segunda-feira, 22 de junho de 2009


A Caminho das Dunas de Merzouga - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Programa de viagem a Marrocos. Aos soluços.

É ao 5º dia que os viajantes dos dois programas a Marrocos se deverão separar. Os que dispõem de quinze dias seguirão para o deserto, para as dunas de Merzouga, e os que dispõem de oito dias, coitadinhos, seguirão para Marrakech.
Aqui deixo o trajecto para as duas opções num chamado dois em um.

5º Dia - Fez - Dunas de Merzouga
ou em alternativa Fez - Marrakech

Seja qual for a opção deverão sair bem cedo do hotel, sendo que por volta das sete seria o ideal. A viagem para Marrakech não é muito longa, mas em Agosto é escaldante, e a viagem para as dunas é as duas coisas - escaldante e longa.
Nos dois casos seguirão em direcção a Ifrane, no Alto Atlas, que vos surgirá como uma Suiça deslocada no espaço, com casas de telhados quase até ao chão, preparadíssimas para os fortes nevões de Inverno e rodeada de lagos que a água abunda na região. Passarão pela fresca Floresta de Cedros, alguns majestosos e visão surpreendente atendendo a que estamos no Norte de África. Com sorte avistarão os macacos que aí habitam.
Algures no caminho encontrarão a estrada bifurcada. Para a esquerda segue quem vai para o deserto, para a direita segue quem vai para Marrakech.
Para os que seguem esta última direcção não percam as magníficas Quedas de Ouzoud, em Agosto talvez com pouca água. Digo talvez, porque as visitei num dia de Agosto, depois de chuvas torrenciais no Alto Atlas, e as quedas de água apresentavam-se barrentas e pujantes de água.
E estarão já perto de Marrakech, a Vermelha. A Escaldante. A Sufocante.
Quando se entra na cidade é vulgar um qualquer marroquino, montado na sua mobilete, perguntar à turistada, que eles farejam à distância, se precisa de ajuda. Este costume, também próprio de Fez, dá um jeito bestial para quem é novato em Marrocos e não quer perder tempo às voltas à procura não sei do quê, e eu própria já aceitei esta ajuda n vezes. Não se assustem. Aceitem. Em Marrakech peçam para vos levar ao hotel Imilchill, um três estrelas limpo e barato, já bem perto do centro da cidade, que vos permitirá chegar à medina a pé, sempre orientados pelo minarete da Koutubia. Não se esqueçam de pagar qualquer coisa pelo serviço ao guia improvisado.
Se não tiverem quartos disponíveis no Imilchil há outros hotéis ali à volta de três e mesmo de quatro ou cinco estrelas para quem estiver disposto a abrir os cordões à bolsa.
E aqui vos largo, com a visão refrescante das magníficas Cascatas d`Ouzoud, para acudir ao resto do pessoal que vai a caminho do deserto.




Para quem virou à esquerda, a estrada é ainda longa e tem como principal atractivo uma paisagem belíssima, progressivamente pré-sahariana até alcançar o dito Sahara aonde chegarão em estrada alcatroada. É o desenvolvimento a chegar também às fraldas do deserto.
A principal atracção desta viagem é o Oued Ziz e os seus oásis serpenteantes e incrivelmente verdes numa paisagem desoladora de seca e árida, mas incrivelmente bela, com trechos de canyon a remeter-vos para as paisagens do Oeste Americano.
Apreciem a paisagem, única, que se abre, a cada passo, espreitando dos vales férteis.
E dirijam-se a Erfoud de onde tomarão a direcção de Rissani e posteriormente a direcção de Merzouga. Percorram a estrada alcatroada quase até ela acabar e já com o Erg Chebbi mais do que à vista. Do lado esquerdo encontrarão a indicação do auberge La Gazelle Blue. O alojamento é sumário, mas os quatro ou cinco quartos disponíveis têm todos wc, o que mesmo na base das dunas é um privilégio incrível. Se quiserem outro tipo de alojamento, com piscina, também não faltam hotéis por aí com quartos vagos que Agosto é época baixa. Metam pelas pistas e investiguem sendo que o leque de escolha é elevadíssimo.
Discutam o preço dos quartos com pequeno-almoço e refeições incluídas e verão que, mesmo que cheguem bem tarde pela noite, a rapaziada berbere rapidamente vos prepara umas tagines para o jantar, a preços bem agradáveis.
Observem o contorno das dunas arrefecidas pela noite e visíveis devido ao luar. Aspirem o cheiro. Sintam o vento quente. E durmam... se conseguirem.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.