quinta-feira, 18 de junho de 2009

Programa de Viagem a Marrocos. Aos Soluços


Moulay Idriss vista de Volubilis - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Programa de Viagem a Marrocos. Aos Soluços

3º dia - Chefchaouen - Fez

Etapa de dia inteiro, muito embora não sejam assim tantos km como isso, mas com muito a ver pelo caminho. Aconselho a que saiam bem cedo do hotel porque as temperaturas durante o Verão, nomeadamente no interior, não são propriamente meigas.
Tomem a estrada em direcção a Volubilis, uma cidade romana muito bem conservada e que vale a pena visitar, rodeada de vastos campos de trigo que se estendem em modulações, suaves e douradas, quase a perder de vista. Visitem a cidade o mais cedo possível ou quase estorricarão e não deixem de ver o Arco de Triunfo, a fantástica Basílica, nada de confusões que não era um edifício ligado ao culto religioso mas sim à justiça, a Casa de Orfeu e os seus maravilhosos mosaicos, o lagar de Azeite, restaurado há pouco. Poderão contratar um guia à entrada, que vos mostrará tudo o que de importante há para ver e assim rentabilizam o vosso tempo.
De Volubilis avistarão à esquerda a cidade-presépio, branca e santa, de Moulay Idriss, onde se encontra a tumba de Moulay Idriss, descendente do profeta Mohammed e fundador da primeira dinastia árabe de Marrocos, a dinastia dos Idrissidas. Se vos apetecer, visitem-na que estão agora a cerca de 30km de Meknes, cidade para onde partirão de seguida.
Em Méknes dirijam-se à Bab El Mansour, a porta da medina mais bonita de todo o Norte de África e estacionem onde puderem. Não deixem de visitar o Túmulo de Moulay Ismail e, acima de tudo, percam-se ao acaso no interior da medina. E não se esqueçam do nome do lugar onde deixaram os carros. Se se perderem mesmo não se preocupem pois não deixarão de arranjar alguém que, a troco de uns dirhams, vos colocará de regresso, e em segurança, a esse local.
E partam para Fez, a Magnífica.
À chegada sigam as indicações para o hotel Les Merinides. Quando chegarem ao desvio à esquerda que vos levaria a este hotel, façam inversão de marcha. Nos segundos semáforos virem à esquerda passando por debaixo de um arco aberto na muralha. Cerca de 500m depois virem ligeiramente à esquerda num cruzamento. Andem mais cerca de 500m até uma praceta onde verão anunciado o Riad El Yacout na parede lateral deste edifício e, à vossa esquerda, encontrarão um parque de estacionamento onde, em princípio, poderão estacionar com conforto.
Não garanto que tenham quartos vagos em Agosto, mas o riad é bastante grande, aliás trata-se de duas construções agora unidas e por isso a possibilidade de aí arranjarem quartos é mais alta do que nos pequenos riads de quatro ou cinco quartos. Tentem ficar nesse riad, que é uma beleza, e que tem como pitoresco o já ter albergado os U2 e a rainha Rania da Jordânia. Não se esqueçam de marralhar os preços. Se pretenderem marcar com antecedência aqui vos deixo o link deste alojamento digno das mil e uma noites http://www.riadyacout.com/.
Se não conseguirem tratem de procurar outro sítio para pernoitar, que os há para todas as bolsas e por toda a cidade de Fez. E boa estadia.

Poderão ainda ler neste blogue um post sobre riads, que está ilustrado com duas fotografias do Riad EL Yacout em http://anabelapmatias.blogspot.com/2009/05/riad.html
E ainda um específico sobre o Riad El Yacout em http://anabelapmatias.blogspot.com/2009/04/u2-fez.html

2 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Marrocos, terra lindíssima!
Desta vez desafio-a a comentar "Ajudas-me a Morrer? - A Morte Assistida na Cultura Ocidental do Século XXI" no sítio habitual http://centroparoquialgondar.blogspot.com/
C.P.G

Anabela Magalhães disse...

:)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.