grande parte da responsabilidade cabe à autarquia, mas... por que ilibas um Ministério do Ambiente deste assunto?
E quanto aos bancos nem me fales nesses vigaristas de meia tigela feitos com o poder político. Já não sou anjinha, Diogo.
Mas por que carga de água eles fazem as falcatruas e nós é que pagamos? O que é isto? Alguém distribui os seus lucros quando eles os têm fabulosos? Por que tenho eu de arcar com as consequências das aventuras desonestas deles? E por que carga de água eles não entram com dinheiro se acontecer o contrário? Eu, à rasca do ponto de vista económico, sou salva da falência com os lucros privados dos bancos… era bom, não era? Até me deixava mais à vontade para asneirar!
Não te esqueças da taxa de desemprego, que segundo fontes oficiais é de 9,3% mas que na realidade é bem superior a este número já que o pessoal despregado a frequentar os cursos EFAS e afins sai imediatamente das listas do desempregado. Enfim, malabarismos estatísticos porque de facto essa gente não tem emprego e mais grave, não terá tão cedo. Sabes que as previsões do desemprego para 2010 se situa acima dos 11%? Sabes que o desemprego entre os jovens se situa em cerca de 20%? Eu lamento mas não gosto do meu país assim.
Vamos às faltas dos professores.
Bem sabes que a esmagadora maioria dos professores não falta a não ser com motivo de força maior. Sempre foi assim e sempre assim será. É verdade que, como em todas as profissões, existem por aí uns mercenários completamente irresponsáveis que nos comprometem a imagem global, apesar de serem poucos. É certo que estes mercenários já deviam ter sido erradicados do ensino e ainda não foram. temo até que não sejam nunca. Mas adianto-te desde já que contrariamente à esmagadora maioria dos meus pares eu defendo as aulas de substituição. Mas atenção. Somente até ao 9º ano. Prolongá-las acima disso é passar aos alunos um atestado de irresponsabilidade total e absoluta. Haja peso, conta e medida na legislação criada e na sua aplicação.
Quanto ao silenciamento da imprensa que bate o pé digo-te que é uma das coisas que mais preocupação me dá nos dias que vou vivendo. E eu nem gosto do estilo MMG mas daí a silenciá-la nesta altura do campeonato... Manuel Fernandes idem aspas aspas... a RTP completamente controlada pelo governo...
Decididamente não gosto do meu país assim. Mas há quem goste e eu aceito e constato que há seguidores do estilo arrogante de JS. A mim incomoda-me o ar de superioridade com que ele faz sistematicamente questão de se apresentar apresentando os outros como burros e estupidos.
E vamos ao que eu julgo ser o último ponto que o comentário vai muito longo. Presumi, erradamente, que tu eras um agitador do ps. Sabes que há muitos infiltrados nos blogues dos professores?
Por esse erro meu peço-te desculpa.
Serás sempre bem vindo a este blogue, mesmo que defendas opiniões contrárias às minhas desde que as fundamentes.
E parabéns por tentares defender o que a meus olhos é indefensável.
Bj

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.