quarta-feira, 22 de julho de 2009

O País Escandaloso


Baianas - Pelourinho - S. Salvador da Bahia - Brasil
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

O País Escandaloso

Aqui há uns anos atrás, e em férias por terras brasileiras, dei por mim absolutamente escandalizada perante um programa de televisão, de que não recordo o nome, que dava conta dos casos mais escabrosos e escandalosos, passados em Terras de Vera Cruz, em matéria de golpadas, falcatruas, roubos descarados e outras trapaças que tais.
Os casos eram mais do que muitos mas recordo apenas três que se me agarraram à memória como lapas a um rochedo.
Um ex-presidente da Câmara, de uma cidade até importante lá do sítio, fora apanhado em flagrante delito, assaltando um banco com uns compinchas meliantes dos sete costados e encontrava-se preso, aguardando julgamento.
Outro caso dava conta da venda a retalho de toda a Amazónia, várias vezes, por uma esperteza saloia que enganava incautos e desprevenidos inocentes.
O terceiro caso que agora recordo era o do filho de um importante governador, ou senador, ou lá o que era, que tendo recorrido a fundos pagos pelo Zé Pagode organizou uma rave em plena Amazónia que se tinha revelado um verdadeiro e estrondoso fiasco.
Os casos sucediam-se a uma velocidade vertiginosa e eu, inocente e escandalizada perante tão estapafúrdias notícias, ia reagindo com uns "Só mesmo no Brasil! Felizmente que vivo em Portugal!"
Hoje recordo que a minha mãe bem me dizia para não cuspir para o ar, sob pena de levar com a dita cuspidela na cara, mas eu confesso que dessa vez, no Brasil, me esqueci completamente desse exercício de humildade de tal forma era inocente e não tinha consciência de viver num país de completo faz de conta.
Pois agora assumo que perdi qualquer réstia de inocência. Com casos como o da Casa Pia, licenciatiuras ao Domingo, Freeports, pressões de Lopes da Mota, BPPs, BPNs e afins, e com governantes e ex-governantes envolvidos ou a arranhar envolvimentos em casos escandalosos de corrupção, de branqueamentos de capitais, fraudes fiscais qualificadas, burlas agravadas e outras coisas que tais, alguns mesmo já constituídos arguidos, bem sei que ainda não condenados, só me resta pedir desculpa aos brasileiros pelo meu juízo de valor, errado, criado à volta de uma noção de honestidade global que eu pensava existir no meu país.
O meu país está doente. E grande parte da sua doença está enraizada, enquistada e cristalizada nos partidos do centrão que actuam, através de parte dos seus acólitos, como verdadeiros tumores que parecem condenar o meu país a uma qualquer doença crónica, gravíssima, e com poucas hipóteses de melhoria nos tempos mais próximos.

Pode ler aqui e aqui as últimas escandaleiras ligadas ao BPN como exemplo da matéria tratada no post. Sendo que o exemplo BPN é apenas um exemplo entre muitos outros possíveis.

5 comentários:

www.angeloochoa.net disse...

«O País Escandaloso...»
Olha, Anabela, quando abri, agora mesmo, teu blogue, «que é teu, mas não és tu...», como dizes e li o título de teu este último por ora post, como não reconheci as «baianas», de que fiz «guardar como...», julgava -- e não lembrado já da do Marco de Canavezes cantora que em tempo oportuno postaste... mas «que é que a baiana tem?» mas que é que a Anabela tem?» (graça como ninguém... falha-me o nome da ida cantora!!!, pois, dizia, quando li «O país escandaloso» julgava eu que ias falar de Angola, do presidente mais milionário de quantos presidentes no inteiro Mundo e da mais porca miséria, come dicen italini... pois falavas no grosso de PORTUGAL!!! E já não cliquei nem aqui nem aqui para deslindar um pouco mais de BPN's... Que já estou de saco cheio (aliás estamos todos tu e eu e nós os tótós incautos honestos.
Um áparte:
Receio não rever-te em 2010 que já não continuas na ES3A... Mas até 2010 correrá água de Tâmega e Douro e Olo e Sado... E haverá muita mas muitas marés ... mais marés do que marinheiros como ainda agora por sms mandava eu dizer a amiga nossa comum Elsa Cerqueira.
Um bj do Ângelo, para todo o Ochôa...)

Anabela Magalhães disse...

A do Marco de Canavezes chama-se Carmen Miranda, nome artístico, pois então!
Quanto ao país escandaloso é mesmo o nosso, para grande mágoa nossa, não é assim, Ângelo?
E revejo-o em 2010 na ESA, pois então!, que estou a dois passinhos da ESA, e dou lá um pulito com estas pernitas ágeis que deus me deu, pois então!
Beijinhos de saco cheio com a desgraça que pulula pelo país!

www.angeloochoa.net disse...

Corrigindo-me...
...para todos (todos) o Ochôa queria eu dizer, mas para ti, Anabela, Ângelo, ou se preferires, como em menino me tratavam, Angelinho... ou se preferires, como consta em BI 1764424 (de Setúbal, vitalício) Manuel Ângelo.

Anabela Magalhães disse...

Gostei do Angelinho e nada de confundir com anjinho... kakakakaka
Beijinho

Bea disse...

O nosso país ficou doente e tão rapidamente que temo seja uma epídemia que se pegue cada vez a mais pessoas. E que pouco sobrevivam! Como foi possível? Como é possível?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.