terça-feira, 23 de junho de 2009

Programa de Viagem a Marrocos. Aos Soluços


Do Auberge La Gazelle Blue - Grande Duna de Merzouga
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Programa de Viagem a Marrocos. Aos Soluços.

6º Dia - Dunas de Merzouga - Tinerhir

Sugiro que se levantem ainda de noite por forma a conseguirem assistir ao nascer-do-sol bem do alto de uma duna. De preferência da mais alta de todo o erg, aquela que eu subo religiosamente sempre que por lá passo, e que dá pelo nome de Grande Duna de Merzouga.
Deverão inteirar-se junto do pessoal do albergue da hora a que se dará o fenómeno porque varia muito, conforme a estação do ano. De qualquer forma, preparem-se para madrugar, se quiserem assistir ao espectáculo. Em alternativa podem sempre dormir até mais tarde... mas lembrem-se que dormir é o que mais fazem todos os dias!
Se se deslocarem em carros sem tracção às quatro rodas verão a vossa tarefa dificultada, mas poderão sempre circular pelas pistas, no reg, piso de pedras soltas que dá o característico tom negro ao deserto, se circularem devagar e com cuidado. Pelas pistas de areia é melhor não se aventurarem. Peçam a alguém do albergue que vos guie, vejam se é possível ir a uma zona de fósseis, onde os poderão encontrar pelo chão literalmente aos pontapés. Não deixem de visitar os lagos enormescos, formados desde as cheias catastróficas de 2006 e alimentados este último Inverno por novas chuvas torrenciais, e vejam o insólito da vida esvoaçante rodeada de areia até dizer chega.
A zona é... como dizer?... energética! Pelo menos para mim assim funciona.
E quando se encherem de areia, partam para Tinerhir, seguindo a Rota das Mil Kasbahs. O trajecto é curto e se entenderem ainda poderão visitar a medina de Rissani, muito próximo de Merzouga, belíssima e fresquíssima, possibilitada pelas construções em adobe, próprias das tradicionais povoações do deserto.
E em Tinerhir procurem hotel. Antigamente o Kenzi Saghro era um quatro estrelas que eu penso ter sido desclassificado para três. Não fico lá há uns bons quinze anos, não sei como estará em termos de manutenção e de pessoal, mas à época tinha pessoal 5 estrelas e embora estivesse bastante degradado tinha/tem umas vistas monumentais para todo o palmeiral do oásis de Tinerhir. Acordar aí e vir à varanda logo pela manhã é um espectáculo único e imperdível para quem fica na cidade. Aconselho-o vivamente.
E aqui fica uma dica que já poderia ter sido dada mas só me agora me lembrei dela. Não se esqueçam que se fizerem as refeições nos hotéis vão pagar preços muitíssimo mais altos do que se as fizerem nos restaurantes, o que não foge à regra geral de qualquer país. E não sintam receio em sair pela calada da noite à procura de um qualquer restaurante. Vão encontrá-la, a noite, movimentada, quente, pitoresca, perfumada, acolhedora. Imperdível.

Sobre Merzouga pode ainda ler os posts

http://anabelapmatias.blogspot.com/2009/04/dunas.html
http://anabelapmatias.blogspot.com/2009/04/iniciar-bem-semana.html
http://anabelapmatias.blogspot.com/2009/04/salam-aleikum.html

E ver o filme

19 comentários:

clica disse...

para si tambem, um optimo s.joao sra Anabela ;)

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Clica. Espreitei o teu blogue, a correr, mas deu bem para perceber que tu és de aquitectura, carago!
Que limpeza!
Boa noitada!
Beijinhos

Em@ disse...

Olha minha linda, se eu já não tivesse marcado as minhas férias para Paris, quem ia para Marrocos sem olhar para trás um única vez, era aqui a Euzinha,moi,je,I,me,myself.
Estás a fazer-me invejar quem lá vai...:(

Jinho

Diz-me só uma coisa, please, please,please: por aí encontram-se "lenços dos namorados"?

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

andas mesmo precisada de arejos varios e diversos...olha, ouve o bird -que te refresca a mona!

Anabela Magalhães disse...

Eu invejo quem lá vai! Kakakakaka... e ainda agora de lá cheguei!
Marrocos, Em@, é um caso à parte na minha vida. :)

Anabela Magalhães disse...

Ah! Curioso. Também andarei por França nas próximas férias. Mas provavelmente a fugir das grandes cidades como quem foge da cruz!
Tu conheces Marrocos, Em@?

Anabela Magalhães disse...

Clapinho, até que ando a precisar de arejar mesmo! Só ESA, só ESA, só ESA!!! E o menino? Tenho visto toda a gente e o menino nada!
Que é feito?

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

eu tou destacado (de serviço) na piscina da rotunda do queimado!!ahahaa
departamento de antropologia filológica catalítica ancestral diabética comensural ao sabor da natalidade setecentista meridional!
ponho mais molho-salada nas costas, maileidi???

Anabela Magalhães disse...

Vá, vê o filmito!
Vê lá o que me dá a volta ao miolo!
Madamo!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

cadeias enormes de solidariedade ...mas não deixo d sentir uma enorme SEDE!

Anabela Magalhães disse...

As dunas dão-lhe SEDE?!

Em@ disse...

Pouquito,pouquito.Mas hei-de conhecer muito.
Marrocos também é um caso sério de amor meu...
Mandei-te há tempos um vídeo com o meu deserto. Chegaste a ver?
Vou a Paris, assim numa trip cultural.
Também preferia ir para outras zonas, mas "a cavalo dado não se olha oa dente", né? E nestas férias tenho muitos cavalos dados. eheheheh.

Anabela Magalhães disse...

Vi, Em@, claro, que eu sou a da paixão assolapada por areias! Mas não conheço o teu deserto. Talvez chegue lá um dia.
Se vais a Paris não deixes de ver, mas não deixes mesmo, o Instituto do Mundo Árabe! Absolutamente imperdível.
Conheces?

Anabela Magalhães disse...

Ora espreita aqui http://anabelapmatias.blogspot.com/2009/05/jean-nouvel-e-o-instituto-do-mundo.html

Em@ disse...

Não conheço. Vou anotar.
Vou com o meu marido (músico erudito,na área da música antiga) Ficamos em casa de um músico amigo que já arranjou uma agenda cultural, deixando claro está espaço para nós fazermos, também, uma actualização ao nosso gosto. Haja bom tempo, saúde e €€€ para gastar ehehehe

Anabela Magalhães disse...

E passeia à noite pela cidade... que beleza olhar para aqueles interiores sem cortinas! Amei.
E que sorte teres lá apoio! :)
Eu e o A. vamos sem destino, à toa, só sabendo que recomeçaremos a viagem nas praias do desembarque, na Normandia. Foi aí que terminamos a viagem pela costa Norte, em Agosto do ano passado. Literalmente de lágrimas nos olhos. :(
Mas o que nos entristece também nos enriquece, não é assim?

Em@ disse...

Esta é a minha 3ª vez em Paris, mas a 1ª com o meu marido.
Também gostei de passear à noite por lá. Mas visitei a cidade com idades e interesses diferentes aos de hoje. Logo, é quase uma 1ª vez.
O ter lá pessoas com gostos e interesses similares é sem dúvida nenhuma uma mais valia. E depois ficamos num "apartamento do século 18, no centro histórico de Paris e apenas a 5 minutos a pé da Notre Dame e a 10 minutos a pé do Louvre ! Ah, claro, e a 1 minuto a pé do Centre Georges Pompidou (que dà para as traseiras da minha casa)" diz o Miguel no convite que nos fez.
Espero poder trazer, depois, muitas coisinhas para partilhar. eheheh

Em@ disse...

A 1ª vez que lá fui era estudante universitária. Fui em interrail. :)

Anabela Magalhães disse...

Que magnífica situação vais tu manter "à Paris"! Na mouche. Tens à volta de casa muito com que te entreter, sem dúvida!
Vais gostar de regressar. :)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.