segunda-feira, 20 de julho de 2009

Convite

Convite

Na Casa da Cultura e da Juventude de Amarante, no dia 22 de Julho, pelas 22 horas, temos um segredo a desvendar, com um filme muito especial, seguido de debate: “O segredo de um cuscuz” de Abdellatif Kechiche. Uma parceria com a Casa da Cultura e da Juventude.

Desengane-se aquele que pensa que Cuscuz é apenas o título do filme ou um petisco gastronómico originário do Magreb. É muito mais do que isso: é o núcleo agregador de uma teia de relações humanas repletas de amor e desamores, de amizade e de cumplicidade, mas também de ódio e xenofobia. Através da personagem central, Slimane, o realizador confronta-nos, sempre de forma ambivalente, com uma multiplicidade de questões inerentes à existência: as condições precárias dos imigrantes e dos seus descendentes à sua capacidade de resistência (económico-socio-cultural); da jovialidade à velhice. E porque a existência não é linear nem admite receituário, a ambiguidade do título é hiperbolizada na alternância das cenas finais: da dádiva do amor à heroicidade de um sexagenário que se recusa deixar de sonhar. Porque a utopia não tem idade, mas a idade poderá não resistir à utopia...

Elsa Cerqueira

6 comentários:

Em@ disse...

Ó Elsa! Mas porque estou tão longe?
adorava estar presente...

:)

Elsa C. disse...

Merci pela publicidade, Anabela.


Bj.

Anabela Magalhães disse...

É cinema ao ar livre, Em@, no recinto da minha antiga Escola Preparatória, agora recuperada para Pousada da Juventude.
E a Elsa lá continua a dinamizar este espaço de debate, importante, principalmente para os mais jovens que agora se formam. Na partilha e no confronto de opiniões, expostas livremente, há enriquecimento interior para todas as partes envolvidas.

Anabela Magalhães disse...

Sempre ao teu dispor, Elsa C!

Elsa C. disse...

Vem Em@ serás bem acolhida. Prometo.

Bj.

Em@ disse...

Se eu vivesse ao virar da esquina ia num pé e vinha no outro. :)
Assim, fico a torcer para que seja um momento bonito.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.