quinta-feira, 25 de junho de 2009

Programa de Viagem a Marrocos. Aos Soluços


Kasbah Taourirt - Ouarzazate - Marrocos
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Programa de Viagem a Marrocos. Aos Soluços

8º Dia - Ouarzazate

Ouarzazate é uma típica cidade do Sul, exótica, pitoresca e simpática, que sabe acolher bem os turistas, e que está rodeada de atracções próximas.
Aconselho vivamente uma visita ao Oásis de Fint, a que acederão por uma pista facilmente transitável, aberta à esquerda na estrada para Marrakech. Fint fica a cerca de 20 Km de Ouarzazate e vale bem a deslocação, apesar de terem direito a bilhete de ida e volta.
Deverão visitar o oásis logo pela manhã, e quem sabe talvez vos apeteça tomar uma banhoca no meio das rãs que coacham nas águas do oued, e que dividem o palmeiral em duas partes distintas. Atravessem o oued e visitem a aldeia primitiva, agora praticamente abandonada pela população de origem negra que, aos poucos, se instala na aldeia nova, localizada mesmo em frente, do outro lado do rio.
Embrenhem-se no oásis e visitem os campos, observem os trabalhos que decorrem nas calmas, deixem-se transportar para um tempo em que tudo decorre incomparavelmente mais devagar. Incrível como aquele tempo não é o nosso, sendo que é exactamente o nosso! Enfim! Contradições civilizacionais.
Presumo que à entrada do oásis vão ser abordados por um dos filhos do Aziz que andam sempre por ali à cata de turistas tresmalhados. Combinem o almoço com ele, em casa do seu pai. Uma tagine de qualquer coisa estará muito bem. Combinem previamente o preço e à hora de almoço vão almoçar a esta habitação particular de um empreendedor dos sete costados de seu nome Azziz Ouaziz.
Conheço este personagem há muitos anos, de uma das primeiras vezes que fui a Fint e ele improvisou um almoço delicioso ainda na casa antiga, com menos condições do que esta onde ele agora habita. Na última Páscoa visitei-o já na casa nova e aproveitei para descansar e recuperar da canícula, bebericando chá de menta, enquanto aguardava o almoço, delicioso, preparado com os produtos cultivados e colhidos ali mesmo ao lado, no oásis, e acompanhado de pão caseiro. E coloquei a escrita em dia. Soube que entretanto o Aziz construiu um espaço mesmo ao lado de sua casa, onde recebe turistas que queiram partilhar a vida simples das gentes negras/berberes do oásis e está em franco progresso económico, demonstrando ser uma pessoa com iniciativa e inteligência para ir longe na vida.
Bons negócios Aziz!
De regresso a Ourzazate, e não longe do sítio onde apanham a estrada alcatroada, fica situada a casbah de Tifoultoute que poderão visitar e que tem óptimas vistas para a região. Depois são horas de regressar a Ouarzazate onde devem visitar a Casbah Taourirt que domina a cidade e está rodeada de lojas e lojinhas interessantes bem no centro de Ouarzazate. Mas, cuidado com os preços! A cidade é a Hollywood do deserto devido aos estúdios cinematográficos que aí existem e os comerciantes estão habituados a gente da alta roda mundial reflectindo isso nos preços.
Em frente à casbah fica o Ensemble Artisanal e um café-restaurante imperdível para jantar num dos seus múltiplos terraços ao ar livre deixando-vos apreciar as gentes que passam, o som cantado dos muezzins a chamar para as orações.
É claro que ainda poderiam visitar o peculiar Campo de Golf de Ouarzazate e subir à Table d`Orientation, à esquerda para quem regressa a Ouarzazate, e assistir daí ao magnífico pôr-do-sol, mas não sei se terão tempo e pachorra para tanto, por isso fico-me por aqui em termos de sugestões para o dia.
E excelente estadia.

A não perder em Ouarzazate, na Patisserie du Sud, os Mille Feuille e os iogurtes caseiros. Quanto aos Mille Feuille já tiveram direito a post só para eles. Aqui deixo o link para os ditos cujos... hummm...

http://anabelapmatias.blogspot.com/2007/04/ptisserie-du-sud-ouarzazate-marrocos.html

E aqui vos deixo uma amostra de Fint.

2 comentários:

Babá disse...

ó filhota...esta programação para a viagem a marrocos está muito completa...não era preciso tanto...mas já que está completo, nós agradecemos...

Anabela Magalhães disse...

Serve-te à vontade, Babá, e para Ouarzazate dou-te o número de telemóvel do Youssef. Depois em particular. :):):) Sempre é um apoio para o caso de precisares de alguma coisa.
Se tiverem alguma dúvida perguntem.
Beijocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.